A Volkswagen do Brasil tem a política de oferecer as versões topo dos Voyage (Comfortline) e Gol (Power) sem equipamento equipamentos de conforto como ar-condicionado e itens estilísticos, como rodas de liga-leve.
Assim, ela consegue colocar o seu carro com um preço "atrativo" (para padrões Brasil) de R$ 40.890 reais, na versão com pintura sólida (como o Branco Cristal que ilustra este post), e chegando a R$ 41.876 quando se escolhe a pintura metálica (como o Prata Sírius também mostrado aqui).
Então, a versão "básica" do Voyage Comfortline conta com os seguintes itens de série: 3 apoios de cabeça traseiros, acionamento elétrico dos vidros dianteiros, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, destravamento elétrico do porta malas, retrovisores com luzes indicadoras de direção, travamento central sem controle remoto e vidros verdes.
Além disso temos faróis de neblina, para-choque traseiro com relfetores, para-sóis com espelho iluminado LD/LE, porta-revistas na parte posterior dos bancos dianteiros,
Nesse preço também estão inclusos os itens de segurança airbags pra motorista e passageiro e freios com sistema anti-travamento ABS, além da direção hidráulica.
Um carro como esse é praticamente impossível de ser encontrado nas concessionárias, já que haveria poucos interessados em adquirir um Voyage de mais de R$ 40.000 reais sem ar-condicionado. Apesar disso, é necessário considerar que para o Voyage ficar "completo" mesmo, falta pouca coisa: basicamente ar-condicionado e um sistema de alarme com controle remoto.
Isso é o que oferece o pacote "Conforto Completo", que custa R$ 3.906 reais, e adiciona 2 luzes de leitura dianteiras e 2 traseiras, acionamento elétrico dos vidros com limitador de força, ar-condicionado, chave estilo canivete com controle remoto, destravamento elétrico do porta malas e travamento central por controle remoto.
Assim configurado, o Voyage Comfortline 1.6 mecânico fica em R$ 45.782 reais na cor Prata Sírius, ou R$ 44.796, na cor Branco Cristal (imagens abaixo).
Mercado
O fato é que a Volkswagen sempre cobrou caro por Gol e Voyage, e, apesar disso, esses carros sempre venderam bem, pois inegavelmente são automóveis com qualidade construtiva acima da média - tanto externa quanto no acabamento interno.
Além disso, são carros de montagem refinada, resistentes, com um motor 1.6 Flex que, se não é o mais avançado da categoria, harmoniza-se muito bem com o Voyage e com o Gol graças ao seu peso menor em relação aos seus concorrentes - Palio, no caso do Gol, e Grand Siena, no caso do sedã.
Concorrentes (japoneses e sul-coreanos)
Ocorre que, hoje, temos dois novos concorrentes no mercado: Toyota Etios e Hyundai HB-20 (este mais um concorrente do Gol).
Ocorre que, hoje, temos dois novos concorrentes no mercado: Toyota Etios e Hyundai HB-20 (este mais um concorrente do Gol).
Começando com o Hyundai HB-20. Um exemplar da Hyundai na versão Comfort Plus, tem preço R$ 40.040 reais (com pintura metálica), e já conta com airbag duplo, freios ABS com EBD, Direção Hidráulica, Ar-Condicionado.
Hyundai HB-20 - Comfort Plus |
O Hyundai HB-20 é um modelo Hatch, e não conta, nessa versão, com chave canivete de controle remoto, nem com faróis de neblina e suas rodas são de aço (iguais às do Voyage), mas na medida 14 polegadas. A versão Comfort Style já vem com sistema de som, rodas de liga e rodas de liga leve (14") e ainda assim custa menos que o Voyage : R$ 44.040.
Hyundai HB-20 - Comfort Style |
E ainda tem a versão Premium do HB-20, por R$ 46.040, com roda de liga-leve de 15 polegadas, computador de bordo, faróis com máscara prateada, entre outros itens.
Hyundai HB-20 - Premium |
O concorrente mais direto do Voyage, porém, é o Toyota Etios Sedã, que, mesmo na versão topo de linha - Etios 1.5 XLS - ainda é mais barato que o Voyage, pois seu preço é de R$ 44.690 reais.
Nesse preço, o carro japonês inclui duplo AirBag, freios ABS, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, sistema de som com entrada USB, rodas de liga-leve de 15", alarme, faróis de neblina, chave com comando de abertura das portas, alarme.
As vantagens do Etios em relação ao Voyage são: porta-malas com 563 litros (contra 480 litros do Voyage), maior espaço no banco rraseiro e maior economia de combustível. Entretanto, o Voyage tem um motor com 104 cavalos, contra 96,5 cv do Etios.
A "falha" do Toyota Etios é não oferecer câmbio automático (com o Hyundai HB-20) ou automatizado (como o Voyage I-Motion), sobretudo em um momento que esse equipamento torna-se cada vez mais procurado em função do conforto que proporciona nas congestionadas cidades brasileiras.
Conclusão
O Volkswagen Voyage tem uma posição consolidada no mercado de sedãs de entrada e é um carro com qualidade reconhecida. Entretanto, para quem deseja um sedã compacto, abaixo de R$ 45.000 reais completo, o Toyota Etios mostra-se como uma opção com melhor relação custo/benefício.
Discordo quanto a qualidade do acabamento interno do Voyage...
ResponderExcluirO carpete é de péssima qualidade e mais se parece com uma forração residencial, daquelas bem fuleiras e para piorar ainda mais, as áreas das soleiras e onde o carpete se localiza abaixo do painel não possuem sequer aqueles arremates plástios de proteção, apenas aqueles tampões plásticos que vemos nas fotos.
O acabamento da coluna "C" também é horrível, mas nas fotos ele não aparece para vermos...
O tecido que reveste os bancos é aspero e depois de um pouco mais e impregnado de pó, mancha com qualquer respindo de chuva ou líquido derramado.
O porta-malas tem um acamento péssimo também. Chapa e fios aparecendo por tudo quanto é lado, fora aquele remendo de assoalho adaptado que faz o estepe ser alcançado só por quem tem braços de 2 metros de comprimento.
Infelizmente, é triste ver alguém pagando mais de 20.000 dólares num carro como esse. Em países mais exigentes, um carro dessa qualidade não teria compradores, portanto não teria mercado.
Tudo é uma questão relativa. O acabamento do Voyage pode ser ruim, o problema é que todos os outros carros (da categoria dele) são piores nesse quesito. E, pior, modelos mais caros e de categoria superior, como o Citroen C3, por exemplo, tem acabamento (materiais) e montagem muito inferior ao Voyage, observe:
Excluirhttp://www.car.blog.br/2012/08/os-problemas-de-qualidade-de-acabamento.html
"O fato é que a Volkswagen sempre cobrou caro por Gol e Voyage, e, apesar disso, esses carros sempre venderam bem, pois inegavelmente são automóveis com qualidade construtiva acima da média - tanto externa quanto no acabamento interno."
ExcluirTá de sacanagem, né?
Na categoria, então qual tem acabamento bom em sua opinião?
Excluiro voyage e muito mais carro não tem nem comparação tem muito mais acabamento do 'outros por ai' e tem muito mais motor e o melhor de tudo o preço e bem mais baixo e tem muito mais desing e o carro dos sonhos
ExcluirRealmente Fábio, quando pegamos os principais sedans pequenos vendidos aqui (Siena, Fiesta, Voyage, Logan, Cobalt, Prisma, Versa, desculpe se esqueci de algum) a coisa fica feia...
ResponderExcluirFui em concessionárias e revendedores ver todos eles, e por incrível que pareça, um dos que achei mais bem construídos e bem acabados internamente foi um... Chinês.
Forrações em todo o porta-malas, inclusive na parte interna da tampa, forração na parte interna do capô, luzes de segurança nas portas, suspensão independente nas 4 rodas, proteções plásticas nas molduras de porta, bancos aveludados, air-bag duplo, ABS, tudo isso estava lá.
Pena que a máfia chamada ANFAVEA pressionou nosso amado governo e literalmente matou os chineses. O carro que vi era o J3 Turin...
Um carro bonito e interessante que poderia colocar nesta comparação é o Chery Cielo Sedan
Excluirbem para é um dilema , pois um é bonito e caro ( Voyage ) e outro feio mas melhor acabado e com certeza mais confortável ( Etios ) embora eu seja fã da VW e Toyota não compraria nem um nem outro , com um pouquinho mais ( que em um financiamento não faria muita diferença ) montaria em um Kia Cerato isso seria uma opção para meu gosto em se tratando de sedans , mas com digamos 50mil hoje eu compraria um HB20 top de linha Branco e sobrava uma grana pra colocar um belo jogo de rodas aro 17 nele .
ResponderExcluirEsse site tem parceria com a VW. Gol e Voyage tá em tudo!
ResponderExcluirSim, tem parceria com a VW e está recomendando o Etios...kkkkkk
ExcluirLeia com atenção, que verá que recomenda o VW. Ao dizer que o VW é melhor em diversos ítens ele te faz concluir que o VW é melhor.
ExcluirTá certo que acabamento é um ponto importante a ser observado, entretanto, se a coisa fica parecida entre A e B, vou na confiabilidade do motor e da caixa.
ResponderExcluirDe que adiantaria o carro vir encarpetado com tapete persa se no quesito desenvoltura, economia, manutenção ele deixar a desejar?
"Beleza" é importante, mas não mais que a "saúde" do veículo.
Se houver casamento, ótimo.
o Etios é bom, mas o Voyage é mais bonito, especialmente a frente de Jetta.
ResponderExcluirLoucura o articulista deste artigo dizer que o Etios tem melhor custo benefício. Não dá para comparar a qualidade do Voyage com o Etios: vejam o que a Toyota fez para 'pelar' o seu novo lançamento só porque o carro foi desenvolvido para mercados emergentes:
ResponderExcluir- Caixas de rodas sem proteção interna, expondo a lata aos danos causados por pedras, asfalto-piche, etc.
- Cofre do motor sem pintura
- Tampa traseira sem acabamento interno
- Tampa traseira do hatch com apenas um amortecedor de suporte
- No hatch a tampa plástica que oculta o porta malas é segura por apenas uma cordinha de nylon, ficando meio capenga quando a tampa traseira é aberta.
- A tampa do porta luvas é uma aberração em todos os sentidos e a tal refrigeração decorre de uma improvisação tosca que foi improvisada no tubo de distribuição de ar que passa dentro do mesmo. Sem falar que cai sobre as pernas do passageiro. Ideia de projetista com pobreza de ideia, fazendo carro para consumidores pobres...
- O limpador de para brisa só tem uma lamina de limpeza..
Enfim, o Etios é um carro de categoria muito inferior ao Voyage (deveria ser comparado ao Logan 1.6). Ao contrário do que a Toyota tentou passar para todos, ele não tem 'design arrojado', o preço é que é para lá de arrojado.
Os articulistas dessa materia deveria ser mais criterioso e não agir como consumidores de primeira viagem que compram carros sem analisar o que eles são realmente. Ele caiu na armadilha da Toyota, que jogou o preço do Etios lá em cima na esperança de que as revistas, por causa do preço, passassem a comparar seu lançamento com as melhores opções do mercado, evitando que o mesmo fosse colocado no seu real lugar no mercado, a parte de baixo, competindo com o Logan.
Autoamante
Finalmente mais um que viu que o Etios não passa de uma porcaria lançada pela Toyota para enganar os incautos.
ExcluirO que o autoamante viu é a pura verdade. Eu confirmo TUDO o que ele viu... E ainda cito:
- Uso de ISOPOR nas colunas das portas dianteiras;
- Péssima qualidade de construção, com peças mal-encaixadas, portas desalinhadas e vãos irregulares;
- Tecido dos bancos de péssima qualidade, já com aparência de usado por já estarem enrugados;
- Sem retrovisor elétrico nem mesmo como opcional na versão 1.5 XLS.
Querem saber? Comprem carro chinês. É mais barato e tem mais qualidade.
Etios é o PIOR carro montado aqui no Brasil. Disparado.
Um falha no HB20 é não ter Bluetooth
ResponderExcluirUm
ResponderExcluirUm carro desprezado é o Polo.
ResponderExcluirUm Sedan Confortiline sai p R$ 47000,00, mas
pontos+ = acabamento interno, estabilidade, motor 1.6 super confiável, baixo custo de manutenção, economia razoável, som de fábrica, blouetooth,air baig e abs;
pontos fracos: estética defasada em relação aos carros atuais, espaço dos passageiros no banco de trás é pouco ass: Rafael Biguaçu-SC
47 sem ar o que é uma vergonha.
ExcluirAcho o Voyage interessante, esteticamente ele melhorou, mas cobra muito caro por isso. Carros como o próprio Logan, tem acabamento inferior, mas oferecem mais conforto, garantia de 3 anos e preço bem abaixo. Grand Siena e Versa também me parecem opções melhores que o Voyage. O ETIOS ainda não vi pessoalmente, mas nas fotos não encanta em nada. Cobalt e Voyage são muito caros, qdo completos, valendo mais a pena pegar um modelo de uma categoria superior.
ResponderExcluirEu torci o nariz para o Etios, mas estou começando a gostar desse "feinho"! Porta-malas campeão, foi bem na NCAP, é econômico e a Toyota promete um carro durável e parrudo.
ResponderExcluirSó aquele painel que me impede de escolher ele de vez. Mas... ao menos tem marcador de temperatura! Ou seja, pode até ser estranho, mas é funcional, diferente dos "cheios de firula" que não trazem o que é necessário.
meu como é feio esse étios eu nunca vi nada igual, lembra o logam da reno...se eu comparasse com certeza ficaria com o volks , que alem de ser um gol, sedan continua sendo um carro que é certeza que é guerreiro, e que nao teremos problemas na pos venda.
ResponderExcluirpesquisei muito a respeito antes de adiquirir um sedan... olhei bem o grand sienna que chama muito a atenças pelas suas linhas e desenhos... andei nele... andei em um voyage e por último fui tomado pela tentação de andar em um etios... meu amigo.. a direção elétrica assistida do etios não é pra ninguém... deixou pra tráz o meu focus por 1000 a 0.... show de bola.. o espaço interno é absurdo.. concordo que não possui lá as suas melhores linhas e o lance do painel no meio é diferente , mas bem funcional... e bem econômico.. gostei da escolha....
ResponderExcluirFernando - Caraguatatuba
agora esperem até março para verem o HB20 SEDAN.. muito bonito o desenho...
ResponderExcluirOlá a todos, respeito a posição de vocês. Mas beleza não é tudo, mecanicamente falando TOYOTA é robusto e prático, na realidade eles da Toyota se preocupam apenas com o necessário, isto é a beleza não é funcional e o que importa para eles é a durabilidade mecânica e nesse quisito eles são mestres. Resumindo os carros da Toyota não quebram e não desvalorizam. Custo beneficio o melhor.
ResponderExcluirTo balançando por um ETIOS nao compraria um Voyage nunca, mas acho que vou esperar ate março pra ver o HB20 sedan e se baixan um pouquinho o preço do ETIOS XL que é muito salgado pra um carrinho mais ou menos, mesmo o menos dele é melhor que essas porcaria que VW coloca no mercado, e o pior: VENDE.
ResponderExcluirRespeitando todas as opiniões acima, depois que fiz o test driver com o ETIOS SEDAN fiquei doido com o carro. Ele é muito macio de conduzir, confortavel, espaçoso. Ficam botando e procurando tanto defeito no ETIOS que eu gostaria de saber se existe um carro vendido aqui no Brasil perfeito, com 100% de aprovação entre todas as pessoas(me falem que vou comprar um). Na minha opinião ainda não estão fabricando esse "carro", por isso estou muito satisfeito com o TOYOTA ETIOS!!!
ResponderExcluirPesquisem no google por: "motor G5" e também "Luz do oleo motor G5". A VW não mostra respeito com o consumidor de lançar um produto como esses equipados com os motores G5 principalmente 1.0 Quase todos dando canceira para seus donos. Pra não contar que o carro faz barulho demais esse tal de voyage. Opino pelo Etios sem duvida apesar de ter pouco tempo no mercado mas vamos ver as opinioes dos donos que forem adquirindo....
ResponderExcluirE por algum acaso, a Toyota mostrou respeito com o consumidor com o recall gigantesco de mais de 1 milhão de Corollas recentemente?
ExcluirNão vem com essa conversinha não, porque TODAS as montadoras fazem merda de vez em quando...
Etios é o melhor no test drive, testou, gostou. Se não quer acabar comprando um é melhor não testar. Andei no sedan e já vi que o painel é só um detalhe perto das qualidades do carro, suspensão bem calibrada para as nossas ruas, mais espaço para os passageiros, porta malas 80 litros maior que o voyage, mais economico, planilha de revisão muito boa, atendimento Toyota, vou comprar.
ExcluirCoitado deste cidadão que defende tanto o voyage, o problema dele é que ele não tem cacife para possuir um toyota. Fica mesmo com teu voyagezinho...kkkkkkkkk
ExcluirO Etios Sedan 1.5 XLS é mais barato que o Voyage 1.6 Highline!
ExcluirO que falta para o Etios é um painel decente!
O que falta para o Voyage é um preço mais baixo!
O que falta para o Etios é qualidade! É uma pena a Toyota se queimar por bobeira.
ExcluirFiz um teste no sandero gt line e depois fiz no Etios sedam, na minha avaliação o Etios é muito mais carro.Estava a 100 e pisei no freio e impressionante como o carro para sem sair da linha.Vou fazer o teste no voyage e então vou decidir com qual vou ficar.
ResponderExcluirSô mais VW V..., apesar de acabamento interno pouco pior que o do TYT Etios, sai na frente pelo motor , direção, um ótimo câmbio(aliás 100% prático) contando ainda com uma ' AMIGÁVEL" FRENTE de VW JETTA.....esse carro é foda!!!!!sô mais Volks...!!!!!
ResponderExcluirO etios 2014 melhorou muito no acabamento
ResponderExcluirNão falou do motor do Étios em relação ao motor do VW, Bloco de alumínio, dispensando o monitor de temperatura. Troca de liquido de arrefecimento só com 140.000km, não tem correia dentada, porta-luvas refrigerado, dentre outras coisas.
ResponderExcluirEntrei com dúvidas e após os comentários saí com mais! Ó Céus!!!!! Akakakakakaka....
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.