Cuidados básicos
É prudente fazer uma revisão rápida de alguns itens de segurança, como pneus, luzes e impadores de para-brisas, mesmo que o veículo esteja em boas condições.
- Pneus:
- é importante calibrá-los antes de pegar a estrada. Quanto mais carga no carro maior é a pressão nos pneus - confira os números corretos no manual do veículo. Importante também verificar se o estepe está cheio e onde estão o macaco, a chave de roda e as ferramentas para remover as calotas ou rodas.
- Verifique o desgaste dos pneus: se as ranhuras estiverem com menos de 1,6 mm de profundidade, é necessário trocá-los. Para facilitar este exame, os pneus têm alguns pontos salientes dentro das ranhuras, ao longo da banda de rodagem, chamadas de TWI. Se eles estiverem muito próximos da superfície externa, é um sinal de alerta.
- Faróis
- Fazer uma verificação dos faróis, lanternas traseiras, piscas e a luz da placa traseira.
- Uma medida que contribui para a segurança é andar na estrada sempre com faróis baixos acesos. Isso torna seu carro mais visível para os outros motoristas.
- Limpador do para brisa:
- em grande parte do Brasil, o verão é uma estação de chuvas e temporais, o que exige funcionamento perfeito desse elemento. Verifique o funcionamento do limpador e , se for o caso, troque as palhetas.
- Verifique a água e o funcionamento do lavador de para-brisa.
- Se pegar chuva, mantenha sempre os faróis acesos e aumente a distância para o veículo à sua frente.
Na oficina
- Verificar o desgaste das pastilhas e discos de freios.
- Examinar o alinhamento e balanceamento das rodas – rodas desalinhadas podem provocar desgaste irregular e prematuro dos pneus, exigindo que sejam trocados muito antes do tempo, além de comprometer o comportamento dinâmico do veículo.
- Conferir o estado dos amortecedores. Se o carro estiver lotado e com bagagem, eles serão mais sobrecarregados que o normal.
- Correias do motor: solicitar ao mecânico substituí-las, caso seja necessário. A correia dentada, por exemplo, deve ser trocada nos períodos determinados pelo fabricante (veja no manual do carro). A correia poly-v também é importante, pois aciona as bombas hidráulicas, o ar-condicionado, o alternador e outros agregados do motor.
- Verificar o nível do óleo do motor e, se estiver perto do momento da troca, antecipe-a.
- Checar os filtros de ar, óleo e combustível.
- Chegar o filtro do ar-condicionado. Um filtro de ar sujo pode aumentar o consumo de combustível em até 5%, além de reduzir o desempenho do motor.
- Verificar o nível do líquido de arrefecimento do motor.
Rodando com o carro carregado
O limite de carga do carro está no manual do proprietário e não deve ser excedido. Levar peso demais força a suspensão, o motor, a transmissão e os freios, além de prejudicar a dirigibilidade.
Mesmo dentro dos limites recomendados, é importante lembrar que um automóvel levando cinco pessoas e bagagem se comporta de forma bem diferente do que no dia a dia na cidade. Uma mudança fundamental é na distância de frenagem: é preciso mais espaço para parar.
Portanto, evite andar muito perto do carro à sua frente e reduza a velocidade gradualmente, sempre que for possível. Na chuva, preste ainda mais atenção.
O carro carregado também tem comportamento diferente nas curvas. Evite sustos e surpresas desagradáveis, reduzindo a velocidade antes de entrar na curva. Às vezes, as velocidades indicadas nas placas nas estradas, próximo às curvas, podem parecer baixas demais, mas não estão lá por acaso.
Elas foram calculadas para garantir a segurança e são uma boa referência. Também é bom lembrar que um carro mais carregado acelera menos. É preciso mais espaço para ultrapassar, principalmente em subidas. Não arrisque. E tome cuidado, também, na hora de entrar numa rodovia movimentada.
Tome cuidado com a acomodação da bagagem. Procure colocar os objetos mais pesados mais para o fundo do porta-malas e, nas station wagons e nos utilitários, não ultrapasse a altura do encosto do banco traseiro. Lembre-se que objetos soltos dentro do carro podem ser arremessados contra os passageiros nas freadas fortes ou em caso de batidas, o que é especialmente perigoso para as crianças.
Por falar em crianças, recomenda-se que elas viajem no banco de trás e, dependendo da idade, têm de utilizar cadeirinhas ou um assento elevado, devidamente fixados e sempre com cinto de segurança.
Recomende que todos os ocupantes do carro usem os cintos. Passageiros de trás não protegidos por eles, em caso de colisão, podem ser arremessados para frente, causando graves lesões a quem viaja na dianteira.
Fadiga: não facilite
Por mais que queira chegar logo ao destino, nunca subestime o cansaço. A fadiga é uma das maiores causas de acidentes, principalmente se, além de fisicamente exausto, o motorista começar a sentir sono.
A transição entre uma leve sonolência e dormir ao volante costuma ser repentina e as consequências podem ser gravíssimas. Não facilite. Se sentir cansaço, pare assim que encontrar um lugar seguro, como em um posto de gasolina, restaurante ou área de descanso – sempre fora da rodovia ou do acostamento.
Truques como abrir o vidro, aumentar o volume do rádio e coisas semelhantes não adiantam. Portanto, descanse um pouco, desça do carro, tome um café, água ou refrigerante, coma alguma coisa leve, vá ao banheiro e, quando se sentir em condições, pode voltar à estrada. Não tenha pressa.
Na estrada
Mesmo se a ideia é fazer uma viagem curta, em uma estrada já conhecida, é importante um mínimo de planejamento para ter uma jornada tranquila. Para evitar engafarramentos, viaje em horários alternativos.
Cada região e cada estrada tem características diferentes – é bom se informar sobre as condições e previsões de trânsito por meio do rádio, dos serviços das empresas concessionárias de rodovias ou da polícia rodoviária.
Motorista: o equipamento de segurança mais importante
O motorista é o responsável por sua integridade, a de sua família e a dos outros condutores e pedestres com quem cruzar pelo caminho. Lembre-se que as estradas são ambientes coletivos e é preciso colocar o bem estar de todos acima do pessoal.
Para isso, respeite a sinalização e as regras básicas de trânsito – não falar ao celular, não ultrapassar pelo acostamento e ter paciência com os erros alheios.
E nunca é demais lembrar: Beber e dirigir em hipótese alguma. Nunca se deve beber e depois dirigir. E isso é importante lembrar no final de ano quando muita gente acaba se esquecendo dessa regra básica. Veja a campanha do órgão rodoviário australiano sobre o assunto (são imagens fortes, mas foram eficazes na Austrália).
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