A Volkswagen irá mostrar hoje, em Berlin, a sétima geração do Golf, reestilização com a qual pretende que o carro não só mantenha-se como o compacto mais vendido, mas também permita à montadora alemã atingir o seu objetivo de ultrapassar a General Motors e a Toyota em vendas globais.
No ano passado, o Grupo VW vendeu 8,27 milhões de veículos, atrás de GM com 9,05 milhões e à frente da Toyota, com 7,95 milhões. A empresa pretende se tornar líder mundial vendendo 10 milhões de veículos em 2018.
Mas o Golf enfrenta um ataque de concorrência de modelos mais baratos e premium, como resultados de montadoras que precisam lidar com crise econômica na Europa e desaceleração do crescimento na China.
Apesar disso, a VW registrou recorde de vendas e de lucros, enquanto suas rivais tentam superar a crise. No entanto, o novo Golf, que será apresentado hoje em Berlim, pode não ser suficiente para manter a maior montadora da Europa em sua sequencia de vitórias, segundo alguns analistas do mercado automotivo.
"O sucesso do novo Golf é absolutamente crítico para as metas de expansão da VW, mas a nova versão estará lutando em um ambiente difícil", disse Stefan Bratzel, diretor do Centro de Gestão Automotiva, da Alemanha.
O novo hatchback contará com uma série de recursos para manter os compradores longe de rivais mais baratos fabricados pela Hyundai, Skoda e Seat, Peugeot-Citroen, Opel e também de concorrentes mais caros vindos da Audi, Mercedes-Benz e BMW.
O preço do novo Golf não foi anunciado, mas já sabemos que ele será 100 kg mais leve que seu antecessor, graças ao aumento do uso de aço de alta resistência, o que permite torná-lo mais barato e ainda reduzir as emissões de poluentes.
O novo Golf de 7ª geração será 56,9 milímetros mais longo e 13,2 milímetros mais largo que o atual, o que deixará o interior mais amplo, permitindo ao carro competir também com SUVs e minivans. Para atrair compradores de carros de luxo, o acabamento interno será de categoria superior, e a tecnologia estará ainda mais presente, com mais telas e dispositivos de auxílio à direção.
Preocupação aom a Hyundai
A empresa de pesquisa IHS Automotive está confiante que o Golf, com mais de 29 milhões de vendas globais desde o seu lançamento em 1974 como o sucessor do icônico Beetle, vai manter o primeiro lugar. As vendas vão subir 17,3% para 630.000 unidades até 2017, prevê, e será seguido do Toyota Prius, com um ganho de 18,7% com 488.000 unidades, e Ford Focus, com uma queda de 2,4%, para 443.000.
Mas há sinais de que a Volkswagen está preocupada. Com sua filial Kia Motors, Hyundai é invejada por gigantes globais como a VW. A montadora sul-coreana vem ganhando mercado em ambientes recessivos, oferecendo modelos elegantes a preços acessíveis, como resultado de agressivas promoções de vendas, mas também auxiliada por uma moeda sub-valorizada.
A Volkswagen vê a Hyundai como uma concorrente séria. Observando um modelo Hyundai (Novo i30) no Salão do Automóvel de Frankfurt, em 2011, o presidente da VW, Martin Winterkorn, foi flagrado por uma câmera (vídeo abaixo) examinando o ajuste de volante do carro e dizendo: "Não há folgas. Como eles fazem isso? A BMW não consegue. Nós não conseguimos."
Nova plataforma
Um risco para a VW é que ele está construindo seu carro mais mais vendido em sua nova plataforma modular MQB, o que lhe permitirá aumentar o compartilhamento de peças entre suas diversas marcas de carro. Enquanto a nova tecnologia tem como objetivo tornar a produção de 3,5 milhões de carros de pequeno e médio porte 20% mais barata, e encurtar o tempo de montagem em 30%, qualquer problema de produção pode obrigar a VW a fazer um recalk em massa, como aconteceu com a Toyota em 2010.
Além disso, o novo Audi A3 e compacto Seat Leon, ambos competidores do Golf dentro da casa VW, serão construídos utilizando a mesma arquitetura de redução de custos mesmo.
O Golf é tão crucial para o sucesso da VW que é o único modelo da empresa fabrica em quatro continentes. A VW ampliou a produção do Golf na Alemanha no ano passado, mesmo com a crise financeira.
E viva a concorrência.
ResponderExcluirPena que as chances de termos esse Golf aqui são remotas.
O duro que Hyundai e Kia são acusadas de "dumping" na Europa. Isso é crime de mercado.
ResponderExcluirDesvalorizam ao máximo a moeda para exportarem a preços baixos.
Concorrência deve existir, mas de maneira justa.
O problema é que provar que está havendo dumping (vender abaixo do preço de custo, com prejuízo, para ganhar mercado) é quase impossível. Além disso, o dumping normalmente é aplicado pelo líder de mercado para sufocar novas concorrentes, até mesmo porque só os grandes grupos têm fôlego financeiro para fazer isso. Aí temos a VW, a 2ª ou 3ª maior montadora do mundo, acusando a Hyundai, que é a 7ª, de fazer dumping? É no mínimo estranho.
ExcluirAgora, que a maioria dos países asiáticos usa moeda desvalorizada para competir, isso não é novidade. Até a gigante - China - faz isso, mas, novamente, provar é difícil e fica no âmbito da OMC a discussão, que, em geral, leva anos.
Concordo... Não questiono a qualidade dos Kia e Hyundai, isso eles tem mesmo.
ExcluirMas também é estranho conseguir vender algo com a qualidade deles a preços menores do que a média da concorrência.
Montadoras coreanas e chinesas trabalham com margens menores de lucro? Pode até ser, daí explica um pouco o lance do "dumping".
Porém, como você disse, fica difícil provar...
Achei que ficou bom. Não inova e segue o padrão visual dos demais modelos da marca, como era de se esperar. Achei o interior bonito. Os detratores certamente o "confundirão" com Fox e Gol G5...rs... Agora, tomara que venha, seja importado ou produzido aqui, tomara que venha e que não façam um facelift no Golf 4,5, já está na hora deste "descansar". Ficou nota dez, mas quem quiser um Golf da sétima geração é só comprar um Audi A 3 que é o mesmo carro com
ResponderExcluira marca Audi, pelo que conheço da VW, vai ser díficil de vir a nova geração em quanto tiver otário comprando o
juraisco Golf fabricado aqui ainda, depois se queixam dos Importados principalmente Hyundai e Kia. Acorda VW.
é galera um lançamento deste nível pode alavancar as vendas globais da VW sim, embora os japoneses estão apavorando em qualidade e preço e a GM não acho difícil , porém não tão fácil assim em termos globais , nos resta esperar o lançamento do Novo Golf 2013 para ver como vai ficar a situação
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