O Nissan March é o modelo mais acessível da linha Nissan no Brasil, sendo um carro que disputa o segmento de entrada com pesos pesados do mercado como Gol, Palio, Celta, Uno e que aguarda a chegada de Etios e Hyundai HB-20.

Nissan March 2013 1.0

Isso mostra que a vida nesse segmento de mercado brasileiro não é fácil para as montadoras, que precisam se esforçar cada vez mais para oferecer um produto com boa qualidade e preço adequado. O Nissan March propõe isso tudo, além de baixo custo de manutenção.

Nissan March 2013 1.0 - prata classic

O Nissan March é oferecido no mercado brasileiro em cinco versões: 1.0, 1.0 S, 1.6 S, 1.6 SV e 1.6 SR, e em sete opções de cores, sendo que a que pinta o modelo que ilustra este post é o Prata Classic - uma das mais procuradas.

Nissan March 2013 1.0 - traseira

O motor 1.0 ( o mesmo do Renault Clio) tem cabeçote de 16 válvulas e entrega potência de 74 cv @ 5.800 RPM, e torque máximo de 10,0 kgfm @ 4.350 RPM, tanto com álcool como com gasolina. Em comparação com o motor do Gol 1.0, observa-se que o da Nissan, apesar das 16V (o que prejudica a disponibilidade de torque em baixas rotações) tem menos potência, já que o 1.0 TEC da VW tem 76 cv e torque de 10,6 kgfm @ 3.850 RPM.

Nissan March 2013 1.0 - Preço R$ 30.800 reais

O motor 1.6 também é flex, 16V e entrega 111 cv @ 5.600 RPM e 15,1 kgfm de torque @ 4.000 RPM. Novamente, números não muito expressivos, já que o E.TorQ 1.6 16V da Fiat, que equipa o Palio Essence, tem 117 cv com álcool.

Nissan March 2013 1.0

O Nissan March tem como importante ativo a direção com assistência elétrica, que equipa da versão 1.0 S para cima. Esse tipo direção é mais eficiente que o hidráulico presente em Gol e Palio, pois não rouba potência do motor - algo que é crítico em se tratando de motores 1.0.  Com relação aos preços, temos a seguinte situação (com IPI Reduzido entre parênteses).
  • Nissan March 1.0 2013 - R$ 27.790 (R$ 24.990): air bag duplo, conta giros no painel, computador de bordo e preparação para som;
  • Nissan March 1.0 2013 + Pacote Plus - R$ 28.490 (R$ 25.690): e acrescenta calotas integrais, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, regulagem interna dos espelhos retrovisores;
  • Nissan March 1.0 2013 + Pacote Conforto - R$ 31.990 (R$ 28.790): ar-condicionado, direção elétrica progressiva, volante com regulagem de altura;
  • Nissan March 1.0 S 2013 - R$ 33.390 (R$ 29.990): chave com telecomando, retrovisores na cor do carro, trio elétrico e ar-condicionado;
  • Nissan March 1.0 S 2013 + Pacote Roda - R$ 34.190 (R$ 30.790): igual ao anterior, mais rodas de alumínio de 15" montadas em pneus 175/60 R 15.
As fotos deste artigo mostram um Nissan March 1.0 S básico (sem rodas de alumínio), mas com a pintura metálica, que acrescenta R$ 720 reais. As rodas são de aço em 14" montadas em pneus 165/70 R 14. O preço sugerido deste carro é de R$ 30.710 reais.

Nissan March 2013 1.0 - por dentro

Os vidros elétricos tem a função "one touch" apenas para o vidro do motorista, e o volante de três raios tem regulagem de altura. O passageiro conta com alça no teto (ausente na versão básica).

Nissan March 2013 1.0 - por dentro

A tomada de 12V no painel está presente, assim como o controle central de fechamento das portas com sensor de velocidade. Além disso, o porta-malas é iluminado.

Nissan March 2013 1.0 - por dentro - acabamento

Em termos dimensionais, o March tem entreeixos de 2.450 mm, comprimento de 3.780 mm, largura de 1.665 mm, e altura de 1.528 mm . O porta-malas tem capacidade volumétrica de 265 litros e o tanque comporta exíguos 41 litros. O peso do carro é de 938 Kg.

Interior

O interior do March apresenta-se com acabamento com aparência extremamente barata. Não há qualquer preocupação com estética ou requinte: é o básico do básico mesmo - plásticos rígidos e duros por toda a parte.

Nissan March 2013 1.0 - por dentro

Os bancos dianteiros são confortáveis, e o motorista encontra uma boa posição de dirigir graças ao ajustes do volante presentes nesta versão 1.0 S, e também com o banco do motorista ajustável em altura.

Nissan March 2013 1.0 - por dentro - painel

Em resumo, o aspecto geral é bem básico sem qualquer requinte, mas, apesar disso, a montagem apresenta-se adequada, com peças bem encaixadas e que não aparentam fragilidade.

 Nissan March 2013 1.0 - por dentro

Desempenho

O desempenho do carro é o esperado para um motor 1.0. Aceleração de 0 a 100 Km/h em 13,9 segundos com álcool e  14,5 segundos com gasolina para atingir velocidade máxima informada pela Nissan de 167 Km/h.

Consumo (dados do INMETRO)

Ciclo urbano (cidade): 14,2 Km/l de gasolina e 9,5 Km/l de álcool
Ciclo rodoviário (estrada): 21,2 Km/L de gasolina e 13,7 Km/l de álcool.

Concorrentes

O Nissan March 1.0 S com ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico e air bag duplo e pintura metálica tem preço de R$ 30.170 reais. 

O Gol 1.0 I-TREND com basicamente os mesmos opcionais fica na casa dos R$ 36.000 reais, mas o Gol leva a vantagem por oferecer rodas de 15", sistema de som com I-System, e freios ABS - itens não presentes no Nissan March.

No caso da Fiat, há duas opões: Palio Attractive 1.0 com ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos tem preço na casa dos R$ 34.500 reais (sem o sistema de som). E com um preço inferior, temos o Uno Vivace 1.0, com o Kit Celebration 5 (que inclui DH, trio elétrico, ar-condionado, etc), com preço de R$ 29.339 reais.

Conclusão

O Nissan March 1.0 S apresenta-se ao consumidor como portador de uma boa relação custo x benefício. De fato, ele entrega uma boa lista de equipamentos por um preço na casa de R$ 31.000 reais, mas o Fiat Uno Vivace 1.0 com Kit Celebration 5 tem os mesmos equipamentos e é mais barato. 

E, se o consumidor quiser gastar um pouco mais, pode adquirir carros com acabamento bem superior - Gol I-TREND e Palio Attractive - e que contam com mais equipamentos (como ABS e sistema de som)  não presente no Nissan March 1.0 S, além de contarem com uma rede de concessionárias maior e tenderem a desvalorizar menos por serem nacionais.

Qual a vantagem dos nacionais? Algumas: Gol, Palio e Uno não têm fila de espera; a rede de concessionárias é maior tanto da Fiat quanto VW; desvalorização menor no momento da revenda; maior liquidez.

Enfim, se o Nissan March oferecesse um preço realmente mais baixo, seria um boa opção. O problema para o March é que há concorrentes nacionais com os mesmos equipamentos e mais baratos (Uno), e, outros, com mais equipamentos e melhor acabados (Gol e Palio), um pouco mais caros. 



Ficha Técnica - Nissan March

FICHA TÉCNICA NISSAN MARCH

1.0 / 1.0S
1.6SV
1.6SR




Arquitetura
Hatchback, 5 portas, 5 lugares, tração dianteira
Coeficiente Aerodinâmico (cx)
0,33
MOTOR
Tipo
Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, duplo comando, 16 válvulas,  flexível em combustível (gasolina e etanol)
Cilindrada
998 cm³
1.598 cm³
Potência
74 cv a 5.850 rpm (etanol/gasolina)
111 cv a 5.600 rpm (etanol/gasolina)
Torque
10 kgfm a 4.350 rpm (etanol / gasolina)
15,1 kgfm a 4.000 rpm (etanol / gasolina)
Taxa de Compressão
10:1
10,7:1
Diâmetro e curso
69 x 66,8 mm
78 x 83,6 mm
Sistema de injeção
Eletrônica multiponto seqüencial,acelerador eletrônico
TRANSMISSÃO
Tipo
Manual, 5 marchas, tração dianteira

RELAÇÕES DE MARCHAS
4,091
3,727
2,238
2,048
1,393
1,393
1,029
1,029
0,795
0,821
3,545
3,545
Diferencial
4,500
4,067
DESEMPENHO
Velocidade máxima
167 km/h
191 km/h
Aceleração 0 - 100 km/h
14,5 (gasolina)/13,8 s (etanol)
9,9 s (gasolina)/9,5 s (etanol)
Consumo cidade (NBR 7024)
 14,2 km/l (gasolina)/9,5 km/l (etanol)
13,3 km/l (gasolina)/8,8 km/l (etanol)
Consumo estrada (NBR 7024)
 21,2 km/l (gasolina)/13,7 km/l (etanol)
18,8 km/l (gasolina)/13,3 km/l (etanol)
SUSPENSÕES
Suspensão dianteira
Independente, tipo McPherson, com subchassi, braço triangular e barra estabilizadora
Suspensão traseira
Eixo de torção
FREIOS/RODAS/PNEUS
Dianteiros
Disco ventilado (260 mm de diâmetro)
Traseiros
Tambor (203 mm de diâmetro)
Rodas
Aço, 14 pol.
Alumínio, 15 pol.
Pneus
165/70 R14
175/60 R15
Bitola dianteira/traseira
1.470 / 1.475 mm
DIMENSÕES
Comprimento
3.780 mm
Largura
1.665 mm
Altura
1.528 mm
Distância entre eixos
2.450 mm
CAPACIDADES
Porta-malas
265 litros (VDA)
Tanque de combustível
41 litros
Tanque auxiliar de partida a frio
0,5 litro
Peso em ordem de marcha
925 - 938 kg
964 - 982 kg
DIREÇÃO
Tipo
Pinhão e cremalheira não assistida
Pinhão e cremalheira com assistência elétrica variável
Diâmetro mínimo de curva
9 m
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Intervalos de revisão
10.000 km
Garantia
3 anos, sem limite de quilometragem



EQUIPAMENTOS NISSAN MARCH 2012

1.0
1.0S
1.6S
1.6SV
1.6SR
Câmbio





Câmbio manual de 5 marchas
S
S
S
S
S
Conforto e comodidade





Abertura e fechamento das portas, abertura do porta-malas através de controle remoto
ND
S
S
S
S
Acabamento dos bancos em tecido
S
S
S
S
S
Acelerador eletrônico (drive-by-wire)
S
S
S
S
S
Acionamento do alarme através de controle remoto
ND
ND
ND
S
S
Ar quente
S
S
S
S
S
Ar-condicionado
O
S
S
S
S
Banco do motorista com regulagem de altura
S
S
S
S
S
Computador de bordo
S
S
S
S
S
Console central com 3 porta-copos e porta-objetos
S
S
S
S
S
Conta-giros
S
S
S
S
S
Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
O
S
S
S
S
Direção com assistência elétrica variável
O
S
S
S
S
Mostrador digital de quilometragem total e parcial
S
S
S
S
S
Pára-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro
S
S
S
S
S
Porta-luvas com tampa
S
S
S
S
S
Porta-malas com iluminação
ND
S
S
S
S
Portas dianteiras com porta objetos e suporte para garrafa
S
S
S
S
S
Retrovisores externos de acionamento manual
O
ND
ND
ND
ND
Retrovisores externos de regulagem elétrica
ND
S
S
S
S
Tampa de combustível com abertura interna
S
S
S
S
S
Tomada de 12 V integrada ao console central
S
S
S
S
S
Travas elétricas das portas e porta-malas
ND
S
S
S
S
Vidros dianteiros e traseiros elétricos
ND
S
S
S
S
Volante de três raios com regulagem de altura
O
S
S
S
S
Aparência





Calotas integrais
O
S
S
ND
ND
Grade frontal com acabamento cromado
S
S
S
S
S
Maçanetas internas de abertura das portas cromadas
ND
ND
S
S
S
Adesivos específicos para versão SR
ND
ND
ND
ND
S
Aerokit (saias laterais, spoilers dianteiro, traseiro e aerofólio)
ND
ND
ND
ND
S
Ponteira de escapamento cromada
ND
ND
ND
ND
S
Retrovisores externos personalizados para versão SR
ND
ND
ND
ND
S
Retrovisores externos na cor da carroceria
ND
S
S
S
ND
Retrovisores externos rebatíveis
S
S
S
S
S
Revestimento das portas dianteiras em tecido
ND
S
S
S
S
Rodas de aço de 14" e pneus 165/70 R14
S
S
S
ND
ND
Rodas de liga leve de 15” e pneus 175/60 R15
O
O
O
S
ND
Rodas de liga leve de 15” na cor titanium e pneus 175/60R15
ND
ND
ND
ND
S
Segurança





Airbags frontais para motorista e passageiro
S
S
S
S
S
Alarme de advertência sonoro para chave no contato e lanternas acesas
S
S
S
S
S
Alarme perimétrico
ND
ND
ND
S
S
Alça de teto para o passageiro
ND
S
S
S
S
Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura (2)
S
S
S
S
S
Apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura (2)
S
S
S
S
S
Bloqueio de ignição através de imobilizador do motor
S
S
S
S
S
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores
S
S
S
S
S
Cintos de segurança traseiros laterais de 3 pontos retráteis e central de 2 pontos
S
S
S
S
S
Limpador de pára-brisa com 3 velocidades (com controle intermitente)
S
ND
ND
ND
ND
Limpador de pára-brisa com 9 velocidades (com controle intermitente ajustável)
O
S
S
S
S
Limpador traseiro com controle intermitente
O
S
S
S
S
Travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento
ND
S
S
S
S
Sistema de áudio





Preparação para áudio
S
S
S
ND
ND
4 alto-falantes
ND
ND
ND
S
S
Rádio CD Player com função MP3 e entrada auxiliar
ND
ND
ND
S
S






Legenda:   S Série   O  Opcional  ND Não-disponível






27 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Acho que não é um primor de carro. Pecou no design, é feio, pricipalmente a traseira. Mas duas coisas me chamaram a atenção: a primeira é a visibilidade que deve ser boa. O vidro traseiro dá uma boa amplitude e os laterais bem como o para-brisa que não devem sofrer interferências das colunas laterais e frontais, e a segunda é o preço, claro, pricipalmente se levarmos em conta a questão dos acessórios e da manutenção barata. A versão básica faz jus ao termo "carro popular".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz jus mesmo...o acabamento interno é muito "popular"...Não sei o que falam tanto que esse carro tem custo x benefício. Não vi nenhum. Fico com o Uno, mais barato.

      Excluir
    2. Eca, uno >.<
      Que mal gosto!!

      Excluir
    3. Carlos eu tenho um Nissan March 1.6S e digo que você não sabe o que está falando, o March em tudo é superior ao FIAT Uno.

      Excluir
  2. O March aparentemente é um bom carro. Qualidade geral bem melhor do que a do Palio.

    Não entrarei no mérito do design, já que isso é subjetivo...

    Um único detalhe que ele pecou um pouco é no controle de qualidade. Já vi March zero km com tampa traseira desalinhada em relação ao restante da carroceria.

    ResponderExcluir
  3. Achei que ele ficou feio com cara de bonitinho. Bem compacto a Nissan pensou em um carro menos sportivo do que ela costuma fazer. O novo Nissan pelo visto foi feito com a intenção de fazer um carro bem compacto e nem um pouco potente, isso pode deixar ele fazer bastante sucesso nas concessionárias Nissan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez faça sucesso pela questão do preço..mas o estilo, concordo com o ricardo, é "bonitinho"..

      Excluir
  4. cara fiz uma pesquisa e o gol e palio ficaram bem mais caros que o march e o uno que disse que ficaria mais barato não fica e falta alguns itens que o March possui que o uno não tem nem como opcional. ta precisando rever seus conceitos com crítico de veículos pq ficar nessa onde de vw e isso gm aquilo fiat e tal já esta ultrapassado.

    valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem fiz a pesquisa meu amigo e estou com você, todos que vi ficao bem mais caros e não vem com itens que vem no march, tipo direção eletrica progressiva e giro de 4,5, sem falar no ajuste de altura dos bncos e em ser um nissan uma qualidade sem questionamentos, tenho uma Nissan Livina 2010 viajo sempre nela e nunca me deu problemas mecanica de 1º qualidade e com revisões baratas e rapidas, vou hoje pegar o march pra minha mãe 1.0 S que comprei por R$ 30.900,00 otimo preço e otimo carro .

      Excluir
    2. Concordo com você amigo!

      Não encontrei um bom comparativo na internet entre os 1.0, March, Novo Clio, Celta LT, Palio e Uno...desconsiderei o Gol pq além de claramente ser mais caro, todos sabemos que é o que tem o seguro mais caro.

      Peguei dos sites oficiais os itens de série, acrescentei os valores dos opcionais e verifiquei que podem até ficar equivalentes, mas na hora do seguro, quando precisar, irá perder os opcionais recebendo somente o valor da tabela.

      31mil por ter tudo de série? Sem dúvida a melhor vantagem que o torna o melhor que os concorrentes. Agora só tem que pesar a parte do valor das peças, facilidade de revenda, oficinas, etc.

      Excluir
  5. Sim, esse pessoal ainda fica nessa deanos atrás. É GM, FIAT, carro nacional, valor de revenda... Tudo para nos empurrar goela abaixo as carroças nacionais. O March é um projeto muito mais novo, oferece sim muito mais pelo preço, e tem um design bem mais moderno.

    Uno? Fala sério...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou contigo Luis,Uno ...fala sério...eu tenho um March e adoro o carro....uno nem pensar....já tive e não tenho saudades...

      Excluir
  6. O March é um carro honesto, diferentemente do Etios que quer concorrer com HB20 e Onix, que são populares mais modernos em tecnologia, acabamento e design, quando deveria estar concorrendo com o March e Uno, se a Toyota quisesse mesmo concorrer com HB20, deveria ter trazido o Yaris e não o esse Etios com cara de anos 90.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ainda vejo posts por aqui que design é subjetivo....

      Excluir
  7. O preço pelo design e equipamentos é o melhor dos populares!

    ResponderExcluir
  8. Dizem que o March tem a mesma potência do Celta, é verdade!?

    ResponderExcluir
  9. No meio do painel tem um Sapo Morto, com o olhos fechados ou abertos, nariz vermelho e boca.

    O motorista sempre terá esse amigo olhando-o enquanto dirige.

    ResponderExcluir
  10. Falam que e carro japonês,mas o motor e da renault Clio......ele e mestiço....?

    ResponderExcluir
  11. eu gostei e vou comprar um nissan 1.0s

    ResponderExcluir
  12. Nossa continuei na dúvida: Procuro carro um pouco popular em conta e que tenha itens mais ou menos básicos, tipo direção hidráulica, ajuste de altura dos bancos, ajuste interno de espelhos retrovisores, no valor a partir de 22.000,00 até uns R$ 35.000,00 a vista,com 8 valvulas, 1.0, air bag duplo, conta giros no painel, som;, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro;volante com regulagem de altura; retrovisores na cor do carro, Alarme inteligente, alça no teto, sensor de velocidade.Consumo variável de 14 e 20 km urbano e rodoviário. ENTÃO SERÁ QUE EXISTE ESTE CARRO DO MEU SONHO OU TENHO QUE ENCOMENDAR A FABRICAÇÃO DELE.

    Otimo carro .

    ResponderExcluir
  13. E O CARRO MENOS VENDIDO NO BRASIL,ESTÁ EM ULTIMO LUGAR KKKKK

    ResponderExcluir
  14. andei num 1.6s, é um carro simples, aparenta ser frágil, mas com todos os opcionais oferecidos nesse modelo(1.6s) por 36890,00???? nenhum nacional tem. se colocar mais 2000 e poucos reais leva o kit multimidia. tive um onix 20123 por 7 meses, me custou 39900,00 motor 1.4, sem retrovisor eletrico, rodas de aço, sem gps, um monte de pontos cegos. compramos 1 e vou comprar outro agoraq o sv, já que o sr tem umas frescuras que não compensam o aumento de preço. um carro honesto.

    ResponderExcluir
  15. Eu conheço muito bem esse carro, ele tem a direção elétrica muito macia, o cambio manual também é muito macio e preciso ao contrário do clio, o motor foi muito bem ajustado ao carro, nem parace que herdou do clio. A visibilidade do carro é ótima, parece que você veste o carro, a sensação em dirigir o veículo e de estar dirigindo um carro maior. Estou querendo comprar esse carro, se não for ele vai ser o Kia Picanto Automático.

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho um March 2012/2013,COMPLETO, EXCELENTE CARRO...Antes do March eu tive um Honda FIT ,EXCELENTE carro também ,mas o March não fica devendo nada ao Fit...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu nissan é do mesmo ano do seu. O que me desagrada muito é com relação a suspensão, ou seja, nos buracos faz muito barulho que incomoda, o mecânico me afirmou que é normal este barulho " tuc tuc". O seu faz esse mesmo barulho. Aguardando sua resposta e obrigado.

      Excluir
    2. roberto.correa2015@bol.com.br
      Confirma pra mim se o seu faz barulho na suspensão ao passar em buracos.

      Excluir
  17. Galera
    Estou precisando comprar um friso cromado que envolve a grade inferior do para choque do March modelo 2013/2014. Alguem sabe onde posso encontrar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem