Uma das inovações da linha 2013 do Gol e Voyage é a introdução da versão ecologicamente correta do carro - Bluemotion. A sigla Bluemotion é usada pela Volkswagen para designar seus carros com um pacote específico de equipamentos que os tornam mais econômicos.
A novidade chegou ao Brasil por meio do Polo Bluemotion, depois, com o lançamento do Fox 2013, chegou ao compacto com o Fox Bluemotion, e agora finalmente na linha de entrada da montadora alemã.
O kit Bluemotion pode ser aplicado unica e exclusivamente às versões equipadas com o motor 1.0 TEC, e vem em duas opções: kit BLUEMOTION TECHNOLOGY - R$ 324 reais, ou BLUEMOTION TECHNOLOGY C/ I-TREND E DH (DIRECAO HIDRAULICA) - R$ 2.991 reais.
Começando com o kit mais acessível BLUEMOTION TECHNOLOGY. Esse item incorpora os emblemas "Blue Motion", amortecedores traseiros esportivos e pneus Goodyear GPS Duraplus 175/70 R14 de baixa resistência ao rolamento, e que tem pressão indicada de 36 lb/pol² - bem mais elevada que o modelo convencional, de 31 lb/pol².
É importante apontar que o motor 1.0 TEC já representa uma evolução em termos tecnológicos em relação ao motor 1.0 do Gol e Voyage G5, com alterações que permitiram uma maior disponibilidade de torque e potência em em baixa rotação.
Segundo o teste do Voyage 1.0 Bluemotion do site AutoEntusiastas, o motor "1.0 L cumpre todas suas obrigações, enquanto que o 1,6, além de as cumprir, nos dá prazer". Inclusive, no teste realizado por eles, foi possível viajar com o Voyage 1.0 "com quatro adultos a bordo e porta-malas – que é bom (460 litros) – lotado e ele deu conta do recado viajando normalmente na Rodovia dos Bandeirantes no limite de velocidade, 120 km/h reais", situação na qual em 5ª marcha o Voyage estava a 4.000 rpm.
Consumo de combustível (álcool)
O consumo em estrada com ar-condicionado ligado foi de ótimos 14,5 Km/l de álcool em estrada (ciclo rodoviário), caindo para ainda bons 11.4 Km/l de álcool em cidade (ciclo urbano).
O consumo em estrada com ar-condicionado ligado foi de ótimos 14,5 Km/l de álcool em estrada (ciclo rodoviário), caindo para ainda bons 11.4 Km/l de álcool em cidade (ciclo urbano).
Como se pode notar, os carros "mil" (1.0L) evoluíram bastante e não se mostram mas com falta de potência e apresentam dinâmica de condução e conforto são plenamente satisfatórios, como é o caso do Gol Bluemotion.
Uma outra opção para o Gol Bluemotion é o kit Bluemotion + I-TREND com direção hidráulica, que agrega os seguintes itens: emblemas "Blue Motion", 4 alto-falantes e 2 tweeters, amortecedores traseiros esportivos, retrovisores pintados na cor do carro, direção Hidráulica, farol dup.o, I-System, pneu 175/70 R14, rádio versão 3, spoiler traseiro e volante multifuncional.
As imagens do Gol G6 prata mostradas aqui são da versão I-TREND Bluemotion, enquanto o Branco é uma unidade TREND + Bluemotion.
O preço de um Gol Trend Bluemotion é de R$ 29.204 reais, enquanto o Gol I-TREND Bluemotion fica em R$ 30.981 reais.
Mais fotos do Gol Bluemotion.
Mais fotos do Gol Bluemotion.
Se é pra vender carros ecologicamente corretos, a VW deveria trazer de série estes acessórios e não transferir ao consumidor a "responsabilidade" de proteger o meio ambiente. Em outras palavras, tenho de pagar mais caro enquanto consumidor para cuidar do meio onde vivo.
ResponderExcluirIsso serve para outras montadoras também.
Um carro ecológico, tem que ter sues respectivos acessórios para ele ser um "carro verde", mas o consumidor também pode ajudar a deixa-lo mais ecológico do que ele já é, então o trabalho pode ser feito pela empresa e pelo consumido do carro, algumas ajudas são: mesmo você tendo carro, use todas vezes possíveis o metrô, ou o ônibus mais perto de onde você mora, tentar aumentar o consumo médio do seu carro andando bastante na quarta marcha ou na quinta, etc...
ExcluirAcho que a Volkswagen vacilou demais nesse pacote. Foi meio que um marketing que não foi bem bolado.. Eles criam um pacote para o gol G6 com um nome que chama atenção dos clientes, é o “Blue Motion” .. Até ai tudo bem, todo mundo na expectativa, etc.. Só que ai ela anuncia os preços.. Ai ferrou tudo, porque muitas pessoas inclusive que só compram carros da Volks.. Esse valor não cabe no bolso das mesmas.
ResponderExcluirRicardo, até concordo com oque você falou, mais acho isso que você falou um exagero.. Que pessoa vai ficar andando no carro na quinta marcha, sendo que o carro não toma nenhuma atitude, ele fica molenga? As pessoas preferem dirigir sabendo que podem confiar no carro, sabendo que se tiverem que acelerar rapidamente, conseguirão. Esta é a minha opinião, aguardo respostas.
Ninguém espera retomadas rápidas em quinta marcha na maioria dos carros.
ExcluirAinda mais nessas versões Bluemotion. No caso, o câmbio deles é um 4+E, ou seja, a quinta marcha seria um overdrive, onde o motor trabalha em rotações mais baixas, visando a economia de combustível e o silêncio. No caso, a velocidade máxima é alcançada em quarta marcha.
É diferente de um carro com câmbio de 5 marchas reais, onde a velocidade máxima é alcançada em quinta marcha.
Quer retomadas rápidas nas ultrapassagens? Reduza as marchas e pronto. Ninguém em sã consciência usaria a quinta marcha se não estiver bem embalado. Jogue quarta ou terceira e acelere sem dó.
E isso não é exclusivo dos Gol e Voyage 1.0 Bluemotion. O câmbio dos Gol/Polo/Fox 1.6 é um 4+E também, onde a máxima é em quarta marcha...
Concordo com os colegas internautas, Natan e Ricardo, todos devem fazer a sua parte INCLUSIVE as montadoras que deveriam baratear acessórios que visem a proteção ao meio ambiente e não apenas disponibilizá-los ao consumidor através do marketing do tipo:
ResponderExcluir"olha consumidor, a responsabilidade é sua, você têm de proteger o meio ambiente, você tem de comprar carros menos poluentes", mas não viabilizam meios pra isso.
É meio que lavagem cerebral, você quase se sente culpado por não pagar mais caro e proteger o planeta.
Só a última observação: aqui em Minas Gerais, no meio das nossas belíssimas montanhas, não conseguimos andar o tempo todo em 4ª ou 5ª marcha não, de repente no planalto central... :)
perfeito para uso diário ! 11,4 km/l de consumo urbano usando álcool é econômico o bicho ! pena que ele tenha que ter estes pneus estranhos para serv econômico assim....será que se colocar umas rodinhas aro 16 abaixa muito esses 11,4 ?? rsrsrs
ResponderExcluirPessoal da carblog, poderiam mim informar o que que mudou da reportagem da comparação do Gol G6 x G5: comparativo de consumo e desempenho, para esta reportagem atual do G6? pois o consumo melhorou muito, saiu dos 12,6 km/l e passou para 14,5km/l na estrada e de 8,2 0ara 11,4 km/l de consumo na cidade? Poderiam explicar???????
ResponderExcluirAmigo, são medições diferentes. O comparativo Gol G5 x G6 tem dados de consumo da revista quatro rodas, já neste aqui, os dados são do blog autoentusiastas.
ExcluirO dado da quatro rodas é mais preciso e feito de acordo com as normas relativas a medição de consumo.
bom gente ,sou meio leigo nisso mais acho que sei ler e lí la no monte seu carro da volks,que blumotion digo o kit que alias custa 389 reais e só mencionam a logomarca BLUMOTION e a substituição do pneu para esse ecológico,não li nada sobre relação,ou caixa de marcha diferente ,ou retrabalho na central de mapeamento praficar mais economico por tanto emitir menos poluentes...alias pq cobrar isso? ja que são acertos,que só fariam bem ao comercio do carro alem de poluir teoricamente menos o meio ambiente como dizem...enfiM!,alguem sabe me dizer onde,posso encontrar maiores detalhes tecnicos sobre essa versão?....no aguardo !
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