A Volkswagen vem alertando para a possibilidade de falência de algumas de suas rivais europeias em decorrência da crise financeira na Europa. Durante o Salão do Automóvel de Paris, executivos da montadora alemã informaram que "sem a ajuda do governo, não está claro que alguns fabricantes europeus poderão ser capazes de superar a crise."
Segundo a Volkswagen, os fabricantes ameaçados de extinção são o grupo francês PSA (que engloba Peugeot e Citroen) e a italiana Fiat, sendo o conglomerado gaulês a empresa menos preparada para enfrentar a retração no mercado europeu, já que a Fiat ainda conta com a Chrysler, posicionada no mercado dos EUA.
O problema para essas montadoras é o fato de que a Europa vai passar por mais dois anos de redução de vendas antes de iniciar uma recuperação. Se Peugeot, Citroen e Fiat já estão perdendo dinheiro na situação atual do mercado, a situação ficará ainda mais grave em um cenário de menores vendas futuras.
Fonte: AutoBlog
Isso seria algo desastroso para a economia europeia.
ResponderExcluirO corte de postos de trabalho diretos e indiretos seria absurdo.
Vamos torcer para que isso não ocorra...
O Brasil salvou a GM e a Fiat, assim como a Itália, acredite se quiser, na última crise, em 2008. Provavelmente, isso deve se repetir nos próximos anos. Essas duas, a Ford e as demais montadoras europeias conseguem um ótima renda aqui, a venda de um carro aqui retorna uns três carros fabricados lá. Já comprovaram que o preço dos carros aqui fabricados é o dobro do mesmo vendido no México, por exemplo. Na Europa que é mais barato que ambos, o lucro é menor ainda, porque as leis são muito rigorosas na questão segurança e o os europeus são muito mais exigentes que os brasileiros e isso diminui o lucro.
ResponderExcluirAmigo, quem salvou a GM foi um Cara (com "C" maiúsculo) chamado Barack Obama.
ExcluirE os carros são mais caros no Brasil por culpa dos IMPOSTOS.
Qualquer consideração sobre lucro das montadoras no Brasil não passa de CHUTE, já que são empresas de capital fechado.
Se a culpa é dos impostos, então você saberia me explicar por que um Honda City, fabricado em Sumaré-SP, é vendido aqui a partir de R$ 53.620,00 quando exportado pra Argentina sai por R$ 34.800,00 e pro México por R$ 25.000,00 (completo) para o consumidor final?
ExcluirUm exemplo mais recente é o do Etios. Ao saber do HB20, a Toyota reduziu R$ 6.000,00 de todas as versões.
Impostos?
Antes de mais nada, você precisa trabalhar com os dados corretos.
ExcluirNo México o City mais barato que existe é o LX MT, que tem preço de 214.000 pesos (veja aqui: http://www.honda.mx/honda-city/precios/). Quando convertido para real, isso representa R$ 33.800 reais (e não R$ 25.000 como vc informou).
Na Argentina, um City LX custa 107.120 pesos (veja aqui http://www.honda-automoviles.com.ar/autos/city#precios ), que convertido para Reais, dá R$ 46.200 reais (e não os R$ 33.800 que você falou).
Agora explicando para você:
Quando se exporta um carro, todos os impostos são retirados (IPI, ICMS, PIS/COFINS).
No Brasil, o equivalente seria o City DX, que tem prelo de R$ 49.610.
Agora, tire os 40% de impostos sobre ele e terá: R$ 35.400 reais, que é mais ou menos o preço do México.
Ocorre que no México não há imposto. E se você colocar os impostos argentinos em cima do preço do City Brasileiro, terá os R$ 46.200 pedidos lá.
Ou seja, está provado que a culpa dos preços dos carros no Brasil é dos IMPOSTOS.
Então, leia as matérias abaixo.
Excluirhttp://www.forbes.com/sites/kenrapoza/2012/08/11/brazils-ridiculous-80000-jeep-grand-cherokee/
http://oglobo.globo.com/economia/automovel-no-brasil-custa-ate-106-mais-que-la-fora-5928923
Não li e não gostei.
ExcluirÉ, A FORD É AMERICANA, NÃO EUROPÉIA!
ExcluirPois é companheiros , em termos de carros de qualidade não perderemos muita coisa , a grande perda será os empregos e consequentemente a economia da Europa e dos países que estas montadoras tem suas fábricas , ou seja , Brasil também será afetado , só nos resta torcer para que isto realmente não aconteça .
ResponderExcluirPelo contrário. A Fiat acabou de anunciar que vai construir uma fábrica em Pernambuco. Ela contará com o apoio do governo do estado.
ExcluirA VW está querendo comprar a Ferrari, pois boa parte pertence à Fiat. Como a Alemanha, apesar da crise na Europa, tem uma economia estável, eles provavelmente vão conseguir crescer mais ainda.
Concordo que tem muito imposto brasileiro nos preços final dos carros . Mas já e provado as montadora estao com uma margem de lucro superior as magems aplicadas na Europa isto é "fato"
ResponderExcluirA tempos atraz eles é que faziam as regras poraquie so que agora as coisa estao no caminho das mudanças.
Carros no Brasil são caros nao apenas por questão de impostos e sim por que as montdaroras colocam o preço que querem pq sabe que vão vender.as.montadoras montam carros simples compram peças em grandes quantidades e constroem fábrica e fica 20 30 anos sem pagar impostos no Brasil. Quem paga imposto somos nós o povao. Brasil país de fdp
ResponderExcluirVc pesssa gm ford usa carros coreano
ResponderExcluirJapones fiest mazda cruze nome lacetti daewoo
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.