O grupo formado pela Nissan - Renault , presente na Rio+20, pediu ajuda aos setores públicos e privados para juntos alavancarem a produção de veículos elétricos no mundo.
Através de palestra proferida por Toshiaki Otani- Diretor Geral da Divisão de Baterias do grupo Nissan- Renault- por ocasião da Conferência sobre Mobilidade Elétrica na Rio+20, o executivo alertou que o processo dos veículos elétricos apenas começou e há muito por fazer mas "que os governantes podem acelerar essa tendência e levar a uma adoção muito maior desse tipo de veículo" - traduzindo em bom português, é preciso que haja vontade política para que possamos ter taxas menores de emissões de CO2 e carros "mais verdes".
E continuou ele: “Os países mais respeitados por suas iniciativas ‘verdes’ encorajam ativamente o uso de carros elétricos fornecendo incentivos ao consumidor final. Permite que carros elétricos usem pistas exclusivas e tenham estacionamento gratuitos”, e disse ainda “Vamos continuar essa conversa e usá-la como uma chance de caminhar na direção de uma sociedade sustentável”.
O Forum Global de Mobilidade Elétrica é resultado de parceria entre o Departamento de Economia e Assuntos Sociais da Naçoes Unidas, a Associação Brasileira de Veículos Elétricos, a Eletrobrás Furnas entre outros na Conferência da Naçoes Unidas sobre Desenvolvimento Sutentável que reuniu 50 mil delegados do mundo inteiro para refletirem e apontarem soluçoes para redução da pobreza, criação de novos empregos e promoção de políticas públicas de incentivo ao uso de energia limpa.
O grupo Renault - Nissan é atualmente o mais comprometido com a questão da emissão zer e o único que possui uma linha completa de carros elétricos no mercado global. Seu carro-chefe é o Nissan Leaf - o primeiro veículo totalmente elétrico do mercado- que ganhou o prêmio Carro do Ano de 2011 e tem preço acessível.Além do Nissan Leaf o grupo disponibilizou também o Renault Kangoo Z.E., o Fluence Z.E. e o Twizzy, modelo urbano para dois passageiros apenas.O grupo contabiliza 40 mil carros elétricos vendidos e sua meta é atingir 1,5 milhões de veículos elétrico nas ruas.
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