O Volkswagen Santana foi o carro que colocou a montadora alemã no mercado de automóveis de luxo no Brasil. Lançado em 1984, ele dispunha de um motor 1.8L e um nível de acabamento e tecnologia não encontrado em seus rivais à época: Del Rey e Opala Diplomata.
Além disso, o estilo do Santana, com linhas esguias, sóbrias e elegantes, fruto de um projeto mais moderno, destacava-se nas ruas. O modelo de duas portas, porém, tinha um visual mais esportivo, enquanto a versão sedã de quatro portas tinha um estilo ainda mais conservador.
A versão apresentada neste artigo é um modelo GLS 1989 com motor 2.0L, que já continha as inovações de estilo incorporadas em 1987: para-choques envolventes e novos faróis dianteiros para o modelo topo de gama. Nesse ano também foi introduzida a nova nomenclatura das versões: CL, GL e GLS.
O motor 2.0 tinha 112 cv e 17,5 kgfm, com o qual atingia, segundo a Volkswagen, a velocidade máxima de 187 km/h, número esse não confirmado pelos testes da revista Quatro Rodas, onde o modelo a gasolina atingiu 165 Km/h e o a álcool, 167 Km/h.
A aceleração de 0 a 100 Km/h era feita em 11,4 segundos para o modelo movido com combustível vegetal, e 12,1 segundos no modelo a gasolina. É importante observar que na época não existiam os motores flex, o que obrigava ao comprador optar por um modelo a gasolina ou a álcool.
O consumo de combustível ficava em 8 Km/l de gasolina na cidade, e 13 Km/l na estrada - valores considerados bons para a época, sobretudo por se tratar de um motor com carburador, e de um carro pesado e cheio de equipamentos como ar-condicionado e direção hidráulica.
Na final da década de 80 o Santana fazia sucesso no mercado brasileiro, colocando-se sempre entre os dez carros mais vendidos, chegando a ficar em quinto lugar no ranking, superando modelos menores e mais baratos como Uno e o Voyage.
O sucesso, porém, não era absoluto pois seu grande rival, o Chevrolet Monza, vendia bem mais, chegando a liderar o mercado nacional. De qualquer forma, era um bom resultado para um carro caro e sofisticado.
O Santana GLS, versão topo de linha, vinha de fábrica bem completo, com direção hidráulica, acionamento elétrico dos vidros, travamento centralizado e um sistema de som bastante sofisticado - com o tradicional Rio de Janeiro PLL - um dos auto rádios mais cobiçados do mercado.
A direção hidráulica era do tipo progressiva, tornando a direção bastante segura conforme a velocidade subia. Contribuia para isso, também, a excelente posição de dirigir, e o ótimo volante de quatro raios de excelente pega.
O acabamento interno da versão GLS era quase irrepreensível: revestimento dos bancos e portas em veludo de elevada qualidade, que, associado aos encaixes perfeitos, davam aos passageiros do Santana um ambiente sofisticado, aconchegante e acolhedor.
O ar-condicionado era potente e "gelava" o interior com facilidade. Ocorre que, quando ligado, o compressor roubava potência do motor de forma perceptível, além de elevar o consumo de combustível.
Era o preço a pagar pelo conforto.
Conclusão
O Volkswagen Santana foi um carro que marcou época no Brasil. Além de colocar a VW no mercado de carros de luxo, colocou o consumidor brasileiro com que existia de mais moderno em termos de tecnologia automotiva.
O projeto do carro era tão bom, que sobrevive até hoje na China com pouquíssimas modificações - mercado no qual é líder de vendas em pleno junho de 2012.
Lindo Santana, Fábio!
ResponderExcluirEssas rodas do Gol GT deixaram ele mais bonito ainda.
Eu tenho muitas saudades do meu, que era idêntico ao seu, só que Cinza-Quartzo... Meu pai teve um CG 1.8 85 e um CL 2.0 89.
O AC dele realmente era uma maravilha. Gelava muito bem... Arrisco a dizer que gelava mais do que o AC do meu Gol Power 2012 atual.
A direção hidráulica dele era excelente, leve nas manobras e suficientemente firme em altas velocidades... Não era leve em excesso como a do Monza.
E esse tecido dos bancos dos GLS 88/89/90 era muito bom, tanto ao toque, quanto na resistência. O famoso "veludo molhado"... Certamente o melhor tecido que a VW já colocou num carro.
O AP 2.0 álcool no Santana é valente, embora áspero. Isso eu considerava um ponto negativo do carro...
E essa safra do Santana, na minha opinião, era a melhor. O modelo 1991 em diante não tinha acabamento tão bom quanto o modelo quadrado.
Digo isso porque já tive um Versailles 1993 2.0 álcool e ele não tinha materiais tão bons quando o Santana quadrado.
Um ótimo carro. Uma pena que o tempo foi cruel e os concorrentes o ultrapassaram em modernidade, espaço e conforto.
No meu ponto de vista, o Monza era o seu maior rival. Um carro muito bom também, mas digamos que agradavam os que gostavam de um carro mais sóbrio do que esportivo.
É um carro que eu gostaria de ter novamente. Não como de uso diário, mas para curti-lo nos finais de semana...
Gostou né, Man! Sabia que você iria apreciar este artigo. Já estava com essas fotos fazia tempo e ontem com notícia de que o Santana foi o mais vendido na China em junho resolvi escrever.
ExcluirEsse meu Santana foi excepcional. Comprei ele em 2003 com pouco mais de 20.000 Km e rodei com ele até os 60.000, quando um amigo meu insistiu tanto que acabei vendendo o carro para ele.
Andei com esse carro pelo interiorzão do Brasil de monte. Desde as estradas maravilhosas de São Paulo até as estaduais do Tocantins (que, por sinal, são ótimas, bem pavimentadas, e vazias!).
Andei muito com esse carro na Belém - Brasília, e ele nunca me deixou na mão. Na realidade, posso dizer que nem mesmo uma lâmpada de farol queimou.
O interior era um show a parte, e esse revestimento realmente, como vc disse, ainda está para sair outro igual no Brasil.
Na boa, andar com esse carro no interior do Tocantins, naquelas estradas lisas e retas, foi realmente sensacional.
O GLSi 94 até o 98 tinha acabamento tão bom quanto aos quadrados antigos.
ExcluirEu tenho um Santana automatico GLS completo preto lindo automático não eh caro a mão de obra..não paga documentos... Amooo
ExcluirTenho uma Santana Quantum 1990 relíquia. Conservada. Já tenho à 17 anos e jamais venderei por preço algum. Ela tem as mesmas cores e acabamentos do Santana acima.
ExcluirE a Dirigibilidade???
Não há nada igual.
Parabéns a este artigo.
Uma das poucas coisas que nunca me agradaram no Santana eram os freios. Era o ponto mais fraco do carro.
ResponderExcluirSe você pisasse forte no pedal umas 4 vezes, em alta velocidade, já era o quanto bastava para o pedal baixar.
Os freios eram muito suscetíveis ao "fading", ou seja: superaqueciam muito rapidamente e perdiam a eficiência. Ainda mais nas versões com motor 2.0.
A coisa melhorou quando lançaram o carro com os discos ventilados, já na linha 90. Mas ainda assim, não era o ideal...
Verdade, o fading dele é perceptível, não dá para confiar nos freios dele.
ExcluirQuem Não conhece e costuma fica com o pé em cima do freio se quebra com santana.
Isso é simples de resolver, é só colocar o jogo de freio à disco traseiro do Golf GLX ou GTI 95,96 (é tirar um e por o outro), que acaba com problema fiz isso no meu e o freia até se turbinar.
Excluircaraca !!!1 que Santana lindo !!! lembro com se fosse hoje quando meu pai chegou do trabalho, entrou na garagem de casa com uma Quantum GLS 2000 Bege Flash OKM ! em 1988 eu tinha 10 anos de idade e ja era apaixonado por carros , lembro que o carro tinha plásticos até nos bagageiros ! que tempo bom ...
ResponderExcluircomprei um gls 89 4p exelente carro,bem conservado,muito confortavel e veloz.
ResponderExcluircom essa roda do gol GT ficou super chique , tenho um voyage confortiline 2012 branco, masi quando eu vejo na rua , santana CD gl 87 gls , voyage GLS , parati GLS antes de 1991 , confesso que gostaria de voltar uns 15 anos e ter um destes do que hj com meu carro , gol GT tambem entra na lista assim como gts e GTI
ResponderExcluirTa bonito mesmo o carro. Tbm tenho um CD 86 verde. Tava arrumando e dexando bonito, nesta semana me roubaram, levaram som, rodas, bancos, bateria e xenon. To com vontade de abandonar pra falar a verdade....
ResponderExcluirA direção desse santana consegue ser mais bonita que a do camaro 2013 !
ResponderExcluirEssas rodas são R13 ou R14
ResponderExcluirPedro,as rodas do Santana da foto são aro 14,as mesmas que equipavam o Santana GL,o Passat GTS e o Gol GT.
ExcluirEu adoro o Santana e o considero um excelente carro.Compraria um GLS desse mas todo original com 4 portas e ainda teto solar e câmbio automático.
ResponderExcluirTenho um santana 88 2 portas 2.0 excelente carro é o meu primeiro carro e será o ultimo pois estou reformando ele ta todo desmontado estou trocando o fundo e colocando peças novas e originais mais ta deficil de achar. Uma pergunta onde você encontrou os frisos da janelas e será que eu posso usar suas fotos e história na minha pagina do facebook dedicada ao santana quadrado.
ResponderExcluirEu tenho um pra vender. Sou de Presidente Prudente-SP. Completo. angelicaisique@gmail.com
ResponderExcluirCara Angélica. Eu tenho um Santana GLS 2000, 2 portas, completo. Eu o adquiri através de um consórcio, no qual eu pretendia adquirir um "gol bola", pois o consórcio iniciou em 1994, ano em que o gol quadrado saiu de linha. Acabei de pagar a última parcela, e fui escolher meu carro; só que, em vez de pegar o carro "zero", peguei o Santana, completo, bom, e bem mais barato, me sobrando o suficiente, de crédito, para comprar outro carro, e assim eu fiz. Foi um do negócios mais perfeitos que realizei até hoje. Isso foi em outubro de 1998; estou com ele até hoje, e, creio que será meu último carro. Se eu morasse aí por perto, ficaria com o seu. Duvido alguém gostar mais do Santana do que eu.
ExcluirEu tenho um e nao tenho do que recrama
ResponderExcluirtenho um identico só muda que é azul faz um ano ñ deu poblema nenhum sò alegria
ResponderExcluirBom dia
ResponderExcluirestou precisando de ajuda, o meu carro e um santana 86 Cd e o painel de instrumentos parou
não funciona nada, meu zap e 983012927 se souberem de alguma coisa pra me ajudar me chama no zap
eu tenho um Santana 2000 a álcool 1.8 compreto tá bem conservado enteresa em ver chama no zap (65)996396785 sapezal mt
ResponderExcluirSr. José, se o seu Santana está inteiro, cuide bem dele, pois esses carros parecem "ter alma", e generosa, porque não maltratam quem "realmente gosta deles". O meu, quando tem algum problema, para meu conforto e tranquilidade, demonstra-o em casa, muito raramente sofre "pane" em transito. Está comigo há 19 anos.
ResponderExcluirEu, em particular digo tenho até hoje Santana Quantum Gls, Automático ainda todo original 2.0, motor Ap, caixa de cambio automático de 3 marchas, e atualmente estou em dificuldades de comprar o jogo de junto com seus respectivos retentores e mais o rolamento do diferencial, está ainda em uso só que com vazamento de oleo, não vendo se não for consertado vou fazer um palanque com cobertura para guardar. procuro por jogo de juntas com caixa 3 marcha, me oferece de 5 marcha uma pena, tenhos outro carros mas este satisfaz quaisquer desejos. Manoel Afonso dos Santos.
ResponderExcluiramigo, vc conseguiu comprar o jogo de juntas e os retentores do câmbio automático 3 marchas? Se sim, pode me dizer a onde vc achou? também estou com este mesmo problema. Obrigado
Excluirtenho um prata , penso em vende lo. esta parado na garagem.
ResponderExcluirEssa roda é do CD, um pouco mais antigo. Colocaram no Gol GT também.
ResponderExcluirDo mais, tudo certinho
Possuo um 89 azul Búzios 4 portas 2.0 a gasolina.
ResponderExcluirPros: excelente custo benefício, não dá mecanica e viajo muito com ele, motor forte ainda em tempos atuais.
Contras: embora citado acima o motor é potente, temos de reconhecer que a aerodinâmica é deficiente, balança MT em altas velocidades pois é quadrado e a aerodinâmica é deficiente, acabamento é bom mas frágil o tecido desbota muito fácil no sol e descola das portas, conjunto do painel não acho elegante, tudo rente ao painel menos os instrumentos que ficam ao fundo dentro de uma caixa quadrada. Mancada da Volks.
Tenho um santana 90/90 motor 2000 cupê com 38.863 Km muito bom
ResponderExcluirComprei um hoje gls azul 89 em bom estado. Ate entao nunca Tinha dirigido
ResponderExcluirtenho um gls comprei do meu primo ta dificil mas vou arruma e realizar meu sonho de ter um quadrado
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.