O Brasil com seus imensos recursos naturais  ocupa  posição de destaque nas discussões sobre energias renováveis - e foi o que aconteceu na Rio+20 - e é justo que sirva de plataforma  para a pesquisa e desenvolvimento dos chamados combustíveis verdes: etanol e biodiesel. A empresa PSA apresentou protótipos de veículos movidos à biodiesel na Conferencia para o Desenvolvimento Sustentável , disponibilizando-os  para teste.


 Embora a legislação brasileira proíba o uso de diesel em carros de passeio ele tem se mostrado viável em alguns países da Europa  e a proposta brasileira- já em desenvolvimento  pela Citroen- Peugeot no Brasil é de misturá-lo a óleos como o de soja e de mamona convertendo-o em biodiesel - que   ajudaria a diminuir as emissões desse tipo de véiculo - e poderia ser utilizado nos carros híbridos da empresa já disponibilizados na Europa.



 É o que  argumenta Franck Turkovics, executivo da PSA motores. O grupo desenvolve ainda pesquisa  do biodiesel derivado da cana de açúcar e investiu 1,5 milhão de reais em pesquisa  que irá até 2013. E acrescenta : "mesmo que legislação do país não mude é provável que o Brasil se torne um exportador de biodiesel". Ainda de acordo com o executivo da PSA, o biodiesel reduz em 30% as emissões de CO2 quando comparado a um carro 1.0 à álcool. Esse resultado foi apresentado na Rio+20  e a empresa também disponibilizou dois carros híbridos para teste-drive durante a conferência: O Peugeot 3008 Hybrid4 e o Citroen DS5 Hybrid4.

1 Comentários

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  1. acho difícil liberarem diesel nos carros de passeio , mas que iria ser uma bela maneira de se poluir menos já que não se pode parar de poluir ! digo e repito respeito toda iniciativa ou tecnologia em prol do meio ambiente , poxa 30 % menos que o álcool !? é bastante coisa.

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