O mercado automotivo brasileiro passa por uma transformação já ocorrida em outros países: pulverização da participação de mercado em muitos concorrentes. Em 2011, Ford, General Motors e Fiat viram suas participação no mercado brasileiro cair, enquanto que novas marchas chinesas, como Chery e Hafei apresentaram expressivos crescimentos.

Novo Ford New Fiesta Hatch 2012

A Ford do Brasil observou uma retração de 6,6% em suas vendas em 2011, enquanto as da Peugeot reduziram-se em 5%. Chevrolet vendeu 3,9% menos carros em 2011 e as vendas da Fiat diminuíram 0,8%.

Chery Face Flex 2012

Esses números são ainda piores quando se verifica que o mercado brasileiro apresentou crescimento de vendas totais de 2,90% em 2011, com ampliação de participação das Chery e Hafei. A Nissan também foi destaque em termos de crescimento de vendas.

Hafei Towner

Essas alterações no mercado brasileiro mostram que estamos em um processo de amadurecimento, sem marcas líderes estabelecidas, com o mercado sendo dividido por um grande número de participantes - algo que se observa em mercados mais desenvolvidos, como EUA, Europa, Japão e China.

Fonte: Folha

3 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. O Brasileiro só vai ver a furada que é o carro chinês quando for tarde demais pra ele. E sim, as montadoras FIAT, FORD e GM têm que tomar cuidado com a china hein? a VW tbm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos anos 90 falavam que carro japonês não prestava. E eles se tornaram os maiores do mundo. No começo dos anos 2000 falavam que carro coreano não prestava, e hoje eles estão entre as marcas mais admiradas e vendidas do mundo.

      Os chineses estão evoluindo muito mais rápido que japoneses e coreanos. É com os chineses que todos tem que se preocupar, pois eles têm muito dinheiro e estão comprando o melhor conhecimento técnico do mundo.

      Excluir
  2. Os chineses são espertos pq usam da enorme mãe de obra barata e qualificada,além da carga tributária baixa e ótima logística para vender carros completos a preços baixos nos países importadores e conseguem enfrentar com força os concorrentes já estabelecidos e "pelados" daqui como os vovôs Uno, Gol, além de Pálio e Ka.
    Aliás hoje vou buscar meu Chery QQ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem