A Toyota do Brasil passou a oferecer no mercado brasileiro uma versão há muito disponível para os norte-americanos e japoneses: a XRS, que vem a ser o modelo pretensamente "esportivo" do sedã médio japonês líder de vendas em seu segmento no mercado brasileiro.
O Corolla 2013 XRS parte da versão XEi e acrescenta alguns itens estéticos e de acabamento com o objetivo de criar uma atmosfera mais agressiva e esportiva, tanto na carroceria quanto no interior.
Então temos uma nova grade frontal, com moldura mais larga, com um único filete central e acabamento interno na forma de de losangos. Além disso observa-se faróis com máscara negra, spolier fixado na parte inferior do para-choque e luzes de neblina.
Na lateral, temos rodas com acabamento em tom grafite e na traseira destaca-se spoiler e um aerofólio com brake light. O Logotipo do carro vem com letras em vermelho, harmonizando-se com as lanternas de LED.
Na parte interna os bancos e manopla de câmbio são revestidos com em couro preto perfurado com costura vermelha, tom de cor presente também na inscrição "Corolla" presente no jogo de tapetes.
O volante, similar ao instalado nos Corolla vendidos nos EUA e Japão, é do tipo multi-funcional, pois conta com controle do sistema de som e do computador de bordo, além das borboletas de acionamento do câmbio automático com trocas seqüenciais.
MOTOR
Se o estilo é esportivo, a mecânica permanece inalterada em relação aos irmãos mais mansos. O motor é o quatro cilindros 2.0L 16V Dual VVT-i Flex, com potência de 153 cv (álcool) @ 5.800 rpm e 142 cv @ 5.600 rpm (gasolina). O torque máximo é de 20,7 kgf.m a 4.800 rpm (álcool) e 19,8 kgf.m a 4.000 giros (gasolina)>
Associado a esse motor temos uma antiquada caixa de transmissão automática de quatro velocidades Shifttronic, com Super ECT (Eletronic Control Transmission) que tem relação de marchas adequadas à motorização de dois litros Flex e opção de trocas sequenciais que podem ser feitas na alavanca de câmbio em posição ou por meio de borboletas localizadas atrás do volante.
A tecnologia Super ECT analisa as condições de uso do veículo (ladeira, subida, trânsito etc) e, em função disso, seleciona e mantém a marcha mais adequada para a condição encontrada. A atuação do Super ECT ainda evita mudanças desnecessárias de marcha, otimizando o desempenho e reduzindo o nível de emissão de poluentes e o consumo de combustível.
Desempenho (dados do fabricante)
Esse conjunto motriz permite ao sedã japonês acelerar de zero a 100 km/h em 11,6 segundos com álcool e em 11,8 segundos com gasolina. A retomada de 60 km/h a 100 km/h é feita em 7,55 segundos com álcool e em 7,64 segundos com gasolina, sendo que tais números foram obtidos com ar-condicionado ligado e com duas pessoas a bordo.
Consumo (dados do fabricante)
Álcool
Ciclo urbano (cidade): 6,17 km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 10,17 km/l
Gasolina
Ciclo urbano (cidade): 8,22 km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 12,84 km/l
Lista de equipamentos
Versão XLi: Airbag duplo frontal, direção com assistência elétrica, ar-condicionado com controle manual e filtro de poeira, travas, espelhos retrovisores externos e vidros elétricos (com acionamento por um toque para o motorista), apoio de braço central deslizante, volante de três raios regulável em altura (até 20 mm) e profundidade (até 40 mm), tomada de 12 volts localizada no console central - dentro do descanso de braços -, luzes de leitura dianteira e traseira, computador de bordo com cinco funções (relógio, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia e velocidade média), para-sol do motorista com espelho e porta-documento, além de comando interno para a abertura do tanque de combustível e porta-malas.
Além desse, temos sistema de som integrado ao painel, com rádio e CD Player com entrada auxiliar para iPhone e iPod, que reproduz arquivos de MP3 e WMA e quatro alto-falantes de última geração.
A versão GLi vem com todos os itens da XLi e mais vidros elétricos com acionamento por um toque nas quatro portas, além de travas e retrovisores elétricos. O computador de bordo aqui oferece, ao invés de cinco, seis funções: relógio, temperatura externa, consumo instantâneo, consumo médio, velocidade média e autonomia. O ar-condicionado, além do filtro de poeira, é também automático e digital. Já o volante possui o comando de todos os controles do computador de bordo e do sistema de som, o que garante conveniência e segurança ao motorista. O modelo também trava automaticamente as portas com o veículo em movimento (após 20 km/h). Como itens de segurança, além do airbag duplo frontal, há sistema ABS de freios.
Outros itens importantes compõem a lista do Corolla GLi, como painel de instrumentos com iluminação Optitron (que regula a intensidade das luzes do painel de acordo com a iluminação externa), alarme, fechamento de vidros e abertura do porta-malas com controle na chave, espelho retrovisor externo com recolhimento elétrico e banco traseiro bipartido (60/40) com porta-copo e descansa braço central.
Subindo um pouco temos o Corolla XEi 2.0 16V Dual VVT-i Flex, que assim como esta versão XRS, oferecem o pacote da versão GLi, acrescido de airbags laterais, acendimento automático dos faróis (assim que o modelo detecta insuficiência na luminosidade externa), conectividade USB para iPod, Pen Drive e MP3/MP4, Bluetooth, luzes repetidoras das setas nos espelhos retrovisores externos, bancos em couro e Cruise Control.
O modelo topo de linha é o Altis, que agrega os equipamentos das demais versões e traz acabamento interno bege Premium, regulagem elétrica do banco do motorista, acabamento do painel central e das portas em padrão madeira, sensor de chuva, câmera de visão traseira, sistema de som que reproduz MP3 e WMA com quatro alto-falantes e dois tweeters e faróis de xenon com regulagem automática de altura e lavador.
Suspensão
O Corolla 2013 XRS conta com suspensão dianteira independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora, e suspensão traseira de eixo de torção é dotada de buchas de correção angular e barra estabilizadora;
As rodas nas versões GLi, XEi, XRS e Altis, são de liga leve, com 16 polegadas, revestidas com pneus 205/55, exceto na versão XLi, que apresenta rodas de 15 polegadas encobertas por calotas e revestidas por pneus de medida 195/65.
Lista de preços:
O Corolla XRS 2013 pode ser adquirido em prata ou preto, e posiciona-se da seguinte forma na lista de preços do modelo:
Toyota Corolla XLi Manual = R$ 64.500,00
Toyota Corolla XLi Automático = R$ 68.500,00
Toyota Corolla GLi Manual = R$ 68.000,00
Toyota Corolla GLi Automático = R$ 71.500,00
Toyota Corolla XEi Automático = R$ 78.000,00
Toyota Corolla Altis Automático = R$ 87.800,00
Mais fotos do Corolla XRS 2013
Toyota Corolla 2013 XRS: fotos, preço consumo e ficha técnica
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Um otimo carro merecia um motor mais potente e um cambio mais moderno.
ResponderExcluireu gostei do carro mas meu pai não quer comprar o carro corolla toyta xrs.
ResponderExcluiré meu sonho,muito linndoooooooooo.
ResponderExcluirFaz somente 6,5 km/l (gasolina) na cidade.
ResponderExcluirNa estrada faz 10 Km/l e olhe lá.
Faz somente 6,5 km/l (gasolina) na cidade.
ResponderExcluirNa estrada faz 10 Km/l e olhe lá.
Corolla xrs...meu sonho!!!
ResponderExcluirPra ser econômico tem ser câmbio manual. E tb da emoção pra dirigir.
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