Conforme informamos anteriormente, a Toyota está preparando um recall em escala global de mais de sete milhões de carros, que devem seguir às concessionárias para averiguação e substituição de sistemas de acionamento elétrico do vidro dos passageiros. Entretanto, em um primeiro momento, o Brasil não constava da lista de países cujos carros foram afetados, mas, agora, a montadora se pronunciou oficialmente que modelos Camry, RAV4 e Corolla vendidos no Brasil deverão fazer parte também desse recall.
Os carros que serão objeto de recall são veículos fabricados entre 1 de setembro de 2006 e 19 de dezembro de 2008, com as seguinte identificação:
Veículo
|
Data de Fabricação
|
Modelo dos Veículos
|
Chassis envolvidos
| ||||
Código alfanumérico
|
Últimos 7 dígitos do chassi
| ||||||
Camry
|
Setembro/2006 ~ Julho/2008
|
GSV40L-AETGKW
|
JTNBK40K**
|
de
|
3013665
|
a
|
3042684
|
RAV4
|
Setembro/2006 ~ Julho/2008
|
ACA33L-ANPGK
|
JTMBD31V**
|
de
|
5056398
|
a
|
5215794
|
COROLLA
|
Outubro/2007 ~ Dezembro/2008
|
ZZE141L-GEMDKG
|
9BRBC41E**
|
5000509
| |||
9BRBC42E**
|
5000502
| ||||||
ZZE141L-GEPDKG
|
9BRBC42E**
|
de
|
5000501
|
a
|
5005950
| ||
ZZE142L-AEPNKV
|
JTDBR40E**
|
9019112
| |||||
ZZE142L-GEMDKJ
|
9BRBA42E**
|
5000530
| |||||
ZZE142L-GEMNGG
|
9BRBB42E**
|
de
|
5000534
|
a
|
5054667
| ||
9BRBB48E**
|
de
|
5000505
|
a
|
5054670
| |||
ZZE142L-GEPNGG
|
9BRBB42E**
|
de
|
5000515
|
a
|
5054665
| ||
9BRBB48E**
|
de
|
5000526
|
a
|
5054671
|
DESCRIÇÃO DO DEFEITO, DATA E O MODO PELO QUAL A PERICULOSIDADE DO PRODUTO FOI VERIFICADA
O defeito reside no interruptor de acionamento do vidro elétrico da porta dianteira esquerda dos veículos objetos da campanha, o qual pode deixar de funcionar corretamente ou, até mesmo, tornar-se inoperante.
Na tentativa de melhorar o seu funcionamento, caso o consumidor lubrifique o interruptor com qualquer tipo de graxa disponível no mercado, poderá ocorrer o derretimento dos componentes internos do interruptor com a produção de fumaça. Se suceder tal fato, o vidro elétrico deixará de funcionar e poderá permanecer total ou parcialmente aberto ou fechado.
RISCO
Derretimento dos componentes internos do interruptor, com a produção de fumaça, com muito baixo potencial risco de incêndio e a interrupção do funcionamento do vidro elétrico da porta dianteira esquerda.
MEDIDAS A SEREM ADOTADAS PELA TOYOTA DO BRASIL
A campanha consistirá na inspeção do funcionamento do interruptor de acionamento do vidro elétrico da porta dianteira esquerda e a aplicação de graxa apropriada para o componente em questão. Em casos específicos, se necessário, o componente será substituído.
PRAZO DA CAMPANHA
A campanha de chamamento terá início em 25 de outubro de 2012 e durará 12 (doze) meses, assegurado, porém, desde logo, o atendimento, a qualquer tempo, de todos os consumidores que, eventualmente, não puderem observar o citado prazo.
INFORMAÇÕES DE AGENDAMENTO E LOCAIS DE ATENDIMENTO DA CAMPANHA
Para agendar o atendimento do seu veículo, os proprietários deverão entrar em contato com a Rede de Concessionárias Toyota e, para localização dos respectivos endereços e telefones, os proprietários deverão acessar o endereço eletrônico www.toyota.com.br .
A Toyota do Brasil esclarece que a presente Campanha de Chamamento não representa qualquer custo ao consumidor, lamentando, desde já, eventual desconforto que esta situação possa vir a causar aos proprietários dos veículos envolvidos e envidará seus maiores esforços para que esta campanha de chamamento atinja seu objetivo o mais rápido possível.
Para informações adicionais ligue S.A.C: 0800 703 02 06 ou acesse www.toyota.com.br
isso sim é um mega-recall ! imaginem o furdúncio que será nas autorizadas , gente que vai querer se aproveitar da situação e tentar encaixar seu velhinho na autorizada , sei lá, é muito carro ! brasileiro não pode ver nada de graça que já vai correndo .
ResponderExcluirIsso ai, se há risco problemas tem que tomar iniciativa mesmo. Cabe lembrar que provavelmente essa peça não deve ser produzida pela Toyota, e sim por fornecedores. Recall não é sinonimo de carro ruim, é obrigação e compromisso da marca faze-lo, atitude que muitas marcas aqui nao tomam ou resistem em tomar diante de problemas até mais graves
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.