O Hyundai HB-20 já foi lançado, está causando um furor enorme entre público e crítica - que, em geral, tem sido amplamente positiva com o carro sul-coreano, que chega para enfrentar, principalmente, o VW Gol G6. Isso tem levado a algumas considerações de que novo carro da Hyundai pode vir a se tornar o novo líder de mercado.
VW Gol G6 Power |
É importante considerar que isso (Hyundai HB-20 ameaçar a liderança do VW nos rankings de venda) não tem a menor chance de acontecer no curto/médio prazo por uma razão bem simples: capacidade de produção.
Hyundai HB-20 Comfort Style |
O Hyundai HB 20 tem uma programação de produção de 7.500 carros/mês. Para se ter uma ideia do que isso representa, só em agosto de 2012 o Gol vendeu mais de 4 vezes isso: 32.631 unidades. Ao longo do ano, a venda média do Gol é da ordem de 23.500 unidades/mês, ou seja, mais de 3 vezes a produção máxima prevista para o Hyundai HB-20.
VW Gol G6 2013 |
Além disso, o outro carro que chega para concorrer com o Gol, o Toyota Etios, terá produção ainda menor que o do HB-20, já que a fábrica da Toyota em Sorocaba tem capacidade de produção de 70.000 unidades por ano de Etios - considerando versões Hatch e Sedã - menos da metade da produção do HB-20.
Hyundai HB-20 - traseira |
Isso representa 5.850 unidades mensais, sendo que destas, 60% devem ser do modelo hatch - o modelo que, de fato, concorre com o Gol. Ou seja, aproximadamente 3.500 Etios hatch devem estar no mercado mensalmente - pouco mais que um décimo da venda do VW Gol em agosto.
VW Gol G6 - Painel |
Painel do Hyundai HB-20 |
Conclusão
Com base nos números de produção e vendas de Gol, Etios e Hyundai HB-20, pode-se concluir que nem Hyundai HB-20 e muito menos o Toyota Etios ameaçam a liderança em vendas do Volkswagen Gol em um horizonte de curto/médio prazo.
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ResponderExcluirPuxa, que notícia ruim! Se a ameaça existisse, quem sabe a VW melhoraria o Gol, tornando-o mais seguro (não vem com air-bags, o freio não é confiável, a carroceria não absorve bem os impactos), mais agradável de dirigir (o painel é alto até pra quem não é baixo, a visibilidade é ruim, a posição de dirigir é desconfortável) e o acabamento interno seria mais moderno (entrar no "novo" Gol me faz voltar 20 anos no tempo).
ResponderExcluirMas o Gol é que nem nossos políticos. Enquanto formos menos exigentes, ele continuará sendo o mais vendido e pronto.
Temos os políticos e os carros que merecemos.
Interessante como tem gente que fala mal do Gol. O país é livre, o mercado é livre. Quem quer o Gol, e gosta do Gol, compra o Gol. Quem não gosta, compra outro, sei lá, um Palio, um Uno, ou um Hyundai agora, ou mesmo um Etios. Enfim, ninguém precisa ficar bravo com o Gol ou qualquer carro. Não gosta do carro, não o compre. É simples.
ExcluirDisse tudo...
ExcluirGosto é que nem bunda. Cada um tem o seu.
O HB20 me parece seu um carro muito bom, mas para subir ao topo ainda terá uma longa caminhada pela frente.
ExcluirO GOL está hoje onde está na preferência nacional por causa de uma série de fatores.
Vários anos de projetos, acertos, erros, tudo isso na intenção de melhorar a cada lançamento.
Concordo que novos lançamentos estimulam a competitividade e consequentemente a qualidade.
O Romário (ex-jogador de futebol) disse certa vez a um jogador novato na seleção brasileira que tomava seu lugar em um vôo: "Ô peixe, chegou agora e já quer sentar à janela?".
Acho que é por aí.
acho que se eu pudesse, jogaria uma bomba na fabrica da VW só pra acabar com os gols kkk
Excluirô carrinho que eu odeio!
É obvio que não vão conseguir pular para o primeiro lugar do ranking de vendas em um único mês, ou trimestre, antes de qualquer coisa, por questões técnicas, como foi dito. Quem diz que esses dois poderiam ultrapassar as vendas da ***** do Gol nas atuais condições, foi por pura ignorância.
ResponderExcluirAgora, essas possíveis 7.500 unidades do HB20 e 3.500 do Etios vão sair de algum canto, não são 11.000 novos compradores. Vai ter gente impulsionada a trocar de carro apenas pelo "fator novidade", sim, mas a grande maioria vai vir de gente que já estudava comprar o Gol ou qualquer outro da mesma categoria. Ou seja, é evidente que vai ter marca perdendo espaço no mercado. Ainda tem o March nacionalizado e novo Ka, por exemplo, estão por vir e que têm alguma importância.
Gosto do site,mas Gol G6?
ResponderExcluirA voz do povo é a voz de Deus. Se o povo está chamando de G6, quem seríamos nós para discorar? :)
Excluirateus podem discordar u.u
Excluirkk
Ninguém está chamando porra nenhuma. O povo quer carros com qualidade, não essa carroça chamada de Gol!
ExcluirAcho que é difícil, até mesmo com o passar dos tempos, pois o gol tem seus seguidores e sabemos que ele aguenta tudo (terra, buraco), menos que mille fire, mais aguenta...
ResponderExcluirmas será que estes novos lançamentos só vão afetar as vendas do gol?
ResponderExcluircom certeza a liderança do Gol não vai ser tirara pelo HB-20, mais que o coreano vai balançar o coreto , ah isso vai ! e vai atrapalhar Palio também, mas para se tomar a liderança de vendas de um carro mais do que consagrado e que conta com uma produção respeitável será preciso muito tempo.
ResponderExcluiracabamento fracos de carros nacionais.... sem ar direção abs de serie,não adianta gente,carros importados vão ser sempre melhores que essas porcaria ae,eu tenho um corsa Classic 2011 e toda hora vai pra revisão....cansei de ser otário e vou pular pro HB 20 mesmo ,o carro é show de bola só não enxerga quem não quer,a gente tem que parar de ficar protegendo essas porcaria ae e olhar tb os importados do mesmo valor que vc ta querendo comprar,viva HB20.
ResponderExcluirfiat:(fui enganado agora é tarde)
ResponderExcluiracabamento fracos de carros nacionais.... sem ar direção abs de serie,não adianta gente,carros importados vão ser sempre melhores que essas porcaria ae,eu tenho um corsa Classic 2011 e toda hora vai pra revisão....cansei de ser otário e vou pular pro HB 20 mesmo ,o carro é show de bola só não enxerga quem não quer,a gente tem que parar de ficar protegendo essas porcaria ae e olhar tb os importados do mesmo valor que vc ta querendo comprar,viva HB20.
ResponderExcluirGalera, concordo que o a vw, precisa oferecer algo melhor,basta oferecer o ar-condicionado e pronto, LIDER por mas 2 décadas, somo um pais tropical e esse item é essencial, nuimguém é lider por acaso, e ameaças sempre virão, bom pra nós consumidores.
ResponderExcluirA VW não baixa o preço do gol apenas porque os consumidores pagam o que ela pede. Se ela fabrica 4 vezes mais, em tese, já poderia vender a um valor mais baixo, ganhando bem mais que a Hyundai, em cada mês. Nós merecemos mesmo as montadoras que temos, rs.
ResponderExcluirSe a volkswagen quizer abaixar o preço do gol ela pode, agora a hyundai conseguirá abaixar o HB 20 ???
ResponderExcluirtoda concorrência é válida não devemos desmerecer nem os chineses, talvez a Honda lance o brio o ano q vem, a Peugeot vai lancar o 208,a Ford new fiesta nacional ,a Renault o novo Sandero e Logan e por aí vai como disse um amigo meu se melhorar melhora!!!!
ResponderExcluirtoda concorrência é válida não devemos desmerecer nem os chineses, talvez a Honda lance o brio o ano q vem, a Peugeot vai lancar o 208,a Ford new fiesta nacional ,a Renault o novo Sandero e Logan e por aí vai como disse um amigo meu se melhorar melhora!!!!
ResponderExcluirHB20 não tem preço competitivo e nem capacidade de produção. A Volks terá tempo para se adequar e se manter líder. Por enquanto o HB20 é cachorro pequeno, só faz barulho!
ResponderExcluirA intenção da Hyundai é com certeza liderar as vendas neste seguimento, até porque os coreanos perceberam a carência e brechas deixadas por marcas antigas e confiantes nos seus métodos de vendas e pouca evolução de seus produtos, mas a Hyundai também não entrará de cabeça em um mercado conservador e tradicionalista onde o que vale para o consumidor é a prestação caber no bolso e o valor de revenda do bem adquirido ser maior depois que saem das lojas, além de existir peças de reposição paralelas. É claro que haverá reclamações contra o Gol, mas é com o HB20 e Étios que podemos perceber que existem produtos melhores e mais evoluídos, embora o HB20 e Étios se comparados com outros produtos também deixam a desejar, mas a vinda destes veículos é o começo de um novo mercado para a abertura das mentes dos consumidores brasileiros.
ResponderExcluirMAS O IMPOSTO NAO BAIXA , O P-REÇO FICA LA EM CIMA
Excluirhi hi hi... cada um tem um gosto,,,, comprem o que quiser e pensem o que quiser...
ResponderExcluirCARO COLEGAS ABAIXA O IMPOSTO DESTE CARRO , VE SE NÃO CONCORRE COM A VW , E OUTRA MARCAS QUE SAO UMA CARROÇA ASSSIM DISSE FERNANDO COLOR DE MELO
ResponderExcluirso pra afirmar aqui que "esses eh o GOL G6 mesmo, nos novos manuais e no documento, seguro, etc, ja afirmam a nomenclatura", como o g4 na epoca tbm falavam q era a reestilizaçao do gol g3 mas como foram mudanças bruscas, mudaram sua geraçao. ;D
ResponderExcluirah mas esse aí só fez uma maquiagem na frente, tenha dó!
Excluirsó fazer uma reestilização e eles ja vêm com "nova geração"
eles escolhem o nome do carro pra colocar, essa besteira de G isso, G aquilo é só marketing ;)
foi,é e sempre será VW GOL
ResponderExcluirnem vou comentar ¬¬"
ExcluirPelo Amor de Deus, parem de colocar o Etios como comparaçao com Gol e, principalmente, com o HB20. Este ultimo respeita mais o mercado. Basta ir às concessionarias e ver o Etios (a vergonha da Toyota que nao precisava apelar e descer tao baixo), e o HB20 que ja vem na menor configuraçao com Ar e Direçao hidrulica por apenas dois mil reais a mais que o Etios que eh feio e tem um acabamento horrivel e ainda vem, assim como o Gol, no modelo CARROÇA, sem Ar nem Diraçao Hidraulica. Como disse bem o colega anteriormente, se admitirmos que continue assim e comprarmos essas "coisas" oferecidas, empurradas por causa da marca ou do tempo de mercado, nunca seremos respeitados.
ResponderExcluirEsse comentário do nosso amigo "Anônimo" é bem pertinente. O problema do Brasil é o brasileiro. Quem já morou nos EUA (eu já morei lá 3 anos) chega facilmente a essa conclusão. Semana passada fui as compras em um hipermercado, onde em uma gôndola estava cheia de tomates amassados, "podres", oferecidos à R$4,90/kg. Fiquei ali observando as pessoas em volta da gôndola em um grande alvoroço, buscando "desesperadamente" achar alguns tomates "melhorzinhos", e dispostas a pagar um preço exorbitante pela leguminosa, lembrando a todos que a mesma esta fora da estação. Comecei a pensar tentando buscar em minhas lembranças se presenciei alguma situação parecida com essa na época que morei nos EUA, resposta simples, NUNCA/JAMAIS, por que? A resposta é bem simples também, o cidadão norte-americano jamais aceitaria comprar tomates "amassados" ou "podres", ainda mais pelo triplo do preço de mercado, logo as redes de supermercados não oferecem produtos nessas condições. O norte-americano não aceita pagar mais que 20% por um produto hortifrutigranjeiro que esteja fora de estação de jeito nenhum, eles têm plena consciência que se os produtos não forem vendidos, os mesmos irão se deteriorar e o prejuízo ficará todo com os produtores e distribuidores. Culturalmente, esse comportamento do cidadão norte-americano obriga a cadeia produtiva se "disciplinar" tanto em qualidade como em preços, isso vale para qualquer produto. Por isso quando viajamos para os EUA ficamos "maravilhados" com a qualidade dos produtos e os preços, quando comparamos com o Brasil. Se perguntarmos para um representante de uma montadora o por que o preço dos carros brasileiros são mais caros que os carros americanos ou argentinos, a resposta deles está na ponta da língua, "os impostos no Brasil produzem essa distorção de preços". Tenho dois exemplos para ilustrar minha observação. Um modelo de entrada do cobiçado CAMARO nos EUA custa algo em torno de U$20.000 já com os impostos (em torno de 8%)no varejo, no Brasil esse mesmo modelo sai por R$203.000, ou seja, em torno U$100.000, lembrando que a alíquota do imposto de importação que os importadores pagam atualmente é de 55% sobre o preço de atacado, que é menor que o preço de varejo. Outro exemplo gritante é o caso do GOL, fabricado aqui com mais opcionais que o modelo oferecido ao mercado brasileiro, vendido no mercado argentino em torno R$ 17.000,00 com uma alíquota de imposto em torno de 30%. Aqui esse GOL com menos opcionais que o modelo argentino custa em torno de R$ 36.000 com uma alíquota em torno de 40%, ou seja, a diferença da alíquota é de 10 pontos e o preço do Gol argentino é menos da metade do Gol brasileiro, sem contar que a escala de consumo do modelo no mercado nacional é infinitamente superior ao mercado Argentino. A pergunta que não quer calar, essa diferença é imposto ou margens de lucro obscenas praticadas pela indústria automobilística brasileira?
ResponderExcluirFoi como eu disse no começo, o problema do Brasil é o brasileiro. Enquanto o brasileiro não mudar seu comportamento de consumo, pagar qualquer preço por produtos e serviços de péssima qualidade, os preços dos carros, casas, etc., serão sempre caríssimos no nosso querido Brasil. Se todos os brasileiros não aceitassem pagar os preços exorbitantes que são cobrados pelos carros, deixassem de comprar carros em geral durante 3 meses, vocês iriam ver se o colapso na cadeia produtiva fazer os preços dos carros despencarem, isso vocês podem ter certeza.
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