O Fiat Linea Absolute Dualogic 2010 é um sedã derivado do Punto e que chegou ao mercado com a missão de enfrentar Honda Civic e Toyota Corolla. Não foi bem sucedido nessa empreitada, então a Fiat optou para rebaixá-lo de categoria.
Com isso, seus preços foram reduzidos e uma versão topo de linha como essa Absolute 2010 equipada com câmbio Dualogic pode ser encontrada no mercado de usados (junho/2012) com preços ao redor dos R$ 37.000 reais, resultado em uma boa relação custo x benefício.
O Linea tem um comprimento de 4,56 metros o que lhe garante presença nas ruas, e seu visual esguio e elegante também se destaca, sobretudo pela profusão de detalhes cromados. Na dianteira observa-se faróis dupla parábola e a grade proeminente.
No interior temos um bom acabamento, com materiais de boa qualidade que se mantém quase como novos mesmo neste modelo sem-novo. A posição de dirigir é esportiva: o motorista se encaixa bem no banco e fica alinhado ao painel, lembrando o Punto.
Os equipamentos presentes neste Fiat Linea Absolute Dualogic 2010 são os seguintes: ar-condicionado digital, computador de bordo, airbags dianteiros, volante multifuncional, piloto automático e sistema de comando por voz, sensor crepuscular, sensor de chuva, vidros laterais laminados, vidros traseiros escurecidos, sistema de navegação Blue&Me NAV.
O motor é um quatro cilindros 1.9 16V Flex com 132 cv a 5750 rpm e 18,6 mkgf a 4500 rpm. Trata-de uma unidade com bloco e cabeçote de ferro fundido, com comando de válvulas convencional (não variável). Esse motor já foi substituído nas versões mais novas pelo E_TorQ 1.8 16V.
Associado a isso, temos o câmbio automatizado de cinco marchas, que não prima pela maior suavidade, principalmente quando ainda se está adaptando a esse motor.
Desempenho
Aceleração de 0 a 100KM/h: 12,8s (gasolina) e 12,2 segundos (álcool)
Consumo
Ciclo urbano (cidade): 9,8 km/l de gasolina
Ciclo rodoviário (estrada): 12,8 km/l de gasolina
Aspectos negativos
GPS original complicado para usar
Cambio Dualogic não apresenta suavidade nas trocas
Sistema de som não tem entrada USB e nem AULIXIAR
Aspectos positivos
Estilo (será reestilizado este ano, veja aqui)
Interior bem acabado
Comportamento dinâmico
Em relação à dirigibilidade, o Fiat Linea Absolute Dualogic 2010 tem comportamento esportivo, com uma suspensão firme. As reações são bastante previsíveis e o carro está sempre na mão. A suspensão vem com barra de torção, na traseira, e McPherson, com subchassi na frente.
Conclusão
O Fiat Linea Absolute Dualogic 2010, custando em torno de R$ 37.000 reais (junho/2012) é uma boa opção do mercado de usados para quem precisa de um sedã médio, com câmbio automatizado, mas não quer sofrer com os elevados índices de desvalorização dos 0KM. Além disso, agrada quem gosta de um estilo de condução mais esportivo, o nível de acabamento é acima da média.
FICHA TÉCNICA - Fiat Linea Absolute Dualogic 2010 | |
MOTOR | |
Dianteiro, transversal, 1.9 litros, 4 cilindros em linha, 16 válvulas; flex | álcool e/ou gasolina; acelerador eletrônico (drive by wire) |
Número de válvulas por cilindro | 4 |
Eixo de comando de válvulas | Dois no cabeçote |
Diâmetro x curso | 86,4 x 78,4 mm |
Cilindrada | 1.838,6 cm3 |
Potência máxima (cv / rpm) (ABNT) / regime) | 130 / 5.750 (gasolina) |
132 / 5.750 (álcool) | |
Torque máximo (kgfm / rpm) (ABNT) / regime) | 18,1 / 4.500 (gasolina) |
18,6 / 4.500 (álcool) | |
Taxa de compressão | 11,5 |
Ignição | Eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção (Magneti Marelli) |
Sistema de alimentação | Injeção eletrônica multiponto sequencial (Magneti Marelli) |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio automático de 5 marchas Dualogic (câmbio com comando eletro-hidráulico automático selecionável) (5 à frente e uma à ré); tração dianteira com juntas homocinéticas | |
Relação das marchas | |
1a marcha - 3,909 | |
2a marcha - 2,238 | |
3a marcha - 1,520 | |
4a marcha - 1,156 | |
5a marcha - 0,919 | |
Ré - 3,909 | |
Redução do diferencial | 3,867 |
DIREÇÃO | |
Tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica | |
Diâmetro mínimo de curva | 10,9 m |
EMBREAGEM | |
Tipo | Monodisco a seco com mola a disco e comando hidráulico |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | McPherson com rodas independentes, braços oscilantes em aço estampado fixados ao subchassi, amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito, molas helicoidais e barra estabilizadora |
Traseira | Rodas semi-independentes, travessa de torção de seção aberta, amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito e molas helicoidais |
FREIOS | |
Tipo | Hidráulico servo-assistido composto por dois circuitos independentes em "X" |
De serviço | Hidráulico com comando a pedal com ABS (sistema eletrônico de antitravamento das rodas) |
À disco nas quatro rodas, sendo os dianteiros, ventilados | |
Dianteiros | discos ventilados (284 mm de diâmetro) com pinça flutuante |
Traseiros | discos sólidos (251 mm de diâmetro) com pinça flutuante |
RODAS / PNEUS | |
6.0J x 15" polegadas, em liga leve / 195/65 R15 91H (opcional | 6,5J x 16", em liga leve / pneus 205/55 R16) |
TANQUE DE COMBUSTÍVEL | |
60 litros | |
CAPACIDADE DO PORTA-MALAS | |
500 litros | |
DIMENSÕES EXTERNAS | |
Comprimento | 4.560 mm |
Largura | 1.730 mm |
Altura (vazio) | 1.505 mm |
Distância entre-eixos | 2.603 mm |
Bitola dianteira / traseira | 1.476 mm / 1.482 mm |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima | 186 km/h (gasolina) |
188 km/h (álcool) | |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 10,7 s (gasolina) |
10,5 s (álcool) | |
CONSUMO CIDADE / ESTRADA (km/l) (Norma NBR 7024) | |
11,5 / 15,3 (gasolina) | |
8,1 / 10,7 (álcool) | |
CAPACIDADE DE CARGA | |
400 kg | |
CARGA MÁXIMA REBOCÁCEL (sem freio) | |
400 kg | |
PESO (em ordem de marcha) | |
1.320 kg | |
LISTA DE EQUIPAMENTOS DE SÉRIE E OPCIONAIS | |
* ABS | |
* Airbag duplo | |
* Alerta de limite de velocidade | |
* Alerta de manutenção programada | |
* Apóia-braço central dianteiro com porta-objetos | |
* Apóia-braço central traseiro com porta-objetos e porta-copos | |
* Apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados com regulagem de altura | |
* Ar-condicionado | |
* Banco do motorista com regulagem de altura | |
* Banco traseiro bipartido | |
* Bancos revestidos em veludo | |
* Bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras | |
* Bolsa porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros | |
* Bolsas laterais nos bancos dianteiros (incompatíveis com side bags) | |
* Brake light | |
* Câmbio Dualogic Automático | |
* Chave em formato de canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas | |
* Check control | |
* Cintos de segurança dianteiros de 3 pontos retráteis com regulagem de altura | |
* Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos | |
* Comando interno de abertura da tampa de abastecimento | |
* Comando interno elétrico de abertura do porta-malas | |
* Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso) | |
* Computador de Bordo B (distância B, consumo médio B, velocidade média B e tempo de percurso B) | |
* Configuração de cor interna cinza | |
* Console central com porta-objetos e porta-copos | |
* Conta-giros | |
* Desembaçador do vidro traseiro | |
* Detalhes externos cromados | |
* Direção hidráulica | |
* Drive by Wire (sistema eletrônico de controle da aceleração) | |
* Embreagem hidráulica | |
* Espelhos de cortesia iluminados motorista e passageiro | |
* Faixas decorativas nas colunas das portas | |
* Faróis de neblina | |
* Fiat Code 2ª geração | |
* Follow me home | |
* FPS (Fire Prevention System) - Interruptor inercial de combustível, Válvula anti-refluxo de combustível, Acabamento interno com materiais anti-propagação de chamas | |
* Freios traseiros a disco | |
* Frisos laterais cromados | |
* Ganchos de fixação de carga no porta-malas | |
* Iluminação do porta-malas | |
* Luzes de leitura dianteiras (com spot) e traseiras | |
* Motor 1.9 16V Flex | |
* My Car Fiat (personaliza várias funções do carro) | |
* Pára-brisa degradê | |
* Piloto automático | |
* Ponteira de escapamento cromada | |
* Porta-objetos móvel (copinho) | |
* Porta-óculos | |
* Quadro de instrumentos com display Dot Matrix (relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa) | |
* Rádio CD Player integrado ao painel com RDS e leitor de MP3 | |
* Reostato para controle de iluminação do quadro de instrumentos | |
* Retrovisores externos elétricos na cor do veículo | |
* Rodas em liga leve 6.0 x 15 + Pneus 195/65 R15 | |
* Saída de ar para o banco traseiro | |
* Sistema NANO-FLORENCE (Sistema de gerenciamento elétrico e eletrônico) | |
* Tomada 12V | |
* Travas elétricas + Trava automática das portas a 20 km/h | |
* Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento | |
* Volante com regulagem de altura e profundidade | |
* Volante revestido em couro com comandos do rádio | |
OPCIONAIS | |
* Bancos revestidos parcialmente em couro | |
* Blue&MeTM (Sistema baseado no Windows Mobile com porta USB e Viva-voz Bluetooth + volante em couro com comandos de rádio e telefone | |
* Blue&MeTM Nav (Sistema baseado no Windows Mobile com porta USB e Viva-voz Bluetooth + volante em couro com comandos de rádio e telefone) + navegador GPS integrado ao quadro de instrumentos com operação por comandos de voz | |
* kIT Essence | ar-condicionado automático digital; rodas em liga leve 16" + pneus 205/55 R16 (inclusive o estepe); sensor de estacionamento; siglas Essence nas colunas laterais traseiras |
* Kit High Tech | sensor de estacionamento, sensor crepuscular e retrovisor interno eletrocrômico |
* Kit parafuso antifurto das rodas (um por roda) | |
* Side bags dianteiros + windows bags (inclui apoios de cabeça dianteiros com sistema anti-whiplash) |
acabamento acima da media??? acho q nao.... tanto eh que foi rebaixado....
ResponderExcluirFoi rebaixado por não ser tão grande como corolla, não pelo nivel de acabamento.
ExcluirO pessoal fica ai falando mal do línea dizendo que o acabamento é ruim que é tudo plastico, engraçado que o corola e o civic tbm são acabados em plastico, o línea não deixa nada a desejar perante os citados ai e uma é bem mais bonito e esportivo diferente do toyota que é fabricado só pra idoso, ai esta o dualogic mas eu prefiro o manual pois carro automático é coisa de fresco preguiçoso, ou de uma pessoa que tenha limitações realmente e precise de câmbio automático
ExcluirQue grado de evolução vc tem mano! "pois carro automático é coisa de fresco preguiçoso"
ExcluirEu não sou fresco nem preguiçoso e adoro dirigir carros com cambio automático.
Nos EEUU 90% ou mais são automáticos e nem por isso são aquilo que vc fala, eu acho que vc é veado, fresco e gosta de tomar no cu!
O Brasileiro vai muito na conversa dos outros, já tive um focus, depois passei p um corolla e há 6 meses possuo um linea, e digo com propriedade que este último n deixa nada a desejar, pelo contrário é muito melhor custoXbenefício que os outros dois. Belo Carro.
ResponderExcluirCara to vendo um 2010 desse mesmo jeito, absolute, na sua opinião, ainda esta melhor que os seus últimos dois carros? o valor do que eu estou vendo esta por R$30.990,00
ExcluirConcordo com o Jailson, o acabamento é impecável, já tive golf, siena, spacefox, e agora o linea absolute dualogic nada a reclamar muito satisfeito; e para quem não conhece vale a pena fazer um test drive; custo x benefício ótimo. Ah!, e o som possui sim entrada USB para pendrive fica dentro do porta luvas....
ExcluirProcurem outro carro para reclamar... esse é fera!!!!
Concordo com o Jailson, o acabamento é impecável, já tive golf, siena, spacefox, e agora o linea absolute dualogic nada a reclamar muito satisfeito; e para quem não conhece vale a pena fazer um test drive; custo x benefício ótimo. Ah!, e o som possui sim entrada USB para pendrive fica dentro do porta luvas....
ExcluirProcurem outro carro para reclamar... esse é fera!!!!
Simplesmente fantástico sou fã da marca tive um Stilo e agora tenho um linea absolute em matéria de acabamento não so o linea mais a grande maioria dos modelos Fiat sao bem melhores acabados do que os concorrentes e assim como os concorrentes tem seus pros e contras felicíssimo com meu carro e assino embaixo não perde em nada para seus concorrentes e tenho dito
ResponderExcluirJosé me confirma o consumo do seu Línea -ele é 2010 ????
ExcluirGrato
VEJA SE AS VELAS DEL EÉ DE 1.6 SE FOR TROQUE PARA AS VELAS DELE QUE É 1.9 - AIH VC VAI FAZER MAIS DE 13KM POR LTRS
Excluir10km por litro
ResponderExcluirO MEU FEZ 13,56KM POR LITRO NA BR.
ExcluirDepende do pé. O meu absolute dualogic faz em média de 14 /15, 5 trânsito bom. Agora trânsito ruim só faz 11
ExcluirAnonimo ... detalhe o consumo LInea 2010 ... 10 km/lt cidade ?..
ResponderExcluirtenho um 2010 hlx ha uns 20 dias. troquei cabos de velas, as velas certa para ele. pois estava com vela de carro 1.6- resultado- viajei fiz o controle e simplesmente DEU UM CONSUMO DE 13,56 KM/LTRS QUEM NAO ACREDITA, TROQUE O QUE EU TROQUEI
ResponderExcluirFui a praia com o meu, cinco pessoas e o porta malar não cabia nem mais um lapis, deu 11KM/L excelente pelas condições.
ResponderExcluirbom dia comprei um linea a 5 dias mais ate agora nao achei a entrada USB?
ResponderExcluirSERA Q ALGUEM PODERIA ME FALA ONDE FICA NA PARTE DO PORTA LUVAS?
Canto superior esquerdo.
ExcluirEntao comprei um 2010 mas nao tem entrada de usb
ExcluirAlguem poderia me falar sobre o câmbio dualogic?
ResponderExcluirÉ mesmo um problema crônico do carro?
Pessoal tô querendo comprar um 2010 dualogic o que me dizem?
ResponderExcluirCarro de cambio automatico so corolla e honda.o resto e mancada.
Excluircarro muito bom, confortável, peguei a pouco tempo, ainda estou me adaptando ao cambio dualogic, mas não tenho nada a reclamar.... Preciso é trocar as velas para ver se melhoro o consumo do veículo...
ResponderExcluirEstou pensando se compro um alguma opinião? É mesmo um bom carro?
ResponderExcluirExcelente carro, tenho o meu a 2 anos com 120 mil km e sem problemas e por mim o carro esta otimo.
ResponderExcluirEstou comprando uma raridade ano 2011 Absolute.
ResponderExcluirO Carro está muiito novo e é de boa procedência.
Se quiser comprar esse carro é melhor fechar os ouvidos para a criticas pois os que criticam é por que ouvem falar(nunca tiveram o carro) ou tiveram a infelicidade de comprar ele de um dono que não cuidava.
Em breve estarei trazendo meu relato sobre a minha experiência
Tenho um 2009 nunca me deixou na mão quero pega um mais novo
ResponderExcluirJá tenho o meu Linea 2010 já dois anos e não me deu nenhum problema ,eu acho muito bom o câmbio,nas curvas fechadas não balança e nem sair da curva pode acelera na subida tbm não deixa a desejar não pra mim e um otóti carro
ResponderExcluirEu tenho um linia 2010 so faz 5.6 km no álcool na cidade já troquei vela cabo e fiz o cabeçote. Mas continua sendo o carro Gastão
ResponderExcluirQual óleo de trasmisao devemos usa nele 1.9 2010
ResponderExcluirEstou pensando em comprar um 2010 alguém pode me dizer se estou fazendo um bom negócio
ResponderExcluirBons comentários , alguns não sabem o que falam e nem conhecem carro , estou comprando um 2010/10 .
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