O Novo Dodge Dart 2013 não tem nada a ver com o modelo que foi fabricado no Brasil na década de 80 e era uma autêntica banheira americana. O novo não tem mais mais ascendência anglo-saxônica, mas italiana, pois trata-se do primeiro carro produzido em conjunto pelas engenharias da Fiat e da Chrysler juntas.
Ele inclusive já tem um irmão Fiat, apresentado recentemente no Salão da China - o Fiat Viaggio. O motor é o 1.4 MultiAir associado com uma caixa de transmissão manual ou automática de seis marchas. E a tração é dianteira e as suspensões independentes.
O estilo do Novo Dodge Dart 2013 é elegante, com frente baixa, traseira alta, teto curvo em uma carroceria recortada. A versão esportiva R/R apresenta-se com grade do motor em preto e faróis com revestimento interno negro, em uma temática mais agressiva.
As lanternas traseiras cobrem toda a largura do carro e são formadas por um conjunto de 152 LEDs, que está apenas na traseira, sendo que os faróis dianteiros são convencionais.
O carro pode ser equipado com rodas de 16, 17 ou 18 polegadas, dependendo da versão. As dimensões exatas são as seguintes: comprimento de 4,67 metros, largura de 1,83 metros, altura de 1,46 metros e entre-eixos de 2,70 metros. O porta-malas é minúsculo: 370 litros.
O interior graças ao bom entre-eixos tende a ser mais espaçoso que Civic e Corolla. O painel utiliza o conceito “ilha flutuante”, que decorre da forma como o painel de instrumentos se une à tela de 8,4 polegadas que abriga o computador de bordo. Os instrumentos do painel contam com tela digital TFT (de Thin Film Transistor) nas versões topo de linha.
Além do motor 1.4 Multiair, existem versões adicionais. O primeiro modelo acima da versão básica é o Dodge Dart SXT, depois SE, Rallye, Limited e R/T. O Dodge Dart R/T conta com um motor TigerShark 2.0, com duplo comando variável, 162 cv e torque de 20,4 mkgf, associado com uma caixa automática de seis velocidades fabricada pela Hyundai (e que equipa carros como Sonata e Elantra).
Dodge Dart R/T 2.4 será vendido no Brasil |
Outro motor que estará disponível posteriormente será o TigerShark 2.4 com 186 cv, presente na versão R/T 2.4, a qual estará disponível no Brasil a partir do segundo semestre.
Os preços nos Estados Unidos da América variam dos US$ 16.790 pedidos pela versão básica até os US$ 23.290 do Dodge Dart R/T 2.4.
Com informações: CARPLACE e CAR AND DRIVER
Achei o carro bonito , não lindo ! mas agrada sim, agora o que não combina é ele se chamar Dodge Dart , isso não tem nada a ver com o que foi o Dart , isso me parece um Neon reestilizado ou um Stratus talvez pelo tamanho...mas nunca um Dodge Dart !
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.