A Toyota do Brasil divulgou um vídeo com todas as informações sobre o lançamento do seu novo carro compacto Etios.
O veículo, que será vendido em versões hatch e sedã, e com dois tipos de motores (1.3 e 1.5), tem suas especificações detalhadas no vídeo a seguir.
O Toyota Etios chega para competir com os Volkswagen Gol e Voyage, além de Fiat Palio, Siena e Hyundai HB-20.
No vídeo acima a Toyota do Brasil mostra o Etios em detalhes, carro feito competir no mercado de veículos compactos do Brasil, que corresponde a 65% das vendas nacionais de automóveis.
O modelo chega nas configurações hatchback e sedã com a fama da Toyota de qualidade, durabilidade e confiabilidade.
O carro tem duas opções de motores flex 16V: 1.3 e 1.5 para o hatchback, e 1.5 para o três volumes.
As versões do Etios Hatchback são: Etios 1.3 16V com preço de R$ 29.990, que traz airbag duplo de série, maçanetas na cor da carroceria; Etios X, com preço de R$ 33.490, equipado adionalmente com ABS+EBD, direção elétrica e, opcionalmente, ar-condicionado (R$ 36.190).
Ainda temos o Etios XS, que já traz ar-condicionado nos itens de série pelo preço de R$ 38.790, e mais conta-giros, sistema de som com CD-Player e entrada USB, conjunto elétrico de vidros e travas, entre outros.
O modelo topo de linha é o XLS, com preço de R$ 42.790, que inclui detalhes cromados, padrão superior do tecido dos bancos e faróis de neblina, além do motor 1.5.
O Toyota Etios Sedã traz as mesmas versões, porém desde o Etios X Sedã, com preço de R$ 36.190 até o XLS ao preço de R$ 44.690 – todas elas equipadas exclusivamente com o motor 1.5.
Segundo a Toyota, o desenvolvimento do Etios se baseou no conceito “simplicidade arrojada”, o que traria uma mistura de jovialidade e elegância ao estilo do carro – que tem sido alvo de críticas do público por ser excessivamente conservador.
A dianteira é marcada por uma enorme grade frontal em forma de sorriso, e um para-choque que agrega uma entrada de ar com abertura ampla. O capô do motor tem vincos bem marcantes.
Na lateral, uma linha fluída segue do capô até a parte traseira, que termina em para-lamas destacados – com o objetivo de reforçar o volume.
A traseira ostenta a tampa do porta-malas com formas arredondadas, lanternas tridimensionais e brakelight em LED.
Já no modelo hatchback há um aerofólio na parte superior da vigia para conferir um toque de esportividade, que, junto com as aletas dos retrovisores e os defletores de ar do para-choque dianteiro, auxiliam a aerodinâmica.
Interior
O espaço interno é um dos pontos principais do Etios, sendo que nas duas configurações de carroceria, o modelo acomoda cinco adultos – que estarão mais confortáveis no três volumes – graças ao maior entre-eixos.
Outro ponto destacado é o assoalho plano – que favorece o conforto dos passageiros do banco traseiro.
O entre-eixos da versão hatch é de 2.46 metros, o que permite um espaço entre os bancos traseiros e dianteiros de quase 1 metro.
No que respeita ao espaço para bagagem, o Etios hatchback tem um porta-malas de 270 litros, que ainda conta com uma abertura larga para facilitar o carregamento de bagagens.
Já o Etios sedã tem capacidade de armazenamento de 562 litros – o maior da categoria.
Na cabine o compacto da Toyota possui diversos porta-objetos e porta-copos, além da novidade do porta-luvas de 13 litros de capacidade que pode ser refrigerado.
Painel
O painel central é divido em três áreas – design que é tido pela Toyota como um dos diferenciais do carro, pois permitiria a fácil operação dos comandos, e com os mostradores mais usados posicionados de forma que o condutor possa consulta-los sem tirar a atenção da pista.
O painel de instrumentos tem a forma de uma onda, traz os instrumentos com fundo branco e grafia preta, favorecendo a visibilidade diurna e noturna.
Além disso, para garantir o silêncio interno, a montadora japonesa instalou material de isolamento sonoro em diversos pontos da carroceria, além do emprego de recursos que reduzem o ruído, como coxins hidráulicos e tampa de válvulas do motor, o que torna o Etios um dos campeões de silêncio em sua categoria.
Motores
Os motores do Etios são produzidos com materiais leves e resistentes, o que permite uma maior eficiência energética – maior desempenho e economia de combustível.
A versão 1.3 rende 90 cavalos de potência @ 5.600 RPM e possui torque máximo de 12,8 kgfm @ 3.100 RPM – dados para o carro abastecido com etanol.
Já o motor 1.5 oferece 96,5 cavalos @ 3.600 RPM, e 13,9 kgfm @ 3.100 RPM, também neste caso com etanol.
A transmissão é sempre manual de cinco velocidades.
Segundo a Toyota, o Etios é o carro mais econômico da categoria, tendo obtido nota “A” no programa de etiquetagem veicular do INMETRO.
Segurança
Esse aspecto também é um aspecto de destaque do compacto japonês, com sua carroceria tendo sido construída seguindo elevados padrões de qualidade da marca, e a direção conta com sistema de absorção de impactos - o que reduz os choques no interior do veículo em caso de colisão frontal.
Atualização - Consumo de combustível (etanol - aferido pela Revista Quatro Rodas)
Consumo médio (70% cidade - 30% estrada)
- Toyota Etios Hatch 1.5 Flex 8,13 Km/l de álcool
- Hyundai HB 20 1.6 (Automático) 8,35 Km/l de álcool
- Gol 1.6 2013 8,41 Km/l de álcool
- Hyundai HB 20 1.6 (Manual) 8,6 Km/l de álcool
- Hyundai HB 20 1.0 9,08 Km/l de álcool
- Toyota Etios Hatch 1.3 Flex 9,45 Km/l de álcool
- Gol 1.0 TEC 9,52 Km/l de álcool
- Toyota Etios Sedã 1.5 Flex 9,84 Km/l de álcool
- Toyota Etios Hatch 1.5 Flex 7,2 Km/l de álcool
- Hyundai HB 20 1.6 (Automático) 7,3 Km/l de álcool
- Gol 1.6 2013 7,6 Km/l de álcool
- Hyundai HB 20 1.6 (Manual) 7,4 Km/l de álcool
- Hyundai HB 20 1.0 8 Km/l de álcool
- Toyota Etios Hatch 1.3 Flex 8,7 Km/l de álcool
- Gol 1.0 TEC 8,2 Km/l de álcool
- Toyota Etios Sedã 1.5 Flex 9 Km/l de álcool
- Toyota Etios Hatch 1.5 Flex 10,3 Km/l de álcool
- Hyundai HB 20 1.6 (Automático) 10,8 Km/l de álcool
- Gol 1.6 2013 10,3 Km/l de álcool
- Hyundai HB 20 1.6 (Manual) 11,4 Km/l de álcool
- Hyundai HB 20 1.0 11,6 Km/l de álcool
- Toyota Etios Hatch 1.3 Flex 11,2 Km/l de álcool
- Gol 1.0 TEC 12,6 Km/l de álcool
- Toyota Etios Sedã 1.5 Flex 11,8 Km/l de álcool
estou me acostumando com a versão Hatch , ja não acho tão horrível.....sua traseira ainda me incomoda , agora o sedã não ta dando pra engolir , já não gosto de carro sedã , tem que ser muito bonito para me agradar, realmente o seu forte não é beleza, e sim conforto, qualidade e confiabilidade.
ResponderExcluirResumiu tudo sobre o Etios e sobre a Toyota, conforto, qualidade e CONFIABILIDADE. Quem quer carro bonitinho mas ordinário pra mostrar pro vizinho o mercado está cheio, quem quer ficar tranquilo e ter um carro realmente confiável vai de Etios.
ExcluirEu estou gostando cada vez mais do hatch. Ele é pequeno, o mais econômico do segmento, cabe em qualquer lugar, é Toyota, acabamento bom. Agora o sedã é ótimo para quem precisa de espaço e gosta de economia. Enfim, gosto cada vez mais desse lançamento da Toyota.
ExcluirDecepcionado com esse designer horrivel do etios .... meu tio tem um corolla lindo de morrer ... hb20 vem nervoso e esse visual interno? parei!
ResponderExcluirQue acabamento Horrível hein TOYOTA! que vergonha, cobrar tanto por um carro mais mal acabado que um mille.
ResponderExcluirO que me decepcionou terrivelmente no Etios foi o marcador de combustível e o odômetro. São tão pequenos que não conseguimos ler se estivermos dirigindo. Parece o display daqueles brinquedos que imitam notebook para bebês. Ridiculo para um carro. Também falta o marcador de temperatura do motor.
ResponderExcluirTroquei ha alguns meses um prisma por um toyota etios sedan 1.5 e estou adorando o carro! Nao conhecia os carros da toyota, e agora so troco o meu etios sedan por um corolla! O etios tem conforto, silencioso, a direcao eletrica é show, muito economico, a dirigibilidade do carro é sem igual, o motor 1.5 responde muito bem e é um carro bonito sim, customizei o carro com a central multimidia da linha e vem cm tudo, tv digital, camera de re, gps, dvd, usb. Vc customizando na loja o carro nao deve em nada e custando menos q os equivalentes e cm a qualidade e conforto Toyota!! So fala algo negativo qm nao conhece bem o carro! Fica a dica galera, um otimo carro.
ResponderExcluirAbraço
Estou ansioso para experimentar este carro ETIOS.É meu sonho de consumo.
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.