Um artigo recente da revista de negócios norte-americana Forbes coloca em dúvida a sobrevivência da General Motors, e aponta que a empresa pode vir a pedir a falência novamente.
A Forbes aponta que a gigante norte-americana dos carros tem, em 2013, uma participação de mercado nos EUA de 18%, contra 20% em 2011, e nada menos que 48,3% em 1960. Isso reflete uma tendência de perda de mercado da GM.
Outro ponto elencado é que General Motors precisa de ter uma forte presença no segmento D, que é a classe de veículos com maior volume de vendas nos EUA, entretanto o carro que ela está preparando para esse mercado, o Novo Malibu 2013, terá que enfrentar carros como o Ford Fusion, Honda Accord, Volkswagen Passat e Nissan Altima.
Pior: uma avaliação da "Car and Driver" norte-americana colocou o Malibu 2013 em último lugar quando comparado com seus concorrentes. O Volkswagen Passat foi o vencedor. E um dos motivos é que o Malibu gasta mais combustível que seus concorrentes, em decorrência de um conjunto motriz defasado em termos tecnológicos, como admitiu o atual presidente da GM, Dan Akerson, em um discurso recente.
Outro problema apontado é o fato de o Malibu dispor do menor espaço interno traseiro de todos os concorrentes, resultado de uma opção de projeto que reduziu a distância entre-eixos em 12 centímetros. Isso faz com que o sedã da GM seja reprovado em um ponto crucial nesse mercado: espaço para as pernas.
Como a GM não é uma marca "premium", como Mercedes-Benz ou BMW, o seu principal argumento de vendas sempre foi: "mais carro pelo seu dinheiro". O problema é que o Volkswagen Passat, hoje, é mais carro pelo dinheiro do consumidor norte-americano, e não há nada que a GM possa fazer nos próximos cinco anos (tempo de vida do Malibu) para solucionar esse problema, a não ser reduzir o preço e dar descontos, o que reduzirá sua margem de lucro, comprometendo a já fraca lucratividade da empresa.
O artigo da Forbes também compara a trajetória da GM com a da VW. Em 1965 a VW produziu 1,6 milhões de veículos, contra os 7,3 milhões da GM. A receita total da VW foi de 11% da auferida pela GM. O motor mais potente que você conseguiria em um VW era o de 40 cavalos do Fusca, contra os 425 do Impala.
Agora, na primeira metade de 2012, a Volkswagen vendeu quase a mesma coisa que a GM: 4.6 milhões de veículos, contra 4.7 da GM. Mas as receitas da gigante alemã são maiores: US$ 119, 2 bilhões contra US$ 75,4 bilhões da GM. Além disso, a margem de lucro da VW é maior: 6,8% contra 5.7% da GM.
A Volkswagen, sob a liderança de Ferdinand Piech, que é considerado o Steve Jobs do mundo automobilístico, está determinada a se tornar a maior e mais lucrativa empresa automotiva do planeta, e, exatamente agora, ela está comendo a GM no almoço.
Mas os problemas da GM não param por aí. A Volks tomou uma parte importante do mercado da GM no segmento D dos EUA com o Novo Passat, mas também está colocado todas as suas concorrentes em problemas na Europa, onde a GM está perdendo dinheiro com a Opel.
O fato é que o salvamento da GM no começo do governo Obama custou US$ 26,5 bilhões de dólares aos contribuintes americanos, e o que se questiona é se eles serão chamados novamente para salvar a empresa. Se o comparativo Malibu x Passat for um indicativo da resposta, então a GM pode sim a enfrentar novos problemas financeiros.
Isso, GM... Continue achando que o consumidor é trouxa.
ResponderExcluirPor mais bobo que possa parecer, o pessoal aguenta chupar limão uma vez... Duas vezes, não.
Carros com design duvidoso, produtos defasados, falhas de projetos, problemas no controle de qualidade, concorrência acirrada...
Não dá para ficar errando mais como antes. Duvido muito que o contribuinte norteamericano aprove uma nova ajuda à GM. Se entrar em concordata novamente, agora será por pura INCOMPETÊNCIA administrativa mesmo...
A GM que fique esperta agora. Aliás, acho que não aprendeu a lição de 2008 ainda...
Vão explorar mais ainda o Brasil para compensar a perda de dinheiro lá fora!
ResponderExcluirpois é , fica se achando a gigante , vai segurando !!! na boa este Malibu é lindo ...mas beberrão de que adianta ? sou mais o Passat mesmo , apesar que sempre vou pender para VW , mas acho mais bonito mwsmo e bem melhor acabado , e com certeza mais bem construído, fora outros ...
ResponderExcluirA GM do Brasil deveria ter mais respeito pelo consumidor brasileiro que nunca se negou a pagar pelos preços abusivos praticados por ela aqui em nossa nação,sempre tive carros chevrolet mas agora resolvi mudar de vez,adquirir carros mais economicos,porta malas maiores e com itens de segurança de série,minha familia ainda tem muita saudade do velho vectra. Abrão os olhos se não pode ser muito tarde.
ResponderExcluirA GM lançou carros de design duvidoso nos últimos anos, principalmente os compactos brasileiros, como Agile, Cobalt e Spin. O Spin tem um visual traseiro simplesmente horroroso, não dá pra acreditar que aquilo está entrando no lugar da Meriva e da bonita (e de tamanho maior) Zafira. O novo Onix é igualmente estranho, com uma grade muito alta e "bipartida", o que já está sendo abandonado lá fora. A traseira, além de ter lanternas que parecem copiar as do VW Gol, tem um vidro arredondado na parte inferior muito estranho e que não casa com o design das lanternas. Horrível!
ResponderExcluirEnquanto a Ford traz um Fusion feito no México com preço supercompetitivo (e está pra chegar o novo Fusion com nova frente "Aston"), a GM traz o Malibu, que é concorrente direto do Fusion nos EUA, por um preço absurdo. Por que a GM não faz o Malibu tb no México para poder trazê-lo para cá mais barato?
Do jeito que vai, a GM está a caminho da falência realmente...
estou simplismente passado com tudo que li porem com o que me resta de benevolencia afirmo, o que e de gosto e o regalo da vida!!!! e digo anida, acho os carros da gm lindamente lindos e estao de parabens com os lançamentos presentes e vindouros agora caros leitores se é que podem ser chamados asim se nao somos desprovidos de valores pera adiquirir carros do porte e elegacia que a gm tem para nos oferecer por favor noa vamos enchovalhar o trabalho alheio, ainda completo acho um desparate tudo que foi postado e completo os carros da gm agradam a todo o publico eu simplismente adoro os carros da gm
ResponderExcluirAMEI ESTE CARRO É MUITO BONITO GOSTEI "AMEI" MUITO LINDO POIS DE TODA A COR QUERIA VER O PRETO MAS NÃO TIVE ESSA OPORTUNIDADE DE VER O PRETO NESTE SITE QUERIA QUE QUEM PUBLICOU ESSAS FOTOS ENVIASSE O PRETO OU OUTRAS CORES PARA O MEU E-MAIL havillasantos2012@hotmail.com
ResponderExcluirobrigada pela atenção e tomara que voces mandem para mim.
ASS: Havilla Santos Oliveira
A VW é a Apple do mercado automobilístico
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.