O Honda City é o sedã compacto da marca nipônica desenvolvido para ser vendido em mercados "emergentes", notadamente Índia e Brasil. No Brasil ele inaugurou um segmento até então inexplorado, abaixo do Civic e Corolla, mas acima dos sedãs compactos tradicionais, como Voyage e Siena.
O New Fiesta Sedã, lançado em 2011, foi o primeiro competidor sério do Honda City. Até este momento, porém, o competidor norte-americano ainda não conseguiu ameaçar a liderança desfrutada pelo modelo japonês.
O Honda City 2012 é oferecido em 4 versões: DX, LXL, EX e EXL, todas com o mesmo motor i-VTEC 1.5 16V de 115CV @ 6.000 RPM e Torque Máximo de 14,8 Kgf.m @ 4.800 RPM.
O câmbio pode ser uma caixa manual de cinco velocidades em todas as versões, exceto a EXL, que vem equipada exclusivamente com a transmissão automática de cinco velocidades - a qual é opcional nas demais versões.
Como item exclusivo da EXL há o sistema de troca de marchas manuais por meio de seletores posicionados na parte posterior do volante.
Volante este que veio do New Civic, e que traz a mesma excelente pega e o desenho esportivo e agradável. Com um diâmetro pequeno, ele entrega uma esportividade adicional ao sedã compacto.
No que respeita o comportamento dinâmico, o Honda City 2012, que testamos na versão EX Automática, mostra-se um carro com ajuste de suspensão firme, que associado ao volante pequeno revestido de couro, mostra uma característica esportiva.
Esse tipo de ajuste faz com que o Honda City seja um carro bastante seguro em estrada, contornando curvas com precisão e sem oscilações, transmitindo muita segurança ao motorista.
Apesar do ajuste tendendo ao esportivo, o conforto interno é satisfatório. Na versão EX o City não conta com bancos de couro. O tecido usado, porém, tem toque agradável, apesar de não ser sofisticado.
A simplicidade fica evidente também no acabamento interno: os encaixes são bem feitos e a impressão geral é de solidez, mas o painel não conta com revestimento emborrachado e os revestimentos do painel são plásticos. Não é um interior requintado.
Simples e eficiente, o City EX 2012 traz ar-condicionado com controle digital, sistema de som com conectividade Bluetooth e com os i-Dispositivos da Apple. Além disso, o volante conta com controles do sistema de som e do piloto automático - cruise control.
A versão EX, por custar abaixo de R$ 70.000 reais, posiciona-se também como uma boa opção para deficientes físicos, visto que carros até esse valor contam com isenção de IPI e ICMS. A Honda dispõe de um sistema de venda especial que encaminha toda a documentação para a venda com isenção de imposto.
Na questão de segurança, observa-se o Honda City EX bem posicionado nesse item, com duplo air-bag dianteiro e freios ABS, EBS e sistema de auxílio à frenagem. Além disso, há apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos para os cinco ocupantes e para maior conforto, todas as versões contam de série com ar condicionado e trio elétrico (vidros, travas e retrovisores).
O Honda City foi projetado com o Advanced Compatibility Engineering (ACE), que incorpora uma estrutura frontal interna para auxiliar na absorção e na dispersão de impactos em uma grande área. Além disso, há preocupação com a segurança dos pedestres com a superfície do capô desenvolvida para se deformar, assim como o para-choque, e minimizar impactos de um eventual atropelamento.
O espaço interior é surpreendente para as dimensões do City. O porta-malas com 506 litros é tem um volume bem superior ao do Honda Civic. Isso acontece pois o City usa um sistema de suspensão baseado em barra de torção - bem mais simples que o sistema multi-link do Civic.
A posição de dirigir é elevada, permitindo que mesmo pessoas com estatura mais baixa obtenham uma ótima visão frontal, o que é auxiliado pelas amplas possibilidades de ajuste dos bancos.
O painel evidencia preocupação com ergonomia da Honda, com todos os instrumentos bem ao alcance das mãos. Os instrumentos do painel, por sua vez, apresentam-de com ótima visibilidade.
Facelift
O Honda City 2012 no Brasil ainda não recebeu as alterações estilísticas incorporadas no modelo indiano. Entretanto, em breve o modelo brasileiro deverá passar por esse facelift.
Consumo de combustível
Álcool
Ciclo urbano (cidade): 6.2 Km/l de álcool
Ciclo rodoviário (estrada): 9,8 Km/l de álcool
Gasolina
Ciclo urbano (cidade): 8,1 Km/l de álcool
Ciclo rodoviário (estrada): 12,9 Km/l de álcool
Preços
O Honda City 2012 é vendido com três anos de garantia, sem limite de quilometragem.
Os preços são os seguintes:
R$ 53.620 (DX MT)
R$ 57.500 (DX AT)
R$ 57.420,00 (LX MT)
R$ 61.300,00 (LX AT)
R$ 62.975,00 (EX MT)
R$ 66.855,00 (EX AT)
R$ 72.625,00 (EXL AT)
Conclusão
O Honda City 2012 é um sedã médio (para os padrões brasileiros) confiável e robusto. Dono de um ajuste de suspensão e comportamento esportivo, ele é bastante agradável de ser conduzido. Além disso, seu espaço interno é grande o suficiente para acomodar uma família com dois filhos.
Mais fotos do Honda City 2012
Ficha Técnica - Honda City 2012
Motor 1.5 16V SOHC i-VTEC Flex
Potência (cv x rpm) - Gasolina / Etanol 115 x 6000 / 116 x 6000
Torque (Kgf.m x rpm) - Gasolina / Etanol 14,8 x 4800 14,8 x 4800
Tração Dianteira
Transmissão manual de 5 velocidades / Transmissão automática de 5 velocidades com Shift Hold Control + troca de marchas no volante (EXL)
Pneus 175 / 65 R15 (DX e LX) 185/ 55 R16 (EX e EXL)
Rodas de liga leve (pol) 15 x 5,5' JJ (DX e LX) 16 x 6' JJ (EX e EXL)
Direção com assistência elétrica progressiva (EPS)
Suspensão dianteira McPherson
Suspensão traseira Barra de torção
Dimensões
Distância entre eixos (mm) 2.550
Comprimento (mm) 4.400 4.400
Altura (mm) 1.480 1.480 1.480
Largura (mm) 1.695 1.695 1.695
Peso - Transmissão manual (Kg) 1.122
Peso - Transmissão automática (Kg) 1.160 (DX) a 1.178 (EXL)
Capacidade do tanque de gasolina (L) 42
Volume do porta-malas (L) 506
LIndas fotos tiradas no Condomínio Hari em Santa Isabel ,
ResponderExcluirFiz um teste-drive e adorei o carro: leve, confortável, não apresenta do problema do Civic que é impróprio para pessoas de baixa estatura , silencioso, preciso e seguro.Os comandos na direção do EX facilitam o controle dos instrumentos.Um carrão....
ResponderExcluirO Honda City me impressionou muito pela sua adequação à realidade do mercado brasileiro, sensação de solidez ao rodar e prazer ao dirigir. Apenas acredito que a Honda poderia dotá-lo de um interior mais requintado, especialmente nas versões EX e EXL.
ResponderExcluircomprei um Honda city 2012 faz mais ou menos 1 mês e fiz somente uma viagem para gramado, mas me impressionou o conforto interno espaçoso e sua perfeição nas curvas, suas retomadas em resumo ainda estou descobrindo o carro, breve poderei colocar novos comentários show um baita carro tchê....
ResponderExcluirAcabei de comprar um 2009/2010. Comprei modelo EXL Automatico com 57.000 rodados. Muitas pessoas reclamam do carro por causa do motor, barulho e tals. Penso que nunca vai ter um carro que agrade todo mundo. Carro bom é aquele que atende a nossa necessidade, independente do preco. Gostei do carro, tinha um corsa classic 2010 completo. Pra mim foi uma evolucao e tanto dentro da minha realidade. Boa sorte a todos que tem um.
ResponderExcluirComo é o consumo dele, faz quanto com o litro? É um carro economico? Me indicaria pra rodsr como uber
ExcluirComo é o consumo dele, faz quanto com o litro? É um carro economico? Me indicaria pra rodsr como uber
ExcluirTenho um 2012 manual, nao tenho que reclamar, apenas a suspensão que vc nao pode passar em buracos por bate o cursor, do restante é economico,com relação ao motor ligue o som , o meu fez 10,5 alcool, com 04 passageiros, ar condicionado 100% e porta mala lotado, e são em todas as viagens: praia (guaratuba, piracicaba, poços de caldas)
ResponderExcluirseguro muito barato r$1,200,00 45 anos -
Bom amigos após 4 meses de uso com o meu city 2009/2010 EXL Automático agora com 58.000 km rodados venho dizer mais comentários. O meu dentro da cidade no álcool está dando 8 km/L e na gasolina 9.2 KM/L. Ainda não tive oportunidade de pegar Estrada. Achei ruim no carro o barulhão gritante do motor, me incomoda pois ando muito no Corolla da empresa e ele não faz barulho nenhum. Vou fazer a revisão de 60.000 km agora. Vou trocar óleo motor , filtro de ar, filtro cabine, filtro gasolina, filtro óleo, jogo de velas, óleo transmissão. Pra quem pensa em fazer essa revisão se prepare. Revisão salgada o preço em torno de uns R$ 1300.00. Após a revisão eu volto pra informar se teve uma melhora no consumo.
ResponderExcluirMelhorou o consumo ?
ExcluirO city lx 2012 automático tem freios ABS
ResponderExcluirGostaria de saber consumo cidade e estrada, EX 2012.obg
ResponderExcluirEstou com um exl 2012 há três anos , excelente carro , até aqui só troquei velas e pastilha de freios , já rodei uma média de 50 mil km.
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