Uma dúvida que passa constantemente pelas cabeças pensantes é: se atualmente as fábricas de automóveis despejam no mercado quase 80 milhões de novos automóveis por ano, o que acontecerá com o trânsito das grandes cidades? No Brasil, especialmente em São Paulo, o caos está instalado com kilometros e kilometros de congestionamentos agravados pela insuficiência de transporte público. Sabe-se agora que também as montadoras tem esse tipo de preocupação.
A Volkswagen que até 2016 tornar-se-á o maior fabricante de automóveis do planeta preocupa-se com a mobilidade da grandes metrópoles e vai apoiar projetos que apresentem soluções para o problema do caos urbano nas grandes cidades através da Audi, que lançou o programa Audi Urban Future Award para seis países onde a empresa alemã vende muitos automóveis - o Brasil entre eles com 3 milhões e 600 mil novos carros/ano.
O projeto brasileiro deverá apontar soluções para o trânsito da região da Luz, em parceria com a prefeitura de São Paulo. Para tanto o grupo terá apoio financeiro da Volkswagen. Outros países que desenvolverão projetos idênticos são : a China, Estados Unidos, India, Japão e Turquia. A Audi enviou especialista em trânsito de uma Universidade alemã à São Paulo para analisar os problemas de tráfego nas rotas de congestionamento - Radial Leste, Marginal do Pinheiros, Luz, 23 de Maio e Elevado Costa e Silva - e a causa apontada nós já sabemos, é a insuficiência de transporte público. Tendo visitado Tóquio, Londres, Nova York, Moscou, Paris e Seul, diz ele: "Há locais com trânsito mais caótico que São Paulo, mas não vi outra metrópole que dependa tanto do deslocamento em automóvel como São Paulo". A arquiteta urbanista Ligia Nobre acompanhará o projeto da Audi para São Paulo junto com engenheiros, paisagistas e ambientalistas e o projeto mais viável receberá 100 mil dólares.
Fonte: O Estado de São Paulo
É verdade que anda tendo muito trânsito em cidades grandes principalmente em São Paulo, até em Brasilia tem um pouco, mas só ás vezes que chove muito. O número de carros novos que são comprados por ano no Brasil é praticamente absurdo, isso até já virou preocupação para as empresas.
ResponderExcluirUM DOS PROBLEMAS É QUE AS PESSOAS COMPRAM CARROS CADA VEZ MAIORES...ACHO QUE AS TAXAS DESSES CARROS ENORMES DEVERIAM SER BEM MAIORES, PARA NÃO INCENTIVAR AS COMPRAS!
ResponderExcluirEu acho que deveria instituir um pedágio urbano para entrar nas zonas mais centrais de SP. Em Londres é assim, e o pedágio é bem caro. Em NY também. Em Cingapura, para vc ter o carro, vc tem que pagar uma licença do mesmo preço do carro, todo ano, para poder andar com o carro na cidade. É o único jeito. Da forma com que os preços dos carros estão caindo, o governo tem que dar um jeito de desestimular o uso do carro em áreas congestionadas, como SP, RJ, BH.
ExcluirO caminho é melhorar o transporte público primeiro, não fazer com que a geração de empregos caia.
ExcluirChega de pedágios, né?
Acredito que uma cidade planejada com um transporte público que atenda a sociedade seja uma forma para que não chegu-se ao ponto o qual nos encontramos, uma cidade "abarrotada" de carros, a utilizar remédios paliativos, mas que levam ao aumento de veículos, assim a pedir mais remédios paliativos, porém longe de um política pública a sanar esse grande "desafio".
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.