Não é segredo de mais ninguém que a empresa alemã quer tornar-se o maior fabricante de automóveis do mundo num prazo muito curto de tempo. Já publicamos isso aqui meses atrás. A Revista Forbes na sua lista anual já coloca o Grupo VW em primeiro lugar.
Para tanto ela se propôs uma meta ambiciosa: lançar 140 novos modelos no mercado global dentro de 3 anos.
O anúncio foi feito dia 26 de setembro por M. Winterkorn - presidente do conselho de administração da empresa - que afirma que a VW vai investir anualmente 7 bilhões de Eros anuais oferecendo "carros certos nos momentos certos, no lugar certo".
Isso é que é autoconfiança! Sem esquecer que a Europa e o mercado automobilístico em particular atravessam séria crise com baixas vendas e boatos de fechamento de fábricas. A empresa alemã compareceu ao Salão de Paris com vários carros e entre eles sua estrela maior, o Golf na sétima geração na versão verde BlueMotion que reduz as emissões de CO2.
Inicialmente ele será produzido na Alemanha e depois na China e no México onde ele é muito bem vendido. Sua vinda para o Brasil também já foi confirmada, faltando apenas definir se ele será fabricado no Paraná ou virá importado do México, sendo que esta última opção é a mais provável, mas a definição depende do regime automotivo que será adotado pelo governo.
Segundo M Winterkorn o foco da empresa daqui por diante serão os carros híbridos e as tecnologias "verdes" e pretende ser o pioneiro numa série de lançamentos globais.
De acordo com o executivo não há crise no Grupo Volkswagen, sobretudo entre a linha premium. Abaixo a lista da Forbes com as dez maiores empresas automobilísticas do mundo.
1.ª - Volkswagen
A Volks ficou novamente em primeiro com US$ 75.9 Bilhões de valor de mercado.
2ª - Toyota
A Toyota corre atrás do Volks na lista, mas aparece com um valor de mercado maior, valendo US$ 147.9 Bilhões.
3ª - Daimler
O grupo alemão, proprietário da Mercedes, Smart, AMG, Detroit Diesel e outras chegou em 3ª, com valor de mercado de US$ 66.3 Bilhões.
4ª - Ford
A norte americana ficou na frente de sua principal concorrente, a GM. Seu valor de mercado é US$ 47.5 Bilhões.
5ª - Honda
A empresa japonesa ficou em 5ª nessa lista e chegou com US$ 70.8 Bilhões de valor de mercado.
6ª - BMW
A empresa bávara aparece na lista com um valor de mercado US$ 61.2 Bilhões.
7ª - General Motors
A norte americana ficou atrás da Ford, com um valor de mercado de US$ 40 Bilhões
8ª - Nissan
A nipônica aparece na lista com um valor de mercado maior que da GM. US$ 48.1 Bilhões.
9ª - Hyundai
A uníca coreana no top 10, aparece em 96ª na lista geral com um valor de mercado de US$ 43.6 Bilhões, enquanto sua concorrente, a KIA aparece somente em 253ª no geral, seu valor de mercado é de US$ 24.5 Bilhões.
10ª - Renault
Com valor de mercado de US$ 16.4 Bilhões, a Renault aparece em 10º lugar e como a única francesa na lista das dez maiores empresas de automóveis do mundo.
PS: Todo ano a Forbes, revista americana de economia, divulga a lista das maiores empresas do mundo levando em conta dados como lucros, vendas, ativos e valor de mercado.
Vamos combinar Volkswagen é " Das Auto " , ou seja , carro mesmo ! seguindo a tradução literalmente a montadora segue com sua metas ambiciosas e se mantém acima de qualquer crise, é de tirar o chapéu para os caras , pois há rumores de que montadoras vão fechar as suas portas e a VW segue avançando em tecnologia .
ResponderExcluirPera aí Sr Mauro.É uma empresa conservadora demais.Veja esse Golf ; tem a mesma cara há anos nao mudou nada e na minha opinião já cansou sabia? A fila anda e hoje tem opções mais modernas e tão eficientes no mercado.Os carros japoneses por exemplo.
ResponderExcluirDesirée
Acho que mudou sim. Mudanças pontuais.
ExcluirConcordo com o Mauro, os alemães da VW sabem fazer bons e belos carros.
Este, especificamente está espetacular.
É justamente esse fato de "não mudar" que justifica o sucesso do Golf. Acham mesmo que a VW iria mexer em time que está ganhando? Só se fosse muito idiota...
ExcluirNunca mexer demais nas linhas básicas do carro... Sempre foi a cartilha da VW e demais montadoras alemãs.
Não adianta querer alterar as coisas apenas de acordo com os designers que muitas vezes isso acaba dando em fracasso. A Ford tinha o sedan mais vendido nos EUA, que era o Taurus... Isso até 1994. O modelo 1995 veio totalmente diferente e projetado de "acordo com que os designers achavam melhor" e deu no que deu... O Taurus despencou nas vendas e perdeu o posto de sedan médio mais vendido para o Camry e o Accord...
Tanto é que as gerações posteriores do Taurus voltaram às origens... Com desenhos mais conservadores.
Nem sempre o que o pessoal especializado faz é o melhor para o gosto do consumidor.
Eu gosto do interior dos carros da Volks porque são sérios, discretos. Vejam só o caso do New Fiesta da Ford, é tanto botão, tudo na diagonal, iluminação vermelha, sei lá, acho que passar 5 anos olhando para aquele painel iria enjoar logo!
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.