Muito já se disse que o Novo Civic 2012 de 9ª geração não é uma “revolução”, assim como foi a ª geração em relação a sua predecessora. Realmente não é, mas a evolução foi grande a despeito do que as semelhanças de estilo podem sugerir.
O primeiro aspecto é o estilo. O Civic de 9ª geração está com superfícies mais recortadas e com cantos vivos, e a traseira está mais elevada em relação ao modelo anterior.
O desenho geral continua agressivo e sugerindo esportividade, algo correspondido pela dirigibilidade - dois pontos que formaram a imagem do Civic ao longo dos anos.
Um dos vetores que norteou o desenvolvimento foi a eficiência energética. Assim, o VTEC 1.8 foi aperfeiçoado com novos componentes com menor atrito. Os pistões ganharam uma camada de molibdênio e o coletor de admissão melhorou o fluxo da mistura ar-combustível até a câmara de combustão.
Outra mudança foi no comando de válvulas, que foi reconfigurado para proporcionar mais torque em rotações mais baixas. O ganho de eficiência do motor é de 2.2% segundo a Honda.
As opções de câmbio permanecem as mesmas: mecânica ou automática de cinco marchas, porém no caso da caixa automática o acoplamento das marchas está mais rápido graças a uma redução no escorregamento do conversor de torque.
Como resultado das alterações, o motor do Civic 2012 está mais suave, com curvas de potência e torque mais bem distribuídas ao longo da faixa de rotação. A marcha lenta agora mantém o motor em 600 RPM (800 no anterior).
Isso também permitiu um alongamento das marcha sem prejuízo da agilidade. Rodando a 100Km/h em “D” o motor do Civic 2012 está em 1900 RPM, contra 2200 RPM do modelo anterior. Menor rotação é igual a menos consumo e menor ruído.
Sistema ECON
Essa novidade do Civic 2012 é uma espécie de auxiliar digital para condução eficiente e econômica, agindo como intermediário entre os comandos do motorista e o sistema de propulsão.
O ECON, ao receber uma ordem de aceleração brusca, repassa esse comando de forma suave, abrindo a borboleta de forma mais progressiva para responder ao motorista com a mesma agilidade, porém consumindo menos combustível.
Além disso, o sistema ECON também muda o funcionamento do ar-condicionado, reduzindo a rotação do ventilador e fazendo uso de mais ar de recirculação interna. No caso dos modelos automáticos, o sistema interfere também no regime de troca de marchas.
Segundo a Honda, tudo isso passa despercebido pelo motorista no que respeita o comportamento dinâmico do carro, mas, por outro lado, tem um reflexo importante na redução do consumo.
Por falar em consumo, os dados do Civic 2012 são os seguintes:
- Ciclo urbano (cidade): 7,8 Km/l de álcool
- Ciclo rodoviário (estrada): 9,4 Km/l de álcool
- Autonomia de 536 Km com tanque de 57 litros
Outro ponto que melhorou no Novo Civic 2012 foi o desempenho, graças à melhor eficiência do motor e ao fato de a carroceria estar mais leve e mais aerodinâmica.
Evidentemente trata-se de ganhos incrementais que dificilmente são sentidos na prática. Os números de desempenho do Civic 2012 são os seguintes:
Aceleração de 0 a 100 Km/h: 11,1s
Retomada em 3ª de 40 a 80Km/h: 4,9s
Retomada em 4ª de 60 a 100Km/h: 6,3s
Retomada em 5ª de 80 a 120 Km/h: 8,1s
Interior
O interior reserva as maiores diferenças em relação à geração atual. O espaço interno se manteve inalterado mesmo com a redução do entre eixos de 270 para 267 mm – para melhorar o comportamento dinâmico - graças a ajustes no posicionamento do painel e bancos.
O painel está maior, mais inclinado para o motorista e recebeu uma série de novos instrumentos. Além do já mencionado ECON, há um econômetro digital com barras de LEDs no painel que mudam de cor para informar a melhor forma de dirigir.
Outra inovação é o sistema iMID (Display Inteligente Multi-informacional) no segmento superior do painel que congrega o computador de bordo, sistema de áudio, alertas de segurança, imagem da câmera de ré e a possibilidade de customização do painel digital que pode exibir, por exemplo, um relógio.
No caso do Civic EXL o sistema iMID conta também com a tela do GPS integrado. A posição de dirigir é idêntica ao do modelo atual mas há uma melhora no campo de visão graças à redução da espessura da coluna “A”, que, mesmo mais finas mantiveram sua resistência graças ao emprego de aço de alta resistência.
A versão EXL conta com sistema de controle de estabilidade integrado à assistência elétrica da direção. Com isso, em caso de perda de aderência nas rodas traseiras, a direção perde a assistência do lado oposto ao que o carro está escorregando induzindo o motorista a virar o volante para o lado correto.
O porta-malas – grande defeito do modelo anterior – aumentou sua capacidade volumétrica de 34- para 449 litros como decorrência, sobretudo, do uso de um estepe emergencial menor.
Os preços oficiais do Novo Civic 2012 são os seguintes:
- Honda Civic LXS MT Flex: R$ 69.700,00
- Honda Civic LXS AT Flex: R$ 72.900,00
- Honda Civic LXL MT Flex: R$ 72.700,00
- Honda Civic LXL AT Flex: R$ 75.900,00
- Honda Civic EXS AT Flex: R$ 85.900,00
Conclusão
O Novo Civic 2012 apresenta-se evoluído em relação a seu predecessor. Com mais equipamentos de série, um interior mais funcional e luxuoso e um estilo externo contemporâneo. Acreditamos que a Toyota tem sim muito com o que se preocupar, mas a palavra final quem vai dizer, de fato, é o consumidor.
Credo.. que painel mais retrô!!! andando pra trás honda?
ResponderExcluirlembra aquele tempra SW que o painel mais parecia ima bancada de cristaleira, muito ruim, depois dessa trazeira sem sal esse painel veio pra matar o civic!
ResponderExcluirÉ impressionante achar esse painel feio.
ResponderExcluirO carro é muito caro pra ter um painel desses, é só comparar com outros paineis de carros na mesma faixa de preço, o do civic podia ser mais detalhado.
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