O mercado automotivo brasileiro já conta com mais de quarenta marcas concorrendo entre si, e mesmo assim os preços dos automóveis continuam proibitivos. Há, porém, uma luz no fim do túnel, com o novo ciclo de investimentos em fábricas no Brasil, que inicia-se em 2011 e deve prosseguir até 2016.

BMW X1 2012 - branca

O valor total que será investido por montadoras de automóveis no Brasil será de R$ 10 bilhões - valor este que não computa o que será aplicado em expansão de capacidade de produção. Como resultado disso, os consumidores brasileiros poderão adquirir já em 2014 o Volkswagen Up!, compacto alemão que deve se posicionar em faixa de preço inferior à do Gol.

Volkswagen UP!

Essa nova leva de investimentos ocorre quase 20 anos depois do grandioso ciclo dos anos 90, quando as tradicionais quatro grandes - Fiat, VW, GM e Ford - receberam a companhia de Toyota, Honda, Renault, Peugeot, entre outras. Esse G4 de montadoras detinha quase 100% do mercado nos anos 80, percentual que caiu para 80% nos anos 90 e chega a 70% hoje.

As projeções de economistas especializados no segmento automotivo apontam que no médio prazo a participação de mercado das quatro grandes deve chegar a 60%, alinhando-se com o que se observa em mercados mais maduros, onde em geral as quatro principais marcas concentram no máximo 50% do mercado.

Toyota Etios 2013 prata sedã

As inaugurações de novas fábricas começam segundo semestre deste 2012, com a sul-coreana Hyundai em Piracicaba, Estado de São Paulo, e a nova fábrica da Toyota em Sorocaba, também em SP. Em ambos os casos, os produtos que serão fabricados serão modelos compactos, bem equipados e com promessa de preços acessíveis.

A fábrica da Hyundai terá terá capacidade para produzir 150 mil veículos por ano, sendo que seu primeiro carro será um hatch com preço na faixa do líder de mercado, o VW Gol. Com o nome de "Projeto HB", o Hyundai brasileiro terá motor 1.0 ou 1.6 flex, desenho arrojado e pacote de equipamentos generoso, até com opção de câmbio automático. Posteriormente a mesma plataforma dará origem a um sedã compacto e, em 2014, a um jipinho ao estilo do Ford EcoSport.

A Toyota fabricará em Piracicaba o Etios nas versões hatch e sedã. Projetado para o mercado indiano, o carro vem em versões hatch e sedã, com um estilo não tão interessante quanto o Hyundai HB, mas oferecerá mais espaço interno, além de contar com a fama de confiabilidade dos automóveis nipônicos.

Nissan March Branco 2013

A Nissan fará uma nova fábrica em Resende (RJ), com capacidade de produção de 200 mil unidades anuais de March e Versa, hoje importados do México. Outra japonesa que chega ao Brasil é a Suzuki, que fabricará em Itumbiara (GO) o jipe Jimny a partir de 2013, com cadência de produção da ordem de 7 mil unidades anuais.

A fábrica da Chery no Brasil, com capacidade de produção de 150 mil unidades anuais, já está em construção na cidade de Jacareí (SP), onde será produzido inicialmente o compacto S-18A.

Jac J3 2012

Sua concorrente, a JAC Motors, por sua vez será vizinha da Ford, em Camaçari (BA), onde as obras de sua fábrica começam em maio e com capacidade de produção prevista de 100 mil unidades por ano da nova geração de J3.


As marcas chinesas Changan (ex-Chana) e Haima, além da coreana SsangYong, terá uma fábrica comum no Brasil em Linhares (ES), com inauguração prevista para 2014. A capacidade anual será de 10 mil unidades e os modelos em estudo são utilitários chineses e o jipe coreano Korando.

No campo dos carros premium, aguarda-se o anúncio oficial da fábrica da BWW no Brasil, que poduzirá o Série 1 e o X1. O anúncio só não aconteceu ainda por causa do recente aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados, que irritou os executivos alemães da BMW.

A Mercedes-Benz, também sinaliza que voltará a produzir carros de passeio, provavelmente em Juiz de Fora (MG), onde hoje são feitos apenas caminhões. Os planos são de produzir um sedã ou um crossover derivado da nova geração do Classe A.

G4 reage

As quatro grandes porém não assistem essa invasão passivamente. A Fiat já anunciou uma nova fábrica que será construída em Goiana, Estado do Pernambuco, do qual sairá um modelo que substituirá o Mille em 2014.

VW UP!

A Volkswagen do Brasil, por sua vez, ainda estuda a como irá fabricar o compacto UP! no Brasil: se em uma nova fábrica ou em uma das três que a montadora já dispõe no Brasil.

VW UP!

A Ford não planeja novas fábricas, mas investe em expansão e modernização das atuais no ABC paulista e em Camaçari na Bahia para produzir o substituto do Ka e o New Fiesta brasileiro - modelos que desembarcarão no Brasil em 2013.

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