O Fiat Linea Absolute Dualogic 2010 é um sedã derivado do Punto e que chegou ao mercado com a missão de enfrentar Honda Civic e Toyota Corolla. Não foi bem sucedido nessa empreitada, então a Fiat optou para rebaixá-lo de categoria.

Fiat Linea Absolute Dualogic 2010

Com isso, seus preços foram reduzidos e uma versão topo de linha como essa Absolute 2010 equipada com câmbio Dualogic pode ser encontrada no mercado de usados (junho/2012) com preços ao redor dos R$ 37.000 reais, resultado em uma boa relação custo x benefício.

Fiat Linea Absolute Dualogic 2010 - usado

O Linea tem um comprimento de 4,56 metros o que lhe garante presença nas ruas, e seu visual esguio e elegante também se destaca, sobretudo pela profusão de detalhes cromados. Na dianteira observa-se faróis dupla parábola e a grade proeminente.

Fiat Linea Absolute Dualogic 2010 - bancos em couro

No interior temos um bom acabamento, com materiais de boa qualidade que se mantém quase como novos mesmo neste modelo sem-novo. A posição de dirigir é esportiva: o motorista se encaixa bem no banco e fica alinhado ao painel, lembrando o Punto.

Fiat Linea Absolute Dualogic 2010 - painel

Os equipamentos presentes neste Fiat Linea Absolute Dualogic 2010 são os seguintes: ar-condicionado digital, computador de bordo, airbags dianteiros, volante multifuncional, piloto automático e sistema de comando por voz, sensor crepuscular, sensor de chuva, vidros laterais laminados, vidros traseiros escurecidos, sistema de navegação Blue&Me NAV.

Fiat Linea Absolute Dualogic 2010 - perfil traseiro

O motor é um quatro cilindros 1.9 16V Flex com 132 cv a 5750 rpm e 18,6 mkgf a 4500 rpm. Trata-de uma unidade com bloco e cabeçote de ferro fundido, com comando de válvulas convencional (não variável). Esse motor já foi substituído nas versões mais novas pelo E_TorQ 1.8 16V.

Fiat Linea Absolute Dualogic 2010 - câmbio automático Dualogic

Associado a isso, temos o câmbio automatizado de cinco marchas, que não prima pela maior suavidade, principalmente quando ainda se está adaptando a esse motor.

Desempenho

Aceleração de 0 a 100KM/h: 12,8s (gasolina) e 12,2 segundos (álcool)

Consumo

Ciclo urbano (cidade): 9,8 km/l de gasolina
Ciclo rodoviário (estrada): 12,8 km/l de gasolina

Aspectos negativos

GPS original complicado para usar
Cambio Dualogic não apresenta suavidade nas trocas
Sistema de som não tem entrada USB e nem AULIXIAR

Aspectos positivos

Estilo (será reestilizado este ano, veja aqui)
Interior bem acabado

Fiat Linea Absolute Dualogic 2010 - volante multi-funcional

Comportamento dinâmico

Em relação à dirigibilidade, o Fiat Linea Absolute Dualogic 2010 tem comportamento esportivo, com uma suspensão firme. As reações são bastante previsíveis e o carro está sempre na mão. A suspensão vem com barra de torção, na traseira, e McPherson, com subchassi na frente.

Fiat Linea Absolute Dualogic 2010

Conclusão

O Fiat Linea Absolute Dualogic 2010, custando em torno de R$ 37.000 reais (junho/2012) é uma boa opção do mercado de usados para quem precisa de um sedã médio, com câmbio automatizado, mas não quer sofrer com os elevados índices de desvalorização dos 0KM. Além disso, agrada quem gosta de um estilo de condução mais esportivo, o nível de acabamento é acima da média.

Fiat Linea Absolute Dualogic 2010 - preto


FICHA TÉCNICA  - Fiat Linea Absolute Dualogic 2010
MOTOR
Dianteiro, transversal, 1.9 litros, 4 cilindros em linha, 16 válvulas; flexálcool e/ou gasolina; acelerador eletrônico (drive by wire)
Número de válvulas por cilindro4
Eixo de comando de válvulasDois no cabeçote
Diâmetro x curso86,4 x 78,4 mm
Cilindrada1.838,6 cm3
Potência máxima (cv / rpm) (ABNT) / regime)130 / 5.750 (gasolina)
132 / 5.750 (álcool)
Torque máximo (kgfm / rpm) (ABNT) / regime)18,1 / 4.500 (gasolina)
18,6 / 4.500 (álcool)
Taxa de compressão11,5
IgniçãoEletrônica digital incorporada ao sistema de injeção (Magneti Marelli)
Sistema de alimentaçãoInjeção eletrônica multiponto sequencial (Magneti Marelli)
TRANSMISSÃO
Câmbio automático de 5 marchas Dualogic (câmbio com comando eletro-hidráulico automático selecionável) (5 à frente e uma à ré); tração dianteira com juntas homocinéticas
Relação das marchas
1a marcha - 3,909
2a marcha - 2,238
3a marcha - 1,520
4a marcha - 1,156
5a marcha - 0,919
Ré - 3,909
Redução do diferencial3,867
DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica
Diâmetro mínimo de curva10,9 m
EMBREAGEM
TipoMonodisco a seco com mola a disco e comando hidráulico
SUSPENSÃO
DianteiraMcPherson com rodas independentes, braços oscilantes em aço estampado fixados ao subchassi, amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito, molas helicoidais e barra estabilizadora
TraseiraRodas semi-independentes, travessa de torção de seção aberta, amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito e molas helicoidais
FREIOS
TipoHidráulico servo-assistido composto por dois circuitos independentes em "X"
De serviçoHidráulico com comando a pedal com ABS (sistema eletrônico de antitravamento das rodas)
À disco nas quatro rodas, sendo os dianteiros, ventilados
Dianteirosdiscos ventilados (284 mm de diâmetro) com pinça flutuante
Traseirosdiscos sólidos (251 mm de diâmetro) com pinça flutuante
RODAS / PNEUS
6.0J x 15" polegadas, em liga leve / 195/65 R15 91H (opcional6,5J x 16", em liga leve / pneus 205/55 R16)
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
60 litros
CAPACIDADE DO PORTA-MALAS
500 litros
DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento4.560 mm
Largura1.730 mm
Altura (vazio)1.505 mm
Distância entre-eixos2.603 mm
Bitola dianteira / traseira1.476 mm / 1.482 mm
DESEMPENHO
Velocidade máxima186 km/h (gasolina)
188 km/h (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h10,7 s (gasolina)
10,5 s (álcool)
CONSUMO CIDADE / ESTRADA (km/l) (Norma NBR 7024)
11,5 / 15,3 (gasolina)
8,1 / 10,7 (álcool)
CAPACIDADE DE CARGA
400 kg
CARGA MÁXIMA REBOCÁCEL (sem freio)
400 kg
PESO (em ordem de marcha)
1.320 kg
LISTA DE EQUIPAMENTOS DE SÉRIE E OPCIONAIS
* ABS
* Airbag duplo
* Alerta de limite de velocidade
* Alerta de manutenção programada
* Apóia-braço central dianteiro com porta-objetos
* Apóia-braço central traseiro com porta-objetos e porta-copos
* Apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados com regulagem de altura
* Ar-condicionado
* Banco do motorista com regulagem de altura
* Banco traseiro bipartido
* Bancos revestidos em veludo
* Bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras
* Bolsa porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros
* Bolsas laterais nos bancos dianteiros (incompatíveis com side bags)
* Brake light
* Câmbio Dualogic Automático
* Chave em formato de canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas
* Check control
* Cintos de segurança dianteiros de 3 pontos retráteis com regulagem de altura
* Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
* Comando interno de abertura da tampa de abastecimento
* Comando interno elétrico de abertura do porta-malas
* Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
* Computador de Bordo B (distância B, consumo médio B, velocidade média B e tempo de percurso B)
* Configuração de cor interna cinza
* Console central com porta-objetos e porta-copos
* Conta-giros
* Desembaçador do vidro traseiro
* Detalhes externos cromados
* Direção hidráulica
* Drive by Wire (sistema eletrônico de controle da aceleração)
* Embreagem hidráulica
* Espelhos de cortesia iluminados motorista e passageiro
* Faixas decorativas nas colunas das portas
* Faróis de neblina
* Fiat Code 2ª geração
* Follow me home
* FPS (Fire Prevention System) - Interruptor inercial de combustível, Válvula anti-refluxo de combustível, Acabamento interno com materiais anti-propagação de chamas
* Freios traseiros a disco
* Frisos laterais cromados
* Ganchos de fixação de carga no porta-malas
* Iluminação do porta-malas
* Luzes de leitura dianteiras (com spot) e traseiras
* Motor 1.9 16V Flex
* My Car Fiat (personaliza várias funções do carro)
* Pára-brisa degradê
* Piloto automático
* Ponteira de escapamento cromada
* Porta-objetos móvel (copinho)
* Porta-óculos
* Quadro de instrumentos com display Dot Matrix (relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa)
* Rádio CD Player integrado ao painel com RDS e leitor de MP3
* Reostato para controle de iluminação do quadro de instrumentos
* Retrovisores externos elétricos na cor do veículo
* Rodas em liga leve 6.0 x 15 + Pneus 195/65 R15
* Saída de ar para o banco traseiro
* Sistema NANO-FLORENCE (Sistema de gerenciamento elétrico e eletrônico)
* Tomada 12V
* Travas elétricas + Trava automática das portas a 20 km/h
* Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento
* Volante com regulagem de altura e profundidade
* Volante revestido em couro com comandos do rádio
OPCIONAIS
* Bancos revestidos parcialmente em couro
* Blue&MeTM (Sistema baseado no Windows Mobile com porta USB e Viva-voz Bluetooth + volante em couro com comandos de rádio e telefone
* Blue&MeTM Nav (Sistema baseado no Windows Mobile com porta USB e Viva-voz Bluetooth + volante em couro com comandos de rádio e telefone) + navegador GPS integrado ao quadro de instrumentos com operação por comandos de voz
* kIT Essencear-condicionado automático digital; rodas em liga leve 16" + pneus 205/55 R16 (inclusive o estepe); sensor de estacionamento; siglas Essence nas colunas laterais traseiras
* Kit High Techsensor de estacionamento, sensor crepuscular e retrovisor interno eletrocrômico
* Kit parafuso antifurto das rodas (um por roda)
* Side bags dianteiros + windows bags (inclui apoios de cabeça dianteiros com sistema anti-whiplash)

33 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. acabamento acima da media??? acho q nao.... tanto eh que foi rebaixado....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi rebaixado por não ser tão grande como corolla, não pelo nivel de acabamento.

      Excluir
    2. O pessoal fica ai falando mal do línea dizendo que o acabamento é ruim que é tudo plastico, engraçado que o corola e o civic tbm são acabados em plastico, o línea não deixa nada a desejar perante os citados ai e uma é bem mais bonito e esportivo diferente do toyota que é fabricado só pra idoso, ai esta o dualogic mas eu prefiro o manual pois carro automático é coisa de fresco preguiçoso, ou de uma pessoa que tenha limitações realmente e precise de câmbio automático

      Excluir
    3. Que grado de evolução vc tem mano! "pois carro automático é coisa de fresco preguiçoso"
      Eu não sou fresco nem preguiçoso e adoro dirigir carros com cambio automático.
      Nos EEUU 90% ou mais são automáticos e nem por isso são aquilo que vc fala, eu acho que vc é veado, fresco e gosta de tomar no cu!

      Excluir
  2. O Brasileiro vai muito na conversa dos outros, já tive um focus, depois passei p um corolla e há 6 meses possuo um linea, e digo com propriedade que este último n deixa nada a desejar, pelo contrário é muito melhor custoXbenefício que os outros dois. Belo Carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara to vendo um 2010 desse mesmo jeito, absolute, na sua opinião, ainda esta melhor que os seus últimos dois carros? o valor do que eu estou vendo esta por R$30.990,00

      Excluir
    2. Concordo com o Jailson, o acabamento é impecável, já tive golf, siena, spacefox, e agora o linea absolute dualogic nada a reclamar muito satisfeito; e para quem não conhece vale a pena fazer um test drive; custo x benefício ótimo. Ah!, e o som possui sim entrada USB para pendrive fica dentro do porta luvas....
      Procurem outro carro para reclamar... esse é fera!!!!

      Excluir
    3. Concordo com o Jailson, o acabamento é impecável, já tive golf, siena, spacefox, e agora o linea absolute dualogic nada a reclamar muito satisfeito; e para quem não conhece vale a pena fazer um test drive; custo x benefício ótimo. Ah!, e o som possui sim entrada USB para pendrive fica dentro do porta luvas....
      Procurem outro carro para reclamar... esse é fera!!!!

      Excluir
  3. Simplesmente fantástico sou fã da marca tive um Stilo e agora tenho um linea absolute em matéria de acabamento não so o linea mais a grande maioria dos modelos Fiat sao bem melhores acabados do que os concorrentes e assim como os concorrentes tem seus pros e contras felicíssimo com meu carro e assino embaixo não perde em nada para seus concorrentes e tenho dito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José me confirma o consumo do seu Línea -ele é 2010 ????
      Grato

      Excluir
    2. VEJA SE AS VELAS DEL EÉ DE 1.6 SE FOR TROQUE PARA AS VELAS DELE QUE É 1.9 - AIH VC VAI FAZER MAIS DE 13KM POR LTRS

      Excluir
  4. Respostas
    1. O MEU FEZ 13,56KM POR LITRO NA BR.

      Excluir
    2. Depende do pé. O meu absolute dualogic faz em média de 14 /15, 5 trânsito bom. Agora trânsito ruim só faz 11

      Excluir
  5. Anonimo ... detalhe o consumo LInea 2010 ... 10 km/lt cidade ?..

    ResponderExcluir
  6. tenho um 2010 hlx ha uns 20 dias. troquei cabos de velas, as velas certa para ele. pois estava com vela de carro 1.6- resultado- viajei fiz o controle e simplesmente DEU UM CONSUMO DE 13,56 KM/LTRS QUEM NAO ACREDITA, TROQUE O QUE EU TROQUEI

    ResponderExcluir
  7. Fui a praia com o meu, cinco pessoas e o porta malar não cabia nem mais um lapis, deu 11KM/L excelente pelas condições.

    ResponderExcluir
  8. bom dia comprei um linea a 5 dias mais ate agora nao achei a entrada USB?
    SERA Q ALGUEM PODERIA ME FALA ONDE FICA NA PARTE DO PORTA LUVAS?

    ResponderExcluir
  9. Alguem poderia me falar sobre o câmbio dualogic?
    É mesmo um problema crônico do carro?

    ResponderExcluir
  10. Pessoal tô querendo comprar um 2010 dualogic o que me dizem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carro de cambio automatico so corolla e honda.o resto e mancada.

      Excluir
  11. carro muito bom, confortável, peguei a pouco tempo, ainda estou me adaptando ao cambio dualogic, mas não tenho nada a reclamar.... Preciso é trocar as velas para ver se melhoro o consumo do veículo...

    ResponderExcluir
  12. Estou pensando se compro um alguma opinião? É mesmo um bom carro?

    ResponderExcluir
  13. Excelente carro, tenho o meu a 2 anos com 120 mil km e sem problemas e por mim o carro esta otimo.

    ResponderExcluir
  14. Estou comprando uma raridade ano 2011 Absolute.
    O Carro está muiito novo e é de boa procedência.
    Se quiser comprar esse carro é melhor fechar os ouvidos para a criticas pois os que criticam é por que ouvem falar(nunca tiveram o carro) ou tiveram a infelicidade de comprar ele de um dono que não cuidava.
    Em breve estarei trazendo meu relato sobre a minha experiência

    ResponderExcluir
  15. Tenho um 2009 nunca me deixou na mão quero pega um mais novo

    ResponderExcluir
  16. Já tenho o meu Linea 2010 já dois anos e não me deu nenhum problema ,eu acho muito bom o câmbio,nas curvas fechadas não balança e nem sair da curva pode acelera na subida tbm não deixa a desejar não pra mim e um otóti carro

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho um linia 2010 so faz 5.6 km no álcool na cidade já troquei vela cabo e fiz o cabeçote. Mas continua sendo o carro Gastão

    ResponderExcluir
  18. Qual óleo de trasmisao devemos usa nele 1.9 2010

    ResponderExcluir
  19. Estou pensando em comprar um 2010 alguém pode me dizer se estou fazendo um bom negócio

    ResponderExcluir
  20. Bons comentários , alguns não sabem o que falam e nem conhecem carro , estou comprando um 2010/10 .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem