O Citroen DS3 é o carro da marca francesa que tem como um de seus objetivos ser referência em “prazer ao dirigir”, e segundo as avaliações que tem sido feitas - pelo menos nesse aspecto o objetivo do carro foi atingido.

Citroen DS3

A missão do Citroën DS3 é disputar um segmento de mercado premium, com níveis superiores de dirigibilidade e estilo e que, por isso, cobra caro: R$ 79,9 mil com IPI reduzido - como o modelo básico mostrado nas fotos. Banco de couro é opcional e custa R$ 2,9 mil a mais.

Citroen DS3 - preço

Os rivais do Citroen DS3 são Audi A1 e Mini Cooper, mas o combatente francês permite maior personalização: oito opções de cores da carroceria, quatro adesivos de teto e três faixas, que podem combinar com quatro cores para a calota central das rodas (branco, amarelo, vermelho e preto). Na interior há múltiplas opções para a decoração do painel, que se repete na manopla do câmbio.

Citroen DS3

O estilo é bastante esportivo, reforçado pelas rodas de 17" montadas em pneus 205/45 R 17 - os quais sofrem bastante nas esburacadas ruas brasileiras. Em termos dimensionais, O DS3 mede 3,949 metros de comprimento, 1,994 de largura, e 1,483 de altura. A distância entre eixos é de 2,464. O peso em ordem de marcha é de 1.165 Kg e o tanque comporta 50 litros de gasolina.

Citroen DS3 - cinza

A lista de equipamentos de série é a seguinte: ar-condicionado digital, computador de bordo, para-brisa laminado acústico, direção eletricamente assistida, sistema de som com leitor de MP3 e seis alto-falantes, faróis com acendimento automático, sensor de chuva e piloto automático. E tem também frescuras como perfumador de painel e coisas úteis como porta-luvas refrigerado, iluminação interna dianteira para o pés e no console e luz de acompanhamento externa após travamento das portas.

Citroen DS3

No que respeita ao equipamentos de segurança, o DS3 oferece ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e auxílio à frenagem de urgência (AFU), controle de estabilidade (ESP) e seis airbags (frontais, de tórax e de cortina).

Citroen DS3 - interior - por dentro

Ao se acomodar na posição do motorista do DS3, o que chama a atenção são os bancos que abraçam o motorista, que, associado com o volante de com boa pega e base achatada, criam a atmosfera convidativa a uma tocada mais esportiva.

Citroen DS3 - interior - por dentro

O painel tem um visual interessante, mas o acabamento não é condizente com o que se espera de um carro desse valor. Nesse aspecto tanto o Mini Cooper quanto o Audi A1 estão anos luz à frente do DS3 em tudo: encaixe de peças, qualidade dos materiais, aspectos construtivos.

Citroen DS3 - interior - por dentro

O comportamento do carro, porém, é esportivo mesmo, graças ao motor 1.6 THP de 165 cavalos e 24,5 kgfm de torque - oriundo de uma parceria entre a PSA e a BWM - associado com a caixa de câmbio de engates precisos e firmes.

Citroen DS3 - interior - por dentro

O resultado em termos de desempenho é uma aceleração de 0 a 100 KM/h em 7.3 segundos para atingir uma velocidade máxima de 219 KM/h - segundo informações do fabricante, que aponta também o tempo de 4,3 segundos para retomar de 60 a 90 Km/h em quarta marcha.

Citroen DS3 - interior - por dentro

Conclusão

O Citroen DS3 é mais barato que o Cooper S, que custa R$ 128.750 - o qual também é mais potente. O Audi A1, por sua vez, tem duas versões - Attraction - com 122 cv, com preço sugerido de R$ 93.00 reais, e Sport com 185 cv, e preço R$ 190.900 reais. Isso mostra que o Citroen DS3 pode ser uma alternativa para quem quer um hatch esportivo e diferenciado, mas não quer pagar o preço "premium" de Audi e Mini.




11 Comentários

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  1. Pelo oque eu li, este carro é uma verdadeira nave. Vai de 0 a 100kmh em 7.3 segundos, então o carro é muito rápido! E é oque diz o post: "se você quer um carro hatch esportivo e diferenciado, ai está mais uma opção" . Só não entendi o motivo do símbolo da Citröen neste carro está tão diferente, não lembra nem um pouco o simbolo original da marca. Se não me engano, estava lendo na escola e vi esse carro na revista "Car and drive" mais tinha esquecido o nome. Compraria esse carro fácil fácil; muito sofisticado.

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    1. O símbolo é um da Citroen mas estilizado com as letras DS - "Different Spirit"

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  2. Esse carro pode até ser uma nave,mas uma nave bem nova e bonita.O Citroen DS3 anda ficando popular aqui em Brasília. Várias pessoas gostam dele até eu gostei. Ele é mais um carro para andar na rua mesmo sendo muito rápido e a aparencia dele dar medo ele é mais para a cidade do que para a estrada.

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  3. Um carro de quase R$ 80.000,00 com esse nível de acabamento? Sonha que um Audi é assim...

    Só de olhar nas fotos, já percebi as costuras tortas dos bancos... Tá igualzinho as costuras dos bancos dos carros chineses...

    Das 3 montadoras francesas, a Citroen é a pior. Nem parece que é do mesmo grupo da Peugeot, que é a melhor montadora da França...

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    1. Pois é, achei que poder se importado da França o acabamento seria melhor que o do DS3. Me decepcionei. A favor do DS3 tem o fato de ser bem mais barato que o A1 - e maior.

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  4. O visual externo até me agradou, agora internamente faltou ousadia.

    O painel parece painel de carro da década de 90, tudo muito preto, muito lúgubre, especialmente nas saidas de ar e o conjunto com o som e alavanca de marchas.

    Guardadas as proporções, me lembrou muito o painel do Monza de meados da década de 90.

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    1. É que o interior tem uma faixa no painel na cor do carro. Como ele é escuro, o painel também é. Se pegar uma amarelo, vai ter uma faixa amarela no meio do painel.

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    2. caro mike por favor post as fotos do monza que vc falou que eu fiquei muito curioso pra ver tal "semelhança". amigo nem a formo de ligar os caros da dec. de 90 se parecem com os de hoje.

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    3. Caro "Anônimo". Ao meu ver, a semelhança, GUARDADAS AS PROPORÇÕES como foi dito alhures, ainda que singela, se resume à cor e um pouco da forma adotadas no painel, tipo escurecido, o seu conjunto em sí. Mas são em modelos específicos, meados dos anos 90. Se você buscar no google, vai encontrar.

      Honestamente eu acho que pareceu um pouquinho sim. Reiterando: Guardadas as proporções.






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  5. Esse MOTORZÃO THP 1.6 barra a porcaria do motor do Lentoster da Hyundai que é mais caro que essa nave.

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  6. O 500 tem som Bose como opcional, sony, piooner e afins não são premium, o azera tinha um som premium, era infinity, não tinha outro veiculo por menos de 100k ou mais que tivesse qualidade aos pés dele, tudo isso porque era de um segmento superior, por mais que ele seja " premium " ele não tem preço para colocar um som que tenha custo 3 a 4 vezes maior que os comuns. O barato do carrinho é que ele realmente terá um desempenho diferenciado. Ficou com um conjunto melhor do que o Veloster. Não seria a minha escolha para a faixa de preço, mas creio que a Citroën não terá dificuldade para atingir a meta de vendas.

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