O Volkswagen Jetta em sua versão com motor 2.0 (COMFORTLINE) com 120 cavalos flex, associado ao câmbio automático Tiptronic configura-se como uma opção no mercado de sedãs médios para quem busca o custo x benefício.

Jetta 2.0 Comfortline Automático Tiptronic

As críticas que são feitas a esse modelo são relativas ao motor VW 2.0 8V, o qual conta com uma arquitetura antiquada e portanto incorre em baixo nível de potência específica. Comparado com motores mais modernos, como os do Corolla, Civic e do Cruze - todos com 1.8L de deslocamento, 16V e comando de válvulas variável, conseguem níveis de potência superior a 140 cavalos.

Jetta 2.0 2013 prata

Entretanto, o fato é que o motor 2.0 8V de "apenas" 120 cv não torna o Jetta um carro lento. Ao contrário, graças ao elevado torque em baixa rotação, o carro mostra-se ágil em baixas rotações. O comportamento geral ainda é auxiliado pelo excelente câmbio automático de 6 velocidades com opção de trocas sequenciais.

Jetta 2.0 Comfortline Automático Tiptronic

Esse conjunto motriz permite ao carro acelerar de 0 a 100 Km/h em 12,8 segundos para atingir uma velocidade máxima de 198 Km/h. O consumo de álcool em cidade mantém-se em 7,2 Km/l e em estrada fica em 9,5 Km/l.

Novo Jetta 2013 prata - rodas

O Jetta 2.0 Comfortline conta com freios ABS e à disco nas quatro rodas, algo não presente no Hyundai Elantra, por exemplo, que é bem mais caro que o Jetta e só dispõe de freios à tambor na traseira. Os itens de série presentes neste carro são: ABS/ASR/EDL, air bag duplo frontal, ar-condicionado Climatic, bancos dianteiros com regulagem de altura, banco traseiro bi-partido, banco traseiro bi-partido, bluetooth, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, computador de bordo, descansa braço dianteiro ajustável com porta-objetos, descansa braço traseiro com porta copos e acesso ao porta-malas, DH, entrada USB, interface para celular com comando de voz, pneus 205/55 R 16, porta-luvas refrigerado, Rádio DC, retrovisores elétricos, rodas de 16" (Sedona), Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, alarme, vidros elétricos, e volante revestido em couro.

Jetta 2.0 Comfortline Automático Tiptronic

O nível de ruído interno é baixo e o passeio é bastante agradável e seguro mesmo em tocadas mais esportivas, já que o carro conta com uma suspensão com um ótimo compromisso entre conforto e segurança.

Jetta 2.0 Comfortline Automático Tiptronic - interior

O interior conta com um nível de acabamento excepcional, sólido e com peças perfeitamente encaixadas, e revestimentos agradáveis ao toque. Nesta versão com revestimento em couro bege a sensação de requinte é ainda mais pronunciada. As opções de acabamento interno são as seguintes: JM - Tecido preto, JN - Tecido Bege Escuro, JP - Tecido Bege, QR - Couro Native Vienna Preto, MZ - Couro Native Vienna Bege Escuro, NT - Couro Native Vienna Bege.

Jetta 2.0 Comfortline Automático Tiptronic - por dentro

O painel de instrumentos conta com um instrumento combinado tradicional da Volkswagen, que conta com uma tela de cristal líquido do I-System no centro que traz informações dinâmicas como velocidade.

Jetta 2.0 Comfortline Automático Tiptronic - sistema de som

No centro do console central temos um display de 7″ que exibe informações sobre o sistema de som e também do sistema de climatização automático dual zone. Os bancos revestidos em couro são de conformação firme e confortável. A posição de dirigir é boa e a ergonomia adequada.

Jetta 2.0 Comfortline Automático Tiptronic - manopla do câmbio

Os equipamentos de série presentes neste Jetta 2.0 Comfortline Tiptronic são os seguintes: Air Bag, Alarme, Ar condicionado, Ar quente, Banco do motorista com ajuste de altura, Bancos em couro, CD e MP3 Player, Computador de bordo, Desembaçador traseiro.

Jetta 2.0 Comfortline Automático Tiptronic - couro bege

Além disso temos direção hidráulica, Encosto de cabeça traseiro, Freio ABS, Rádio, Rádio e CD Player, Retrovisores elétricos, Rodas de liga leve, Sensor de estacionamento, Travas elétricas, Teto solar, Vidros elétricos, Volante com regulagem de altura.

Jetta 2.0 Comfortline Automático Tiptronic

O Jetta 2013 está disponível nas seguintes cores: Branco Cristal, Preto Ninja, Vermelho Tornado, Preto Mystic (perolizado) e as metálicas Prata Sargas, Prata Moon Rock, Marron Toffe, Azul Tempest e Cinza Patnium.

Os pacotes de opcionais são os seguintes:


  • P85 Kit 1: que contempla faróis com função Coming & Leaving, Retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular;
  • P78 Kit 2: Ar condicionado Climatronic Dual Zone, Volante multifuncional, piloto automático;
  • P74: Revestimento dos bancos em Native Vienna;
  • P87: Rodas de liga leve de 17" Porto montadas em pneus 225/45 R 17;
  • PS5: Teto Solar;
  • RK5: Rádio RCD 510 com tela touch screen / 8 alto-falantes;
  • PNL: Rádio RNS 315 com Sistema de navegação (tela touch).
  • RG1: Antena de GPS + 8 alto-falantes
  • 9ZS: Bluetooth para rádio
  • Módulo Kessy 4F2: Sistema de abertura e destravamento das portas sem chave e ligação por botão.

Conclusão

Jetta 2.0 Comfortline Automático Tiptronic

Apesar de estar em falta nas concessionárias da VW - que, em geral, pedem um prazo de até 90 dias para entregar o carro - o Jetta 2.0 Comfortline Automático TipTronic, com pintura metálica e teto-solar tem um preço de R$ 70.890 reais, o que evidencia sua excelente relação custo x benefício, já que os seus concorrentes equipados com os mesmos equipamentos custam a partir de R$ 75.000 reais.


6 Comentários

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  1. Embora tenha sofrido um downgrade no acabamento e materiais em relação ao Jetta anterior, que era derivado do Golf MK 5, ele continua de boa qualidade.

    Em contrapartida, a plataforma atual é superior, com rigidez maior e que favorece a dirigibilidade.

    Se eu comprasse um, não compraria o automático. Compraria o manual, mesmo sabendo que ele é mais desvalorizado na revenda.

    Fora que o desempenho com câmbio manual é superior, o que diminuiria sensivelmente a sensação de carro "pesadão" e lento, já que o EA-113 2.0 tem ótimo torque em baixas rotações.

    Mas, a VW fez o certo. Seguiu a cartilha da simplicidade, comum aos sedans japoneses, para conseguir fatias mais expressivas numa faixa de mercado em que ela não domina.

    E, pelas vendas razoáveis, parece que a estratégia funcionou...

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    1. Esse Jetta foi feito especificamente para o mercado norte-americano: concorrer com Civic e Corolla que partem de US$ 15.9k por lá. O Jetta anterior era o "carro europeu", tinha suspensão multi-link (eu não sei ainda qual a vantagem desse esquema), uma aura de sofisticação técnica, mas tomava uma lavada dos japoneses nas vendas. Agora a coisa equilibrou. Concordo. A estratégia da VW deu certo.

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  2. O maior "problema" do Jetta anterior era derivar do Golf.

    Creio que a separação do Jetta com a plataforma e componentes do Golf depois de muitos anos fez bem ao carro. Deixou ele com personalidade própria.

    Afinal, o primeiro Jetta surgiu derivado do Golf MK 2. Na Europa como Vento e no resto do mundo como Jetta...

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  3. tenho um comfortline manual; no geral um bom carro, mas o motor realmente é fraco pra o tamanho do carro. outra coisa, faróis com regulagem de altura e ar digital seriam muito bem vindos nesta versão (faz falta).

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  4. Tenho um Jetta Comfortline 2.0 12/13 tipotronic completo (automático) com +/- 6000km. Excelente carro. Não acho o motor fraco, ele manda muito bem, sem falar do ótimo câmbio e o conforto. Nada a reclamar, só elogios.

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  5. Tb tenho um e acho beeeeem safado....

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