O Volkswagen Gol consagrou-se como o carro que mais tempo permaneceu na liderança de vendas no mercado brasileiro: em 2011 o hatch compacto da VW completou 25 anos na liderança do mercado, o que o torna o veículo de maior sucesso do Brasil.
Qualidades para isso não faltam: o Volkswagen Gol é fruto de um projeto genuinamente nacional, pensando para as necessidades do consumidor brasileiro e para a realidade das vias brasileiras.
Em 2012, 32 anos após seu lançamento, em sua quinta geração, o carro supera 6 milhões de veículos produzidos.
Desta forma, o Gol supera o VW Fusca como carro que mais tempo se manteve na liderança, tendo em vista que o VW Sedã conseguiu manter-se na liderança de vendas por 24 anos consecutivos, feito que agora é superado pelo Gol.
Entretanto, o sucesso do Gol não veio imediatamente após seu lançamento em 15 de maio de 1980, na estância de inverno paulista Campos do Jordão (SP), com o raquítico motor 1.3 refrigerado a ar oriundo do Fusca. Dada a insuficiência de potência, o Gol recebeu pesadas críticas da imprensa na época e as vendas mostraram-se aquém das expectativas.
Mas o projeto era bom, e, em 1981, o problema de falta de potência foi parcialmente sanado com o lançamento do Gol com motor 1.6 refrigerado a ar, além da versão furgão.
Mas o sucesso ocorreu mesmo com a chegada do motor do Passat ao Gol. Em 1984 chega o primeiro Gol com motor a água - o Gol GT 1.8 - versão esportiva com motor 1.8S do Santana.
E, em 1985 o primeiro Gol com motor 1.6 com refrigeração líquida.
Em 1986 a VW lançou o famoso motor AP 600 - que permaneceu com o título de melhor motor 1.6L do mercado por muitos anos, pois superava os motores 1.8 e até 2.0 da concorrência, o que evidenciava o acerto do projeto. No mesmo ano veio a liderança de vendas, de onde nunca mais saiu.
Em 1989 chegou o Gol GTI, celebrado esportivo brasileiro que se notabilizou por ser o primeiro carro brasileiro equipado com injeção eletrônica.
O Gol GTI 1989 além de tecnologia, trazia muita esportividade.
E luxo.
O Gol com carroceria reformulada, chamado de Gol "Bolinha", ou Geração II, veio em 1995. Apesar do novo desenho, o carro ainda era baseado na mesma plataforma do carro lançado em 1980, oque significava que o carro permanecia com motor e câmbio na posição longitudinal.
A carroceria anterior permaneceu em produção para a versão "Mil" de entrada.
O Gol de terceira geração chega em 1999 como modelo 2000, mantendo a carroceria do Geração II, mas com nova frente, traseira e um interior bastante reformulado, com destaque para o painel de instrumentos - o melhor e mais sofisticado painel utilizado no Gol.
Finalmente em 2008 chega o Gol de 5ª geração, que finalmente abandona a plataforma original, e passa a usar uma baseada na do VW Polo, recebendo portanto motor e câmbio na posição transversal.
O trabalho de engenharia, porém, foi bastante competente em manter o Gol G5 com a mesmas características dinâmicas de seus antecessores.
O VW Gol foi desenvolvido com um programa de testes que levou 1 milhão de rodados de testes no Brasil e no exterior, além de outros 200 mil quilômetros em pistas de testes.
Além do Brasil, o VW Gol é líder de vendas também na Argentina nos últimos 10 anos, e é vendido também no México e em outros 66 países das Américas, Europa, África, Oriente Médio e Ásia.
Volkswagen Gol completa 32 anos de vida e comemora 25 anos de liderança de vendas
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Meu none é Lucileia Silva de lima satides, meu email é lucileia1617@.com
ResponderExcluirNossa como eu gostaria de comemorar no proximo dia 16 de novembro dia do meu aniversario com um super gol g6 completando 33anos de idade...meu sonho... minha realização...minha alto estima...meu tudo...
beijos esse carro é lindooo
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.