Quem pretende comprar um carro 0KM e dar como parte de pagamento o seu veículo usado terá dificuldades daqui em diante para passar os carros para as concessionárias, pois estas então com mais de 1,5 milhão de automóveis e comerciais leves parados nos estoques nas concessionárias de todo País.
Esse número reflete a situação do setor entre 30 de abril de 2012 e 4 de maio do mesmo ano, e revela o estado de apatia do mercado de automóveis. As grandes concessionárias possuem uma média de 800 carros usados em estoque, enquanto as médias ficam com 350 carros e as pequenas com 100.
Por esse motivo, as concessionárias não podem mais aceitar os usados na troca por novos, pois estão com capital de giro comprometido, elevado estoque e ainda temem uma elevada desvalorização dos carros usados, o que dificulta ainda mais a avaliação.
No mercado de lojas multimarcas o cenário não é mais animador, pois essas revendas também estão com os estoques elevados. Isso leva a deságios elevados nos valores pagos. Dificilmente um revendedor de usados pagará mais de 50% do valor de um veículo usado, pois não querem correr o risco de ficar com carros encalhados em estoque.
Financiamentos mais difíceis
Esse quadro é reflexo, em parte, das dificuldades adicionais que tem sido colocadas para a liberação de financiamentos de carros usados. Os bancos estão mais seletivos na análise de crédito, o que dificulta a aprovação dos financiamentos, sobretudo para clientes da Classe C.
Entretanto, essas notícias podem ser boas para o consumidor que pretende adquirir um carro usados e tem condições de pagar à vista ou tem uma boa ficha. É hora de pechinchar, exigindo reduções expressivas de preços, pois o "mercado não está para peixe".
Com informações: INFOMONEY
1,5 milhão de carros usados estão encalhados nas concessionárias
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
O lado bom deste momento de queda nas vendas servirá para TALVEZ observarmos uma ligeira queda nos preços praticados. Isso nós mostrará que os carros vendidos no Brasil tem muita gordura para queimar e mostrará também o quanto somos esplorados. Sei que esse discurso já está batido mas mostra realmente que se o consumidor dá uma fread no consumo, os preços caem.
ResponderExcluirIsso é verdade: quando o consumidor para de comprar, os preços caem mesmo. Mas acho que a redução nas compras tem mais a ver com uma maior dificuldade de crédito do que com uma mobilização do consumidor em face dos preços abusivos e impostos elevadíssimos que temos no Brasil.
ExcluirDe qualquer forma, o mercado de usados do Brasil vai ficando cada vez mais parecido com o dos EUA - caracterizado por uma grande desvalorização de carros quando usados.
Isso é uma boa notícia para quem não compra carro novo, e prefere os usados e semi-novos.
[]s.
Ou as concessionarias vendem os carros usados a preço justo ou ninguem vai comprar, na hora da troca por um carro zero as concessionarias desvalorizam o carro usado ao máximo e depois querem vender a preço de tabela,,,,, na europa e EUA os carros usados com 10 anos ou mais é ¨sucata¨ou seja, vai pro desmanche, no Brasil não vai ser diferente, daqui mais uns 2 anos este fato se concretizara no Brasil...é inevitável....
ResponderExcluirVamos deixar apodrecer esses carros para ver se o pessoal cria vergonha na cara cobrando um absurdo por um amontoado de lato e derivado de petróleo.BOICOTE a carros zero 1. NADA principalmente da volks lixo.Aqui o RS os pátio da GM, FORD e FIAT prox. da br 386 entre outras estão abarrotados de carros e mais recentemente todos atingidos por granizo.Fique de olho ao comprar o seu 1.0 todo picado...
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.