O Volkswagen CrossFox 2012 é o hatch compacto com estilo aventureiro que vem obtendo um sucesso no mercado desde que foi lançado, apesar de não oferecer uma boa relação custo x benefício, tendo em vista seu preço elevado e ausência de itens de série.

VW CrossFox 2012

A versão básica do CrossFox 2012 parte de R$ 50.530, e apresenta os seguintes itens de série: 3 Apoios de cabeça traseiros, preparação para som com 4 alto-falantes e 2 tweeters, freios ABS, Air bag para motorista e passageiro, Alarme com imobilizador eletrônico, Bagageiro no teto (barras longitudinais), Chave canivete com controle remoto, Coluna de direção com regulagem de altur a e profundidade, Direção hidráulica, Display multifuncional com I-System, Faróis de neblina, Faróis duplos com máscara negra, Retrovisor externo com controle interno elétrico e com tilt-down no lado direito, Travamento central com controle remoto e vidros elétricos.

VW CrossFox 2012 - frente

O ar-condicionado é opcional, e custa R$ 2.835 reais, assim como as rodas de liga leve de 15 polegadas (R$ 500) e a pitura metálica (R$ 1050,00 - Prata Sargas). O resultado é que o preço de um CrossFox 2012 pula para R$ 54.915,00.

VW CrossFox 2012 - traseira

Além dos opcionais acima, é possível equipar o CrossFox 2012 com: revestimento interno em couro (R$ 1.740), Teto Solar (T$ 2.260), Sensor de estacionamento traseiro (R$ 770), sistema de som com CD Player compatível com iPod (R$1.120); Múdulo funcional III - banco traseiro dividido, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, banco traseiro corrediço - (R$ 470,00); Módulo tecnológico - função "coming e leaving home" dos faróis, Espelho retrovisor interno antiofuscante automático, Temporizador do limpador do pára-brisa, com sensor de luz/chuva - (R$ 1.100); Rádio AM/FM com USB/Bluetooth (R$ 470) e volante Multifuncional em couro R$ 340). Com todos esses equipamentos o VW CrossFox 2012 vai a exagerados R$ 62.346 reais.

VW CrossFox 2012 - estepe na porta- traseira

A traseira do VW CrossFox 2012 exibe o tradicional adereço que está presente em quase todos os carros de passeio com decoração esportiva (com a honrosa exceção do Renault Duster): o estepe pendurado na porta traseira. Com função apenas estética, ele causa problemas para os proprietários, pois esse pneu é facilmente furtado, causando prejuízos constantes. Não é por outro motivo que se vê, nas grandes cidades brasileiras, uma grande quantidades de CrossFox e EcoSport sem o estepe na traseira.

VW CrossFox 2012

O motor do CrossFox 2012 é um quatro cilindros 1.6L 8v com 104 cv quando abastecido com álcool @ 5.250 rpm, e torque máximo de 15,6 mkgf @ 2.500 rpm, associado a uma caixa de transmissão manual de 5 velocidades.
VW CrossFox 2012 - Prata Sargas

Com esse conjunto, os dados de consumo de desempenho do CrossFox 2012 são os seguintes:

Aceleração de 0 a 100Km/h em 12,6 s
Aceleração de 0 a 1000m em 34,6 segundos
Retomada de 40 a 80 Km/h em 7,3 segundos
Retomada de 60 a 100 Km/h em 11 segundos
Retomada de 80 a 120 Km/h em 19,9 segundos

Consumo de combustível (álcool)

Ciclo urbano (cidade): 6,4 Km/l de álcool
Ciclo rodoviário (estrada): 8,8 Km/l de álcool

VW CrossFox 2012 - interior - painel

O comportamento dinâmico do carro é adequado, com boa resposta do sistema de freios, capaz de imobilizar o carro vindo a 120 Km/h em 61,6 metros. Além disso, a suspensão mostra um bom compromisso entre conforto e estabilidade.

VW CrossFox 2012 - volante

Como concorrentes de mercado o VW CrossFox 2012 tem o Ford EcoSport Freestyle (que será atualizado até o meio do ano), Fiat Idea Adventure e Renault Sandero Stepway.

VW CrossFox 2012 - traseira

Enfim, o VW CrossFox 2012 mostra-se um aventureiro urbano que faz mais sucesso por seu estilo e tradicional qualidade da marca VW do que pelo custo benefício. O interior é de acabamento de ótima qualidade, com um painel de ótima ergonomia e com o excelente computador de bordo com I-System de série. O aspecto negativo é o estepe na traseira, que além de ser facilmente subtraído, atrapalha a abertura do porta-malas.

VW CrossFox 2012

Conclusão

O VW CrossFox 2012 não prima pelo custo x benefício, pois pelo seu preço é possível adquirir outros carros com mais equipamentos. Mas o estilo é bonito, o acabamento impecável e o carro apresenta um ótimo comportamento dinâmico tanto em cidade quanto em estrada.



Ficha Técnica - VW CrossFox 2012

MOTOR
  • Cilindrada 1.598 cm³
  • Potência líquida máxima 101,0cv (G) / 104,0cv (A) - 5.250rpm
  • Torque líquido máximo 15,4kgfm (G) / 15,6kgfm (A) - 2.500rpm
FREIOS
  • Dianteiros Disco ventilado
  • Traseiros Tambor
PRINCIPAIS DIMENSÕES
  • Comprimento 4.034 mm
  • Distância entre eixos 2.465 mm
  • Largura 1.657 mm
  • Altura 1.600 mm
PESOS
  • Em ordem de marcha 1130 kg
  • Carga útil máxima 440 kg
COMPARTIMENTO DE CARGA
  • Compartimento de carga 260 l
DIREÇÃO
  • Direção Hidráulica
TRANSMISSÃO
  • Transmissão Manual de 5 velocidades
RODAS E PNEUS
  • Rodas 6J x 15
  • Pneus 205/60 R15
RESERVATÓRIO DE COMBUSTÍVEL
  • Reservatório de combustível 50 litros
NÚMERO MÁXIMO DE PASSAGEIROS
  • Número máximo de passageiros 5

19 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. aquele peito de aço na traseira dava um certo charme para o crossfox, só estou esperando mudar este modelo que tá ai pra eu trocar o meu que é modelo 2009 se demora muito vou partir pra outra marca.

    ResponderExcluir
  2. QUAL É O CONSUMO DE COMBUSTIVEL,URBANO E RODOVIÁRIO DO CROSS FOX 1.6 FLEX?
    FAVOR ME RESPONDER........

    ResponderExcluir
  3. O meu Crossfox é um g2 laranja atacama 2012 e axo que relacionado ao consumo dpende muito do motorista o meu faz facil 10 a 11 km/l na cidade e 13 a 14 km/l na estrada e olha que moro numa cidade planaltica Garanhuns - PE ,cheia de sobe e desce vejo muita gente falando mal do consumo axo que deveriam aprender a dirigir corretamente rsrsr só troco o meu por um mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, que bom esclarecimento o seu. Estou comprando um Crossfox 2012 e ouvia sempre falar do seu perfil "beberrão". Ótima observação a sua com relação ao modo de dirigir. Abraços.

      Excluir
    2. Exatamente, o consumo depende do motorista; veja que na ficha técnica ele aplica 15 kgf à 2500 rpm, isso quer dizer que o torque é muito alto em comparação a outros carros. Assim sendo, o consumo fica alto desde que o motorista aplique o torque citado.

      Excluir
    3. Sua cidade é uma régua. Faz muita diferença você ter um carro desse porte pra rodar numa região assim, daí sua conclusão correta do consumo que você está tendo. Tenho um Crossfox vermelho completo, 2012, tenho uma strada pickup e um pálio e moro numa cidade chamada Ouro Preto em Mina Gerais. Trabalho com vendas e viajo muito, uma coisa que amo é viajar no cross porque na estrada ele realmente é um carro confortável e econômico mas na cidade é um cachaceiro danado (kkk) e com a gasolina neste preço estou mantendo ele apenas pra passeios em fim de semana. É uma compra que precisa repensar, quem está pensando em adquirir (se um dos ítens básicos que você deseja é economia) e olha que quem fala é um consumidor próprio para quem ele foi fabricado, pois ele foi projetado para regiões como a minha, cheia de montanhas e deformações nas ruas. Enfim, se você já tem um carro hoje em dia no Brasil você tem uma excelente condição financeira dado o custo pra se manter, mas se o principal fator pra você é a economia, tem vários carros lançados nos últimos anos que podem ter um desempenho melhor que ele. Fato é, que meu amor por ele é tanto (kkk) que bebendo ou não, vai junto comigo até por muito tempo, porque esquecendo o lado consumo, ELE É 10 !

      Excluir
  4. nossa como gostei do cross fox 2013, é de uma excelência, futuramente pretendo trocar por uma saveira cross cabina dupla como é linda e de grande utilidade, atende as necessidade básica do cliente como por exemplo tem a carroceira que pode carregar mercadoria já evita pagar frete

    ResponderExcluir
  5. O meu é um 2012 G2-prata, e aqui em Brasília nos horários fora de engarrafamento, meu consumo é sempre entre 12 e 13 km/l. Posso provar. Acho que o motorista deve guiar sempre de pé aliviado pois a resposta dele é muito boa. No geral foi o melhor carro que já possuí, desde o Fusca, Brasília, Parati, Pointer (infelizmente), Peugeot 206 e Corsa hatch.

    Ademir.


    Ademir.

    ResponderExcluir
  6. Bebe o meu faz 13 na estrada e 9.5 na cidade e ando na manha tem cara que diz que faz 12 na cidade mentira pois tão se enganando pelo computador de bordo que não é preciso

    ResponderExcluir
  7. Gostei compramos um crossfox 2012 excelente espaço interno
    Atibaia SP

    ResponderExcluir
  8. Quero saber o consumo do crossCro 2012 na gasolina na Br e na cidade

    ResponderExcluir
  9. bom dia sou mecanico o carro e muito bom vou comprar 2012 ou2o13 corro com baixa manutencao

    ResponderExcluir
  10. Tenho um 2012, achei meio beberrão, mas enfim vou segurar ele por um tempo.

    ResponderExcluir
  11. boa tarde estou pra comprar um crosfox 2011/12 gostaria de saber sobre manutensão e consumo se vale a pena o custo benefício

    ResponderExcluir
  12. boa tarde estou pra comprar um crosfox 2011/12 gostaria de saber sobre manutensão e consumo se vale a pena o custo benefício

    ResponderExcluir
  13. Quero comprar um CrossFox 2012 . gostaria de saber mais sobre o consumo Álcool e Gasolina . cidade e Estrada

    ResponderExcluir
  14. tenho um 2012 completo e um carro mt bom i e como alguns disse o comsumo do combustivel depende do condutor.sem reclamaçao

    ResponderExcluir
  15. ESTOU PENSANDO EM COMPRA UM CROSS FOX >NO MOMENTO TENHO UM GOLG5 O CROSS FOX E UM CARRO QUE VALE A PENA GOSTARIA DE SABER

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem