O mercado automotivo brasileiro está derretendo. As vendas em 2012 estão em média 10% menores que o mesmo período de 2011, o que tem levado as montadoras a pedir mais e mais favores ao governo. O colunista Celso Ming, do jornal O Estado de São Paulo, publicou um artigo no dia 19/05 com o título "As montadoras querem mais".
Em linhas gerais, o articulista sustenta que o mercado automotivo brasileiro está saturado, o consumidor endividado, e os bancos, com medo da inadimplência, estão bem mais restritivos na oferta de crédito. O governo vem tentando fazer a parcela do financiamento do automóvel 0KM caber no bolso da nova "Classe C", forçando os bancos a reduzir os juros.
Entretanto, o problema não é só dos juros. O problema é o preço absurdamente elevado que é cobrado do carro brasileiro. Os exemplos são muitos: Corolla fabricado no Brasil é vendido na Argentina por R$ 40.500 reais; Civic brasileiro é vendido na Argentina a R$ 48.000 reais; Gol brasileiro vendido no México a R$ 17.500 reais; Passat CC é vendido no México com preço de Civic no Brasil.
Mas o governo brasileiro declarou guerra às taxas de juros usando os bancos públicos para fazer os particulares a reduzir suas taxas. Porque não faz o mesmo com as montadoras? Sim, sabemos que o governo não dispõe de montadoras estatais, mas, então poderia deixar os importados fazer o papel. Mas não, fizeram justamente o contrário: reduziram a competição no setor, e aumentaram os impostos dos carros importados, reduzindo a concorrência.
A concorrência dos importados faria com que as margens de lucro das montadoras brasileiras se reduzissem, mas para fazer os carros ficarem mais acessíveis, são necessários menores impostos e menores juros. O blog do Dr. Money fez algumas simulações de comparação de preços de carros e financiamentos no Brasil, EUA e México.
No Brasil, a taxa anual de financiamento é de 22% ao ano (veja tabela completa aqui). Assim, um carro de R$ 50 mil é pago em 36 parcelas de R$ 1.856.
Nos EUA, a taxa de juros cai para 3,1% ao ano para um veículo novo, em portanto, o mesmo carro de R$50.000 reais sairia por 36 parcelas de R$ 1.456, ou seja, R$ 400 a menos por mês, ou R$ 14.400 no total pago.
No México, os carros custam em média a metade do que custam no Brasil, e os juros são iguais aos dos EUA. Então, ao invés de pagar R$ 50.000 reais, você pagaria R$ 25.000 reais, que seriam financiados em 36 parcelas de R$ 732 reais, ou R$ 1124 reais a menos por mês, e incríveis R$ 40.464 reais ao longo de todo o período!
Portanto, se o governo brasileiro conseguisse fazer as taxas de juros brasileiras caírem para níveis civilizados, economizaríamos R$ 14.400 em um automóvel de R$ 50 mil. Mas se além disso, reduzisse os impostos de forma a tornar o carro brasileiro com preços similares aos vendidos no México, economizaríamos mais R$ 25.000 no mesmo carro.
Com informações: Blog do Dr.Money
pode nao... pq somos trouxas... quem iriam ocupar nossos lugares pros gananciosos? ninguem
ResponderExcluirDesculpa colega, mas não somos "trouxas" coisa nenhuma. Tanto é que o povo reclama muito do preço dos carros. Falta o governo fazer a parte dele, reduzindo impostos, juros e adotando medidas para ampliar a competição. O problema é que o governo faz exatamente tudo ao contrário: aumenta impostos e reduz a competição.
Excluirsei que vou receber pedradas mas... lá vai: se for para reduzir (ou eliminar) impostos, que o façam dos alimentos e itens de higiene, e não dos carros. Países europeus têm uma taxa de impostos sobre os veículos tão grande quanto a nossa, e mesmo assim seus preços são bem mais em conta (por que será?). E já que é pra meter a culpa no governo (qual deles: federal, estadual, municipal? especifiquem), deveríamos reclamar por um transporte coletivo decente e acessível para a população, e não entupir as ruas com mais carros.
ResponderExcluirA carga tributária sobre qualquer coisa no Brasil é absurda então o certo é reduzir tudo, sobre qualquer bem ou serviço. Aqui nós discutimos sobre carros, e queremos carros mais baratos, então queremos impostos mais baixos sobre os carros, já que está provado
Excluirhttp://www.car.blog.br/2012/04/impostos-fazem-carros-brasileiros.html
que os escorchantes impostos sobre carros é o que deixa os carros brasileiros tão caros.
Quem é o maior cobrador de impostos do Brasil, que cobra IPI, PIS/COFINS, IRPJ, IOF, CSLL, CIDE e mais um porrilhão de outros impostos? O Governo Federal, portanto deveria começar com ele. E os governos estaduais deveriam reduzir o ICMS também.
E quanto à Europa, vc está enganado quanto a impostos. A carga tributária sobre os carros no Brasil é maior do que lá. E mesmo que fosse igual, na Europa tem-se serviços públicos de qualidade, estradas impecáveis. Enquanto que no Brasil pagamos bilhões de impostos e não recebemos nada em troca, a não ser estradas federais em petição de miséria e todas esburacadas.
Colega, sugiro que se vc quer defender que os impostos no Brasil são baixos e que você acha que devemos pagar mais, que crie um blog para isso e tente vender sua idéia, inclusive sobre alimentos e não sei mais o quê. Aqui falamos de carros, queremos carros mais bratos e impostos sobre carros mais baratos. Ok?
Reduzir os juros é apenas um passo. Não sei se todos sabem, mas mesmo sem os impostos absurdos do governo brasileiro, os preços cobrados são absurdos porque as montadoras aproveitam a "aceitabilidade" da massa brasileira em aceitar qual quer coisa.
ResponderExcluirO povo brasileiro, culturalmente, esta acostumado a ter baixo padrões de qualidade em quase tudo na vida.. ( Educação, Segurança, Saúde e Infra- estrutura) e muitos acham que isso é Normal, que pra se ter algo de qualidade tem que se pagar por fora.
Seria normal sim, se não fosse cobrado a carga tributária que é cobrada sobre completamente tudo, mas não é esse o caso.
A raiz do problema, vai muito além de impostos do governo... a raiz do problema é na Educação. A base da base. Aquilo que sustenta qual quer nação, aquilo que é a base pra todos os itens citados anteriormente ( Segurança, Saúde e Infra-estrutura)
Devido a isso, e somente a isso, que países como EUA e Japão, não aceitam andar em Gol, Palio, Celta, Ford Ka e etc. Não é por que o poder aquisitivo de lá é maior. E por que lá, antes de tudo, as montadoras sabem que carros desse calibre, não sobreviveriam.
Infelizmente, as poucas mentes intelectuais nesse país, que tem ciência disso, tornam-se escravos desses valores absurdos nos carros, pois muitos não querem depender do transporte publico para viver ou ter lazer.
Apenas para concluir, o problema não esta somente nos impostos do governo, mas sim na Educação e intelectualidade do nosso povo, reduzir os imposto é só uma pequena parte do problema
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