A principal revista norte-americana de negócios, a Forbes, publicou uma reportagem sobre o mercado automotivo no Brasil, no qual relata o crescimento, mas aponta que os elevados preços dos carros no Brasil são decorrentes dos impostos.

Chevrolet Cruze 2013
Chevrolet Cruze - Preço no Brasil - R$ 61.500 reais - Preço nos EUA - R$ 34.500 reais
O Brasil é retratado como um oásis de crescimento do mercado de automóveis em um mundo em recessão. Nos EUA os custos estão subindo e os compradores cada vez mais receosos, enquanto na China as vendas esfriam rapidamente. A Europa é um caso perdido total, com capacidade de produção muito elevada e empresas fazendo uma guerra de preços para atrair cada vez menos consumidores.

Hyundai Azera 2013 - prata
Hyundai Azera: Preço no Brasil - R$ 122.000 reais - Preço nos EUA: R$ 43.000 reais
Mas o Brasil traz um sorriso para os executivos das empresas. E não é porque eles pretendem passar férias ou se aposentar no Rio. Se por um lado há problemas, como o fato de apenas 14% das estradas serem pavimentadas, a renda está subindo e o mercado vai passar, segundo a ANFAVEA, de 3.4 milhões em 2012 para 5.7 milhões em 2016.

Jeep Grand Cherokee 2013
Jeep Grand Cherokee 2013: Preço Brasil R$ 173.000 - Preço EUA R$ 55.000 reais
Outro grave problema apontado são os preços elevados, decorrentes de uma imensa carga tributária e elevados custos de financiamentos. Apesar disso, em 2015 o Brasil poderá ultrapassar o Japão para se tornar o terceiro maior mercado de carros do mundo, atrás apenas da China e dos EUA.

Kia Sorento 2013
Kia Sorento 2013: Preço Brasil R$ 105.000 - Preço EUA: R$ 46.000 reais
A competição é um problema para as montadoras, e o governo é outro, que subiu os impostos para carros importados de 25% para 55%, e o resultado é que um Toyota Corolla, que custa 16.230 dólares (R$ 32.500 reais) nos EUA, tem no Brasil o preço de R$ 60.000 reais.

Toyota Corolla
Toyota Corolla: Preço Brasil R$ 60.000 reais - Preço EUA R$ 31.000 reais
Segundo declarações do Ministro Guido Mantega para a Forbes, porém, a restrição às importações faz sentido, pois o mercado brasileiro foi tomado por produtos importados. O Brasil é o quinto maior mercado, mas o sétimo maior produtor, e, caso o governo não tomasse tais medidas, poderia perder mais posições no ranking de produção.

Chevrolet Cruze 2013
Chevrolet Cruze: U.S. $17,130 Brazil $30,780
Os fabricantes aprenderam a lição e responderam positivamente às medidas do governo. GM, Ford, VW, Fiat, Toyota, Hyundai, Nissan, Honda, Renault, Peugeot e Chery estão entre as empresas que estão expandindo ou implantando fábricas em alta velocidade, com planos de investir cerca de US$25 bilhões em Brasil, até 2016, e até 1,5 milhão por ano de capacidade produtiva anual, isso sem contar os investimentos dos produtores de autopeças.

Hyundai Azera - traseira
Hyundai Azera: U.S. $21,680 Brazil $49,210
Mas nem tudo são flores no mercado automotivo brasileiro. Se por um lado os salários dos trabalhadores aumentaram 125% nos últimos dez anos, a produtividade subiu 22%, em decorrência de baixas automação e qualificação, e elevados custos de energia e do aço.

Chevrolet Cruze LT 2013 - interior
Chevrolet Cruze: U.S. $17,130 Brazil $30,780
Isso fez GM e Ford reportarem resultados com menores lucros em suas operações na região em 2012. Mas isso decorre tanto da desvalorização do Real frente ao Dólar em 2012, como também do fato de essas empresas apresentarem ao consumidor brasileiro uma linha de produtos defasada.

Toyota Corolla
Toyota Corolla: U.S. $16,230 Brazil $29,000
Adicione a isso as constantes mudanças, por parte do governo, no regime automotivo, que dificulta as decisões de longo prazo das empresas. Segundo um executivo da Ford, as constantes mudanças têm levado as empresas a implantar fábricas no México e Argentina para tirar proveito dos acordos de livre-comércio entre esses países e o Brasil - algo que foi mudado novamente com o último regime automotivo.

Apesar de decisões empresariais como essas não serem algo que se muda da noite para o dia, não há outra alternativa às empresas a não ser tentar, pois, fora do Brasil a situação está ainda pior.

7 Comentários

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  1. Imposto?? E aquela mania de comprar as coisas por status???

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    1. Com se fosse apenas no Brasil que se compram carros para aparentar status...
      O problema do Brasil são esses impostos escorchantes mesmo, mas não sei se reduzir impostos seria correto, pois o carro ficaria mais barato, mas entrariam ainda mais carros nas vias completamente congestionadas. Então o que adiantaria? Carros mais baratos e não se pode andar neles, pois está tudo parado.

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  2. Lamentável mesmo, que haja gente pensando que a carga tributária é o único problema dos preços altos.

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  3. Esse é um problema que jamais será solucionado , podem reduzir o IPI temporamente mas os impostos em geral nunca , outro absurdo é o IPVA imposto anual que é caríssimo que tem que ser levado em consideração na hora da compra assim como o valor do seguro , mas na verdade quem tem muito nem ta ligando para isso , e sim para adquirir o mais rápido possível o carro que da mais status.

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  4. Nos EUA eles ganham mais, pagam menos em carros, eletrônicos, combustível, etc... Qualidade de ensino muito superior, é a receita certa. O Brasil está indo totalmente na direção oposta!!!

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