As plataformas modulares vão se convertendo em um dos mais importantes inventos desenvolvidos para o mundo automotivo. Longe de ser apenas um fator de economia na produção em série de automóveis elas permitem o desenvolvimento de melhores modelos mais eficientes nas estradas graças à sua flexibilidade.
À exemplo da Volkswagen que tem a sua MBQ, a BMW também trabalha numa nova plataforma com capacidade para acomodar doze novos modelos: a UKL.
E com ela a BMW tem planos de ter 40% das vendas globais nos próximos dez anos: uma meta ambiciosa, mas em se tratando da BMW, ninguém duvida. Estas vendas seriam na sua quase totalidade de modelos compactos e "verdes" uma vez que a empresa quer que essa liderança se faça sobretudo com sustentabilidade e eficiência energética.
Quanto às críticas que se fazem à essa nova plataforma - e são muitas - a BMW replica: "Nos anos 90 fomos capazes de romper com nossa tradição ao vender SUVs além dos típicos sedãs. Os clientes se deram conta que uma condução dinâmica típica da BMW também podia ser reconhecida num SUV. Veremos que esta mesma transição se produzirá com a tração dianteira".
Uma tração dianteira que à princípio se pensou veríamos na nova Série 1, mas que afinal não se produziu. Depois esperava-se que ela fosse usada no Série 1 GT que a BMW pretende lançar mas também não aconteceu. Mas está presente no BMW Active Tourer Concept apresentado no Salão de Paris há dois meses atrás. Enfim a empresa alemã tem certeza que esta nova plataforma pode oferecer mais benefícios do que as pessoas pensam. Entretanto fica claro que apenas da Série 3 em diante se manterão com tração integral.Vamos aguardar.
Uma tração dianteira que à princípio se pensou veríamos na nova Série 1, mas que afinal não se produziu. Depois esperava-se que ela fosse usada no Série 1 GT que a BMW pretende lançar mas também não aconteceu. Mas está presente no BMW Active Tourer Concept apresentado no Salão de Paris há dois meses atrás. Enfim a empresa alemã tem certeza que esta nova plataforma pode oferecer mais benefícios do que as pessoas pensam. Entretanto fica claro que apenas da Série 3 em diante se manterão com tração integral.Vamos aguardar.
Só quero saber se isso fará os carros BMW mais acessíveis à maioria da população pois essa plataforma baixa os custos operacionais da empresa.
ResponderExcluirLea Marcia
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