O novo Audi A3 2013, que será lançado em breve, oferecerá uma série de novidades tecnológicas, como freio de estacionamento acionado por meio de sistema eletromecânico, novo sistema de controle de ar-condicionado, entretanto, as inovações mais importantes estarão na área de "infotainment" – o hardware, o software e a experiência do usuário.
A Audi tem uma parceria já há algum tempo com a NVIDIA - fabricante de processadores gráficos californiana, que permite à Audi uma liderança na área de "infotainment" - informação com entretenimento veicular. O uso desses processadores permitiu, por exemplo, a integração de imagens do Google Earth no sistema de navegação.
Agora, porém, a Audi e a Nvidia estão lançando a próxima geração de sua parceria - uma nova plataforma modular de infotainment baseada nos processadores nVIDIA Tegra. O novo Audi A3 2012 será o primeiro carro a incorporar essa nova tecnologia.
Essa mudança radical que a Audi está adotando no desenvolvimento dos sistemas de informação de seus carros permitirá que as últimas inovações tecnológicas, tanto de software quanto de hardware, possam ser incorporadas nos seus carros quase que instantaneamente.
O computador central da plataforma modular da Audi será composto de duas unidades: Unidade de Controle de Rádio e o MMX (Multi-Media eXtension). Esse último equipamento (MMX) é um módulo de alta performance computacional conectável - cuja unidade central é um processador Tegra de última geração da nVIDIA. Essa unidade é a responsável por todo os controles por comando de voz, pelas geração de imagens, além do sistema de navegação e as funções de telefonia. O projeto modular permite que esse módulo seja substituído facilmente quando um novo hardware mais poderoso estiver disponível.
A unidade MMX do Audi A3 2013 será equipada com um processador Tegra T20 que faz aceleração por hardware de muitos formatos de áudio e vídeo de Internet, como MP3 para áudio e MPEG4 para vídeo. Esse processador T20 trabalha junto com um software gráfico conhecido como motor 3D. Essa tecnologia fará com que a Audi seja a primeira empresa automobilística do planeta capaz de mostrar imagens tridimensionais dentro do carro.
Ainda em 2012 a nVIDIA colocará no mercado os novos processadores Tegra 30, que serão imediatamente incorporados em toda a linha de carros da Audi graças a adoção da estratégia modular.
O novo terminal MMI com touchwheel
Junto com comandos de voz, o terminal MMI também é usado para controlar muitas funções de infotainment do novo Audi A3 2013. Esse terminal é localizado no centro do console central, sendo que o principal componente aqui é o "touchwheel" – um controle que junta em um só dispositivo um touchpad e um botão rotativo.
A superfície desse dispositivo contém uma superfície sensível ao toque que permite ao usuário entrar com caracteres através de movimento dos dedos. O sistema de reconhecimento de escrita é de alta qualidade e o grande "touchwheel" move o cursor com precisão e permite cliques precisos. O sistema tem um anel em volta que iluminado por LED.
O monitor
O Audi A3 2013 também virá com um monitor LCD de 7 polegadas, com resolução de 800 x 480 pixels, o que permite a exibição de imagens em 3D. Esse display emerge eletricamente do painel de instrumentos e apresenta uma ligeira inclinação para o motorista.
O display head-up
Os chamados displays head-up são sistemas que projetam informações diretamente no para-brisas, permitindo ao motorista ficar informado do que acontece no carro sem tirar os olhos da estrada. Todas as informações chave de áreas como navegação, sinais de tráfego, e sistemas de auxílio aparecerão em um display translúcido a 2.3 metros na frente do motorista - diretamente no seu campo de visão.
A nova geração dessa tecnologia trará um grande passo à frente. Um novo tipo de head-up display permitirá projetar imagens ainda maiores no campo de visão do motorista, interagindo com o ambiente real. O sistema de navegação, por exemplo, fará com que o motorista veja enormes setas transparentes fora do carro indicando a direção a seguir. Quanto mais se aproxima de uma curva ou cruzamento, as setas vão se alargando e quando chega a uma distância de 10 metros do local da conversão elas ficam do mesmo tamanho de uma seta real no pavimento.
Esse sistema terá também outras funcionalidades. Em terrenos acidentados, as setas de direção poderão mostrar a direção da estrada após o topo da montanha. Se o piloto estiver dirigindo com o piloto automático adaptativo, a distância do veículo da frente também é mostrada. Se o sistema de visão noturna está ativo, quando um pedestre entra na via, o display mostra precisamente a direção de onde o pedestre está vindo e sua distância para o carro.
O novo head-up display projetará informações em uma janela do tamanho da tela de um iPad, mas no futuro o sistema projetará informações não só para o motorista, mas também para todos os demais ocupantes do veículo.
A solução que a Audi está mostrando agora na CES já incorpora parte dessa ideia. Tanto o motorista quanto o passageiro da frente dispõem de um display head-up próprio, sendo que o do motorista é o da nova geração, e o do passageiro, uma versão convencional.
Com informações: Fourtitude
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