O VW CrossFox 2005 Flex foi a primeira incursão da Volks no campo dos carros urbanos com um pequeno preparo para enfrentar terrenos menos civilizados - uma resposta, um tanto quanto tardia, ao sucesso dos modelos Adventure da Fiat Strada e Idea.
O projeto foi muito bem sucedido tanto em termos técnicos como comerciais, pois o CrossFox constitui-se em um dos principais argumentos de venda da linha Fox, a despeito de seu preço salgado. Hoje (dezembro de 2011), um exemplar 2005, com quilometragem condizente ao ano e bom estado de conservação é encontrado no mercado de carros usados de São Paulo por preços em torno de R$ 31.000 reais.
Esse preço reflete a alta valorização e procura desse compacto da VW, que conta um excelente isolante acústico do habitáculo, permitindo um rodar silencioso e agradável.
Todos os VW CrossFox 2005 contam com uma chapa de aço protetora embaixo do conjunto motriz, o que protege todos os componentes no caso de uso em terrenos pouco amistosos. Além disso, as suspensões elevadas (5 cm mais altas que o Fox Normal) são perfeitas, inclusive, para suportar a pavimentação sofrível das vias brasileiras.
Comportamento dinâmico
O VW CrossFox 2005 conta um conjunto de direção, suspensão e freios harmonioso. Os freios tem boa sensibilidade e o sistema ABS impede o travamento das rodas em frenagens de emergência. O câmbio tem engates precisos e a alavanca de mudança de marchas é muito bem posicionada, com funcionamento leve e progressivo.
O motor é o tradicional VW 1.6 Flex VHC que mostra-se muito bem acertado, com marcha lenta linear e aceleração progressiva. A performance agrada tanto em uso em cidade quanto em estradas, mesmo quando o CrossFox está com carga máxima de 725 Kg e ar-condicionado ligado. Os dados de desempenho e consumo são os seguintes:
Desempenho
- Aceleração de 0 - 100 km/h: 14 s (gasolina) e 13 s (álcool)
- Aceleração de 0 - 1000 m em 35,6 s (gasolina) e 34,8 s (álcool)
- Retomada de 40 - 80 km/h em 8,5 s (gasolina) e 7,7 s (álcool)
- Retomada em 60 - 100 km/h em 12,3 s (gasolina) e 11,5 s (álcool)
- Retomada de 80 - 120 km/h em 21,2 s (gasolina) e 19,9 s (álcool)
- Velocidade máxima: 164 km/h
Consumo
- Ciclo urbano (cidade): 9,5 Km/l de gasolina e 6,8 km/l de álcool
- Ciclo rodoviário (estrada): 12,3 Km/l de gasolina e 9,1 km/l de álcool
Uso misto
Os pneus de uso misto do VW CrossFox 2005 permitem uma dirigibilidade razoável em trilhas off-roas leves, no que é auxiliado pelo excelente torque do motor em baixa rotação - 15,6kgfm @ 2.500rpm, com álcool.
Como pontos positivos do VW CrossFox 2005 Flex apontamos:
- Direção: com ótimos ajustes de altura e distância, volante de boa pega e assistência hidráulica com bom balanço entre firmeza (segurança) e conforto, graças ao sistema progressivo.
- Estepe: instalado em suporte na estrutura da carroceria, tem mola a gás limitadora de curso e seu destravamento é por comando manual elétrico, que libera também a abertura do porta-malas.
- Ar-condicionado: com bom fluxo de ar, mantém o interior em uma temperatura confortável, mesmo quando o calor externo é elevado.
- Acabamento: o tradicional padrão construtivo da VW está presente tanto no interior - que não é luxuoso, mas é bem acabado - quando na carroceria. As peças são perfeitamente encaixadas.
- Suspensão: O CrossFox 2005 tem uma suspensão com ótimo compromisso entre conforto e estabilidade, apesar do uso de suspensões elevadas e pneus de uso misto. Isso é resultado de um bom ajuste e calibração que mantém o carro estável mesmo em velocidades elevadas.
Comprando um usado
Observe o nível interno de ruídos, se não está excessivo, sobretudo em pisos irregulares.
Equipamentos de série
- Conveniência: Chave do tipo canivete; relógio digital; luzes de leitura traseiras individuais; elástico porta-objetos nas laterais dos bancos dianteiros; direção hidráulica; gaveta embaixo do banco do motorista; tomada de 12V no painel central; alerta sonoro de faróis ligados; coluna de direção com regulagem de altura e distância; aquecimento; banco traseiro corrediço; trava, retrovisores e vidros com comandos elétricos; destravamento interno do suporte do estepe e da tampa do porta-malas; e computador de bordo.
- Aparência - Farol com moldura em preto brilhante e detalhe interno cromado; para-brisa degradê; grade dianteira superior em preto brilhante; grade inferior com colmeia diferenciada; retrovisores e maçanetas na cor da carroceria; antena curta de teto; aerofólio na tampa traseira; lanternas escurecidas; ponteira do escapamento cromada; aplique em Satim no para-choque dianteiro; barras longitudinais no teto; molduras nas caixas de roda; adesivos laterais nas portas; suporte do estepe em Satim, integrado ao para-choque traseiro; aplique no para-choque traseiro; imitadores de estribos laterais em Satim; e raposa bordada nos bancos dianteiros.
- Segurança - Faróis de neblina e de longo alcance.
- Opcionais: Airbag duplo; freios ABS; teto solar elétrico; rodas de liga com pneus de uso misto; revestimento parcial em couro; ar-condicionado; sensor de estacionamento; banco traseiro bipartido em 50%/50%; sensor de chuva e crepuscular; rádio CD Player com entrada USB e SD Card; e volante multifuncional.
Conclusão
Custando por volta de R$ 31.000 reais em revendedores multimarcas da Grande São Paulo, um VW CrossFox 2005 Flex em bom estado é um automóvel ideal para o consumidor que gosta de uma aventura leve no final de semana mas precisa de um carro para encarar o trânsito pesado das grandes cidades com conforto.
Ficha técnica VW Cross Fox 2005 Flex
- Motor
- Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.598cm³ de cilindrada, oito válvulas, que gera potências máximas de 101cv (gasolina) e 104cv (álcool) a 5.250rpm e torques máximos de 15,4kgfm (gasolina) e 15,6kgfm (álcool) a 2.500rpm
- Transmissão
- Tração dianteira, com câmbio manual de cinco velocidade
- Suspensão/rodas/pneus
- Dianteira, independente, do tipo McPherson, com braços triangulares transversais e barra estabilzadora;
- e traseira, interdependente, com braços longitudinais
- Rodas 6 x 15 polegadas, em liga leve
- Pneus 205/60 R15
- Direção
- Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
- Freios
- Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com sistema ABS (opcional)
- Capacidades
- Tanque, 60 litros;
- porta-malas, 260 litros (353 litros com o banco corrediço para a frente);
- capacidade de carga (passageiros e bagagem), 440 quilos
O dream-car do papai....
ResponderExcluirQUE CARROS CHIQUES
ResponderExcluirADOREI
o melhor carro ja fabricado por tamanha belesa entao o amarelo
ResponderExcluirAss Rei do Fuska
Muito bom ...eu adoro o meu,para mim é muito inteirado,confortável e silencioso..meu companheiro nas estradas da vida...ñ disfarço por nada.
ResponderExcluirExiste Cross Fox 1.0 ano 2004 e modelo 2005
ResponderExcluirNão. O Cross Fox saiu só com o motor 1.6/ os únicos que saíram com motor 1.0 foi o Fox
ExcluirBoa noite
ResponderExcluirGostaria de saber qual a amperagem correta dos fusiveis do CrossFox 2005
No manual existe a distribuição dos mesmos mas ñ menciona a amperagem ideal para cada fusível
Alguem sabe me dizer por que o meu crosfox 2005 tem freio a disco nas quatro roda.
ResponderExcluirQual e o preço
ResponderExcluirTive um Cross Fox 2005, por 15 anos. NUNCA me deu problema algum. Recomendo.
ResponderExcluirGostaria de saber se o Cross Fox 2005 todos vêm com ar condicionado, se não tiver dá pra colocar um original.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.