A Renault está desenvolvendo um carro de baixo custo, que seria posicionado no segmento de mercado abaixo do Sandero, e que poderia ser vendido, no mercado europeu, por um preço de 5000 euros, o que equivale a R$ 13.000 reais.
Esse novo carro é resultado da história de sucesso do Logan, modelo que, após oito anos de seu lançamento, fez escola no segmento de sedãs de entrada, inspirando Toyota Etios e Chevrolet Cobalt.
A gama de veículos de baixo custo da Renault na Europa, onde é vendida com a marca Dacia, inclui a MPV Lodgy e o utilitário esportivo Dokker - ambos lançados este ano no mercado do velho continente.
Em termos dimensionais, o novo carro de baixo custo da Renault seria semelhante ao Twingo, e, de mercado, deverá atender às seguintes condições: elevada produção, apelo internacional e preço imbatível.
A adoção da plataforma do Logan está descartada, pois o carro seria bem menor. Assim, o modelo deverá adotar a mesma plataforma que está sendo desenvolvida em parceria entre Renault e Mercedes, e que resultará no novo Twingo.
O Renault Sandero, cujas imagens da versão Stepway ilustram este post, é vendido na Europa a partir de 7900 € (R$ 20.540 reais), o que representa um desconto de 40% sobre o Clio IV. O Twingo tem preço a partir de 8000 € (R$ 20.800), sendo que o novo modelo de baixo custo poderia ser oferecido a cerca de 5.000 euros (R$ 13.000).
Esse carro deverá atender a demanda por carros pequenos e baratos em países do sul da Europa, como França, Itália e Espanha, mas também poderá ser vendido em mercados emergentes, como o Brasil.
9% a 14% de margem de lucro
A demanda por carros de baixo custo está crescendo no mundo, sendo que em 2012 a Renault pretende vender mais de 1 milhão de unidades desse tipo de carro. O grupo está aumentando sua capacidade de produção, que deve chegar 1,55 milhões de unidades em 2013, graças principalmente às unidades do Brasil e Marrocos .
As fábricas atuais da Renault que fabricam esses carros apresentam elevadas taxas de utilização, e com uma plataforma de custo amortizado, a margem de lucro situa-se entre 9% e 14%", dependendo do país, sendo que Brasil e Rússia, estão entre os locais mais lucrativos. O Renault Duster 4 × 4 é o carro mais mais rentável, com margem de 16%.
A concorrência, porém, não vai ficar olhando passivamente. A Volkswagen planeja comercializar nos próximos dois anos na Índia e na China um modelo entre 5000 (R$ 13.000 reais) e 10.000 euros (R$ 26.000 reais).
Com informações: Le Figaro
com certeza aqui não vai custar 13.000 reais , mas seria uma bela opção até se fosse sugerido a 20.000 reais aqui no Brasil ele seria o carro mais barato a disposição , acho difícil custar 20 mil , no minimo uns 30 mil ele sairia por aqui para posicionar-se entre Clio e Sandero.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.