O Hyundai Azera 2013 é a máxima expressão da evolução da montadora sul-coreana no mercado automotivo mundial. A versão atual, que também é conhecida como Hyundai Grandeur na Coréia do Sul, está anos luz à frente de seus predecessores.

Hyundai Azera 2013

O Azera anterior tinha um estilo controverso, e chegou a vender bem mais por sua relação custo x benefício do que por seus atributos estéticos - tratava-se de um carro sem graça anônimo. 

Hyundai Azera 2006 - XG350 - 1º geração

A primeira geração, de 2006, que não chegou ao Brasil, mas era conhecida como XG350, era a última palavra em estilo barroco-coreano. E isso é ser gentil.

Hyundai Azera 2006 - XG350 - 1º geração

Ao contrário do primeiro Azera, o Hyundai XG350, o Azera 2013 provoca viradas de cabeças pelas razões certas. A carroceria tem o desenho baseado no conceito "Escultura Fluida", e apesar de ser um sedã de luxo, o visual tem uma pitada de agressividade.

Hyundai Azera 2013

Se formos considerar os concorrentes do Azera no Brasil, Toyota Camry e Chrysler 300, o design do Azera se torna ainda mais sedutor, mesmo com a recente reformulação do Camry, que parece um carro do século passado ao lado do sul-coreano.

Hyundai Azera 2013

O fato é que o mercado de sedãs grandes está encolhendo nos EUA por uma razão bem prosaica: preço. E a competição é feroz: por baixo temos os carros menores e mais baratos, e acima desses carros, há a competição dos modelos de luxo da BMW, Audi e Mercedes-Benz. Ocorre que a Hyundai sabe disso, e fez uma jogada inteligente com o Azera.

Hyundai Azera 2013

Um Hyundai Sonata, que é 10 centímetros menor, é entre R$ 20.000 e R$ 30.000 reais mais barato. Por outro lado, o Hyundai Gênesis é quase o dobro do preço. Mas a Sonata não tem um motor V-6, enquanto que o Gênesis é de tração traseira.

Hyundai Azera 2013

Por outro lado, o Hyundai Azera usa uma configuração de tração dianteira compacta, que além de ser uma ótima em termos dinâmicos, permite um interior amplo. Há espaço para você, seus filhos, e todas as suas coisas. Ao mesmo tempo, o Azera tem bom desempenho e apresenta os mesmos equipamentos encontrados nos carros de luxo.

Hyundai Azera 2013

O modelo topo de linha, "completíssimo" na denominação da Hyundai, inclui o sistema de som Infinity, rodas de liga leve de 19 polegadas, teto solar panorâmico, faróis de alta intensidade xénon, painel de instrumentos tipo Supervision 3D, indicador de obstáculo no painel de instrumentos, volante com aquecimento, porta luvas com refrigeração e chaves.

Hyundai Azera 2013 - teto solar panorâmico

Além disso, temos auto Cruise control (piloto automático), computador de bordo com tela LCD (hodômetro parcial A e B, consumo instantâneo, autonomia e velocidade média), memória de posição do volante, retrovisores externos e banco do motorista.

Hyundai Azera 2013 - painel

O retrovisor interno eletrocromático, soleiras com iluminação em LED e cortina retrátil nos vidros traseiros com acionamento elétrico também fazem parte desse pacote.

Hyundai Azera 2013 - interior

Em outras palavras, este pacote transforma o Azera de ordinário em extraordinário, apesar de sob o capô não haver opões: ao invés do V-6 3.3L de 293 cv do Azera americano, o modelo brasileiro só oferece um 3.0L V-6 com 270 cv, associado com uma caixa de transmissão automática sequencial de seis velocidades.

Hyundai Azera 2013 - por dentro

Os itens de segurança de série incluem nove airbags, controle de estabilidade, controle de tração, freios ABS, distribuição eletrônica de frenagem, entre outros itens.

Hyundai Azera 2013

O comportamento dinâmico do Hyundai Azera 2013 é suave e a suspensão isola a cabine de qualquer imperfeição do piso. Entretanto, a estabilidade não ficou comprometida e ele responde bem em manobras básicas.

Conclusão

Apensar dos R$ 120.000 reais pedidos pela versão completa, e pelos R$ 130.000 da versão completíssima, o Azera, no segmento de sedãs grandes, ainda é uma ótima opção.

13 Comentários

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  1. Eu não gostei desse Novo Azera.

    Nas fotos, é uma coisa. Ao vivo, é outra.

    Esse excesso de vincos poluiu o design de um carro que, pela classe que pertence, deveria ser mais sóbrio.

    O curioso é que o Novo i30 e o Elantra (que nada mais é do que um Novo i30 sedan) ficaram bonitos. Sobretudo o Elantra, que considero um dos carros mais bonitos da atualidade.

    Bem, mas isso é o meu gosto. Certamente, há os que gostam dos vincos no Azera.

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    1. E eu acho ele mais bonito ao vivo que em fotos. A Hyundai deu um salto da geração anterior para esta, que acho difícil repetir o feito daqui para frente.

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  2. Sueli

    Acabei de adquirir um AZERA 2013. Realmente a Hyundai foi felicíssima no design. Na realidade é hoje, um dos carros mais bonitos desse porte, que já vi no Brasil. Alinhadíssimo, completíssimo, enfim, é o carro. Estou adorando. Parabéns HYUNDAI!!!!!

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    1. Parabéns Sueli. Esse Azera novo é o "the state of the art" em termos de carros de luxo: lindo, potente, com um interior absolutamente sensacional e mais lindo ainda à noite - todo iluminado. E, detalhe, com um preço bastante competitivo em termos de Brasil, afinal, ele é mais de R$ 50k mais barato que o Toyota Camry (que deve esta mofando nas concessionárias) e R$ 70k mais barato que o trambolho do Chrysler 300. Parabéns à Hyundai pelo carro, e parabéns à quem pode comprá-lo!

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  3. não tinha visto este carro nem por fotos e nem ao vivo até quinta-feira passada que me deparei com um Branco ...cara que carro lindo ! tudo nele combiba e não da impressão de trambolhão embora seja um carro grande , mas achei sensacional a linha do carro ! agora gosto do Azera , pois os lançados no Brasil anteriormente não estavam no ponto .

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  4. poxa fiquei na dúvida lindo carro mas a BMW veio com tudo com essa nova serie 3 a 320i
    agora esta equipada com motor turbo 2.0 que faz de 0 a 100 km/h em 7s e tb com tração traseira e um otimo designer com todo o conforto e e sofistição da marca alemã em termos de durabilidade por esse preço fico com a BMW 320i 2013 R$ 128.000,00 bem mais carro!!! não desmerecendo a hyundai mas bmw é bmw!!!

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  5. nossa finalmente alançaram algo de acordo, eu nao gostava nem um pouco do antigo, mas agora esse carro ficou perfeito foi o novo desenhista que deu essa nova cara nao foi?, ele é inferior ao elantra ou superior?

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    1. Muito superior... O Elantra é 1.8 de 148cv e o Azera 3.0V6 de 250cv

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  6. a hyunda evoluiu mto no azera vc olha as outras versões parece um carro antigo

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  7. NAO TEM: CENTRAL MULTIMIDIA,TURBO-COMPRESSOR,COMANDO VOCAL DO AUDIO,TELEFONE,AR CONDICIONADO E GPS,TRAÇAO INTEGRAL,LEITOR DE CARTAO DE MEMORIA,TOMADA 12V,PILOTO AUTOMATICO ADAPTATIVO,RADAR DE PONTOS CEGOS,PARK ASSIST,SENSOR DE MANUTENÇAO DE FAIXA DE ROLAMENTO,RADAR ANTI COLISAO,PADDLE SHIFTS, SENSOR DE PRESSAO DOS PNEUS,ETC... ETC...O NOVO FORD FUSION O SUPERA POIS LEM DE TER TODOS ESTES ITENS E OUTROS DE SERIE, CUSTA MENOS E AINDA ACELERA 2 SEGUNDOS MAIS RAPIDO,ALEM DE SER FORD, PRIMEIRA FABRICA DE AUTOMOVEIS DO MUNDO

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  8. ^NAO TEM TURBO-COMPRESSOR=mas nem precisa, e mesmo sem é mais potente q o novo fusion(azera=270cv, fusion 240cv). nao tem PADDLE SHIFTS? mentira, pq tem sim! e ja q a comparação é com o novo fusion, o azera tem garantia maior= 5 anos!, é um carro maior e mais bonito, e o cara ^ citou só os equip do fusion q o azera nao tem(alguns ate equivocadamente) mas e os q o azera tem e o fusion naotem?? comparando tudo o azera é bem mais completo e tem melhor relação peso/potencia( azera=5.86kg/cv, fusion awd=6.66kg/cv!!) , porisso é mentira q o fusion ACELERA 2 SEGUNDOS MAIS RAPIDO.comparando tudo tudo se constata q o azera é alem de melhor carro, tb melhor custo/beneficio q o fusion ou qqer outro carro dessa faixa de $! a hyundai ta de parabens memsmo por essa maravilha de carro!

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    1. Famboy da Ruindai....kkkkkkkkkkkkkkkk
      Esse Azedo tem um motor V6 de 270cv e consegue ser mais lerdo que um Gol 1.6.
      O Uno tem mais tecnologia;

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