O site automotivo VRUM testou o sistema ECON do Novo Civic EXS 2012 em um percurso de 600 quilômetros entre Recife e Natal para a avaliar a funcionalidade do sistema de auxílio à direção econômica - uma das grandes novidades da versão 2012 do sedã nipônico - e que influencia o gerenciamento da injeção, o ar-condicionado e o piloto automático.
Segundo a Honda, quando o sistema ECON está ligado não há redução de potência, mas segundo o site, há notável diferença no comportamento do motor, que passa a operar em rotações mais baixas. De qualquer forma, as medições de consumo do Civic EXS 2012 com a função ECON ativada foram as seguintes:
Etanol
Ciclo rodoviário (estrada) - 9,7 Km/l de álcool
Ciclo urbano (cidade) - 5,8 Km/l de álcool
Gasolina
Ciclo rodoviário (estrada) - 11,8 Km/l de gasolina
Fonte: VRUM
Consumo do Honda Civic EXS 2012 com função ECON ativa decepciona
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
tenho um civic 2012 manual 2000km rodados. faço 10km/l cidade e 13km/l estrada. sem econ ligado. com econ a diferença é pouca.
ResponderExcluirO Civic EXS ficou com a classificação A no índice PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem). Veja em:(http://download.uol.com.br/carros/inmetro_pbe_2012_grandes.pdf)
ResponderExcluirEm resumo, o INMETRO diz que a versão EXS possui os seguintes consumos:
Cidade: 7,3 km/l (etanol) / 10.5 km/l (gasolina)
Estrada: 10 km/l (etanol) / 13,4 km/l (gasolina)
O ECON ainda gera discussões...não adianta ligar o ECON e pisar fundo no acelerador. Ele não faz milagre.É feito para a economia e não performance. A maioria dos testes do Civic 2012 com Econ "ON", são feitos pisando fundo, sendo que o modo de testá-lo, é observando a luz verde no painel.O que as pessoas fazem, é acionar o ECON e "mandar brasa" no acelerador. Ele não é NO2, turbo ou blower. É para economizar e não esgoelar...Os testes do InMetro estão dentro da realidade do modelo.
ExcluirTenho civic EXR.2.0 2013 e os numeros de consumo são bem proximos dos mencionados na matéria, o que me deixou satisfeito, pois o modelo anterior gastava pelo menos 25% mais combustivel.
Excluirsinceramente não curti muito o Civic novo não , e não tinha visto as rodas do EXS ainda, muito feias, não combinam nada com o carro , a traseira tambémn não me agradou ....agora esse ECON não tem nada de ECONomia ! 5,8 km/l , ou seja ...continua na mesma ! e sem ele faz 4,5 km/l ?!..putz..
ResponderExcluirEu quero um destes , não me importa o consumo,oque importa é que este carro é o meu sonho;nem precisa ser 2012 ,pra mim pode ser um 2008 com multimidia ......amo este carro jhgfjkdashfjkasdklv klvnskldfjbvlk sfjblkj
ResponderExcluiracho hilário esse botão... serve para "terceirizar" a responsabilidade por ter projetado um carro bebum, poderia-se tb. instalar uma lâmpada no painel que piscasse vermelho sempre que a rotação do motor estiver acima de 2000 RPM, uma sirene interna tb seria bem vinda, isso ajudaria o motorista a economizar ainda mais. Outra coisa seria colocar outro botão que servisse para desligar sempre que o carro parar em um semáfaro, bastando apertar de novo para ligar e sair. Boas idéias que podem ser aplicadas e sempre o resposável pelo alto consumo é do condutor.
ResponderExcluirTenho um Civic 2012, fiz SP-BH com uma média de 13,9 km/l andando entre 110 e 120km/h com o Econ ligado. É muito economico o carro, mas vim sem esguelar. Realmente nao adianta ligar o Econ e pisar fundo.
ResponderExcluirtenho um lxr 2014/2015,não consigo este consumo que falam mesmo com o eco ligado andando sempre com o grafico no verde ,o carro não faz mais de 6,7 com gasolina na cidade e na estrada não faz mais de 10,6 andando entre 100/120kmh,o carro ta com 10 mil agora poode ser que depois de mais rodado ,possa melhorar,pois meu GM sonic só ficou mais economico depois dos 25 mil,o carro ta bebendo muito,se continuar assim vou vende-lo.
ResponderExcluirSeu carro tá Gastão mas depende também se o combustível e bom dá muita diferença n km de um posto para outro carro desse padrão não existe mais econômico
Excluirtenho um lxr 2014/2015,não consigo este consumo que falam mesmo com o eco ligado andando sempre com o grafico no verde ,o carro não faz mais de 6,7 com gasolina na cidade e na estrada não faz mais de 10,6 andando entre 100/120kmh,o carro ta com 10 mil agora poode ser que depois de mais rodado ,possa melhorar,pois meu GM sonic só ficou mais economico depois dos 25 mil,o carro ta bebendo muito,se continuar assim vou vende-lo.
ResponderExcluirTenho um LXS 2013 e não tenho do que reclamar do consumo, aliás vou deixar uma dica.
ResponderExcluirEu abasteço 15,00 de gasolina e completo o tanque com álcool, o carro fica econômico e excelente para rodar , façam o teste.
amigao isso e verdade mesmo
Excluirao encher o tanque se colocar uma pequena quantidade de gasolina o carro faz um comsumo muito top ....
somente no alcool puro nao consegue fazer um comsumo top top e bom tambem mais se colocar uma gasolina so poquinho da uma diferença fantastica
Acabei de pegar um LXR 14/14, de SP para Curitiba, vim com ECON ligado. Carro está com 27 mil rodados. Gasolina normal. Chegou a 18 km/l andando a 100 km/h até o início da descida da serra. Na descida estava tudo parado. Demorou 1,5 horas pra andar 50 km. Terminou com 16,5 km/l. De lá, vim a 110 até Curitiba. Terminou com 16,4 km/l. Pneus calibrados, manutenção em dia, sem ar condicionado, só com ventilador pois estava bem fresco. Já na cidade, o negócio deve ser bem diferente, vamos ver...
ResponderExcluirPROPAGANDA ENGANOSA => CONSUMO DE COMBUSTÍVEL - HONDA CIVIC 2015 LXR AUT
ResponderExcluirATUALMENTE COM 10.000KM a MÉDIA na Cidade de 7 Km na Gasolina e 5,2 no Álcool
(*) Muito abaixo do informado no momento da compra e na etiqueta do Inmetro:
Honda Civic 2.0 Automático
• Etanol
Ciclo urbano (cidade) 6,5 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada) 9,2 Km/l
• Gasolina
Ciclo urbano (cidade) 9,4 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada) 12,8 Km/l
Eu faço 11 no álcool rodovia com o meu manual
ExcluirPra comprar um carro desse tem que ter dinheiro. Se quer economizar compre um 1.0. Esse carro é sensação desde quando me entendo por gente. Todos que começam com um pálio ou um gol, querem terminar com um civic na garagem. Então, porr..., não venha reclamar de economia. Quero um desses custe o que custar. Quem reclama é porque não tem dinheiro pra custear o carro. Se quer coisa bonita tem que investir e ralar fuçadeiros. Rsrsrs
ResponderExcluirTenho um Civic Lxr 2024 desde zero, ao retirar o veículo na Honda Daitan, fui informado que o ECON deveria ser ativado no trânsito ( aquele famoso para é anda para é anda) pois se utilizasse com o trânsito normal teria um alto consumo. Tenho visto os relatórios em relação a consumo, eu particularmente só ando com gasolina e o meu civic faz 10 km por litro, tanto faz ser estrada ou cidade.
ResponderExcluirTenho um Civic Lxr 2024 desde zero, ao retirar o veículo na Honda Daitan, fui informado que o ECON deveria ser ativado no trânsito ( aquele famoso para é anda para é anda) pois se utilizasse com o trânsito normal teria um alto consumo. Tenho visto os relatórios em relação a consumo, eu particularmente só ando com gasolina e o meu civic faz 10 km por litro, tanto faz ser estrada ou cidade.
ResponderExcluirCom ECON ligado chego a fazer 15.2 km/l. Com o modo desligado cai pra 14.3 - 14.8
ResponderExcluirNa maior parte do tempo ando em vias de 60 e 80km/h. O marcador sempre fica acima dos 15km/l depois que chego ao limite da via e passo apenas a manter a velocidade.
No entando, acelerar com o ECON ligado gasta mais devido a perda de potência, logo são menos cavalos pra botar a banheira em movimento. Então como o amigo Carlos disse, esta função é pra ser utilizada principalmente em caso de trânsito lento, não para percursos inteiros no geral.
Tenho um Civic LXR 2014/2015, moro em Brasília e só rodo com o Econ ligado. Já obtive média de 15 km/L com gasolina aditivada rodando só aqui no Distrito Federal (aqui as distâncias são grandes e não temos trânsito ruim como em São Paulo). Por exemplo, quando rodo no Eixão ou na BR 040, programo o cruise control para 80 km/h e tiro o pé do acelerador. Tem que aprender a dirigir com o Econ, o carro fica com as respostas mais lentas, tem gente que reclama da perda de potência mas para mim não faz diferença. Este carro me atraiu pelo estilo, motor e qualidade em geral, além de ser bem econômico. Depois que colocaram câmbio CVT no Civic atual, retiraram o painel de 2 andares e subiram o preço a valores proibitivos, decidi ficar com o meu, não vendo e não troco.
ResponderExcluirFaz sentido esse clmentario, com econ ligado fazia sempre 10.5 e depois que comecei andar com ele desligado, faço média de 11, 11.5 e 12.5. Acho que o Econ realmente serve para ser ativado na teanqueira.
ResponderExcluirCivics não são automóveis "bebuns"... quem faz beber é quem dirige esportivamente. Já tive um LXL 2008 Flex e estou com outro LXS 2014. O 2008 foi vendido com 275.000 km sem ter ido a oficina alguma. E o atual vai para o mesmo caminho.
ResponderExcluirVarias vezes fiz o trajeto Rio x São Paulo pela Dutra e o consumo foi 14 km/L de Gasolina ou 11 Km/L de Etanol.
Na cidade com gasolina ele faz 10 a 11 Km/L com minha Esposa. Comigo ele faz 8 a 9 Km/L. Costumo planilhar estes consumos!!
Já gastei um tanque indo do Rio x Juiz de Fora - 180 km de distância (quase voando), e na verdade ele fez 4,5 km/L.
Resumindo: o consumo de combustível de qualquer automóvel é proporcional ao pé afundado no acelerador!!
Ass.: Um Engenheiro Mecânico!!
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