A Fiat desenvolveu o câmbio Dualógic que deu bons resultados e em 2012 deu início a uma atualização do mesmo batizada de Dualogic Plus que começou a ser usada no Fiat Bravo, depois no Línea e recentemente no Punto. Este ano ainda será usada no Fiat 500 e a partir do ano que vem em toda a linha Fiat.
Lamentavelmente os atuais Dualogic não aceitarão atualizações de softwares . O novo Dualogic Plus passou por uma série de melhorias como mais suavidade na troca de marchas e mais conforto ao condutor ao fazer manobras .Alguns pontos a serem destacados que contribuem para seu aprimoramento são: o Creeping que quando o motorista solta o pedal de freio com uma marcha engatada o veículo o mesmo move-se devagar sem que o aceleredor esteja sendo acionado - uma das vantagens dos câmbios automáticos que auxiliam nas manobras e nas partidas em ladeira. Outro ponto de destaque é o Auto-Up Shift Abort que funciona quando o condutor pressiona o acelerador para retomar a velocidade em ultrapassagens. Assim que iniciar a troca de marchas para uma marcha superior ela possa ser cancelada e mantida a original em qualquer imprevisto ,possibilitando um maior conforto na retomada da aceleração.
Será que ficou melhor que a da VW? Duvido. Vai continuar dando os tradicionais trancos. Sò que agora menos.
ResponderExcluirVou testar e depois comento
ResponderExcluirDualogic Plus é so nome, o cambio e o conjunto mecanico continua o mesmo, o que se reprograma é a central e a exemplo disso, a Fiat já faz isso ha tempos nos carros equipados com o Dualogic toda vez que um carro entra na rede autorizada para revisão, chamado de recall branco, quando é efetuado sem o conhecimento do proprietário ou previo aviso. Exemplo melhor:
ResponderExcluirTenho um Linea 2009 com esse cambio, não existem trancos mesmo no modo Sport, as trocas são realmente suaves e mantendo a aceleração proxima de 2.000rpms, o cambio chega a se comportar de forma imperceptivel, isso tudo é resultado do recall branco que o carro sofreu na primeira revisao dos 15.000 km, o problema todo é quando esses cambios saem de fabrica com centrais de comando premiadas a dar erros...aí não tem atualização ou reset que resolva!
Todos são feitos pelo mesma empresa Magneti Mareli , só que os da VW ficaram melhores e em segundo os da Fiat e e terceiro os da GM famosos "easytranco" , mas parece que a Fiat deu uma bela ajustada para ficar mais agradável ao se dirigir , não posso dizer como ficou pois só conheço o atual , vamos aguardar para ver se o que mudou não foi só o nome .
ResponderExcluirEsses cambios só servem para país de terceiro mundo, o que funciona é um de dupla embreagem presente nos país desenvolvidos, inclusive nos mesmos modelos lá fora, o brasileiro se acostuma com esterco e paga o preço de ouro... sempre foi assim !!! Infelizmente....
ResponderExcluirSem falar na qualidade baixa, o meu Novo Palio 2012/2013 só teve a garantia de um ano encerrada que no outro mẽs (!) o câmbio Dualogic pifou. Está agora na concessionária, e o responsável já falou que vai ser preciso trocá-lo.
ResponderExcluirFIAT nunca mais, credo.
Estou no meu terceiro linea e não me arrependo. A, só pra saber, antes eu tive corola. Fiat linea, ótimo custo x benefício.
ExcluirTenho um linea 2009 e até o presente momento , depois de mais de 5 anos de uso , com mais de 103mil km , não me deu nenhum tipo de problema ...Só alegria !!!
ResponderExcluirTenho um linea 2009 e até o presente momento , depois de mais de 5 anos de uso , com mais de 103mil km , não me deu nenhum tipo de problema ...Só alegria !!!
ResponderExcluirEu tenho um Linea absolute 2010 canbio do dualogic, eu passo substituí pelo o dualogic Plus?
ResponderExcluirTenho uma Strada 2014, uso Severo no campo, até agora nunca deu problema! Ótimo carro, cambio parece automático, muito suave ! Esta com 60 mil km já. Recomendo!
ResponderExcluirAlguem sabe dizer se o dual logic do Idea 2013/2013 essense ja veio atualizado/reprogramado como Dual logic plus.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.