O Del Rey foi a resposta da Ford à necessidade de oferecer carros de luxo mais econômicos e eficientes que seus modelos desse segmento até então: Galaxie/LTD/Landau.

Ford Del Rey Ghia 1990 1.8

O carro era derivado do Corcel II, com corte mais definido na traseira, porém com melhor acabamento e requinte.

Ford Del Rey Guia 1.8 1989

Lançando em 1982 com motor Ford 1.6, que apesar de relativamente econômico para a época, sofria com o peso do carro e os inúmeros equipamentos de conforto, como ar-condicionado, direção hidráulica e câmbio automático.

Ford Del Rey Ghia 1.8 1989

Em 1989, dois anos após a criação da joint-venture entre VW e Ford no Brasil, surgiu o Del Rey com motor Volkswagen AP 1800. Trata-se de uma mecânica moderna, com 93 cavalos - um nível de potência 30% maior ao observado no antigo motor Ford CHT 1.6.

Ford Del Rey Ghia 1.8 1989 - traseira

A nova mecânica conferiu ao sedã de luxo da Ford uma nova dinâmica, com melhor desempenho e segurança. Nos testes da época o Ford Del Rey Ghia com motor 1.8 movido a álcool superava os 160 Km/h de velocidade máxima e acelerava de 0 a 100 Km/h em torno de 14s.

Ford Del Rey Ghia 1.8 1989 - lateral

Nos anos 80 e 90 os carros da Ford em geral, e o Del Rey em particular, eram caracterizados por um padrão de acabamento superior ao observado nos demais carros nacionais.

Ford Del Rey Ghia 1.8 1989 - interior

Os revestimentos internos, sobretudo nesta versão Ghia, eram luxuosos e requintados - um padrão que até mesmo hoje é difícil de ser encontrado em carros normais.

Ford Del Rey Ghia 1.8 1989 - painel

O painel do Ford Del Rey era completo, com um quadro de instrumentos amplo contendo conta-giros, velocímetro, medidor de temperatura e de pressão do óleo. A iluminação noturna do painel era indireta, formando um visual muito bonito à noite.

Ford Del Rey Ghia 1.8 1989 - relógio digital de teto

O relógio interno digital era uma marca registrada do Del Rey.

Ford Del Rey Ghia 1.8 1989 - banco traseiro

Os espaço nos bancos traseiros era a maior crítica que se fazia ao Del Rey. A Ford quando o projetou pensou em aumentar o entre-eixos da plataforma do Corcel II em 5cm, mas por questões de custo a idéia foi abandonada.

Ford Del Rey Ghia 1.8 1989

O Ford Del Rey foi um carro de sucesso no Brasil, permanecendo no mercado por quase dez anos, sendo substituído, posteriormente, por uma adaptação do VW Santana para a Ford chamado Versailles.

Fotos: ReginaldoCampinas

Ficha Técnica - Ford Del Rey Ghia 1989 1.8
  • Motor
    •  VW AP-1800, 1.8, 4 cilindros em linha, 8 válvulas (2 por cilindro), carburador de corpo duplo, álcool, dianteiro, longitudinal
    • Cilindrada: 1.781 cm³ Potência: 93 cv a 5.200 rpm
    • Potência Específica: 51,6 cv/litro Torque: 15,5 kgfm a 2.800 rpm
  • CARROCERIA
    • Comprimento: 4.498 mm Peso: 1.086 kg
    • Largura: 1.676 mm Porta-Malas: Não disponível
    • Altura: 1.345 mm Tração: DianteiraFreios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira Câmbio: Manual de 5 marchas
  • DESEMPENHO
    • Velocidade Máxima: 156 km/h
    • Aceleração: 14,1 segundo

Vídeo:



Comercial do modelo 1986:

24 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Excelente a matéria!
    Até que enfim encontrei uma reportagem à altura do Del Rey. Parabéns!
    Tenho um ghia 1990 1.8 e sou completamente apaixonado por ele.
    Parabéns mais uma vez. Simplesmente sensacional!

    ResponderExcluir
  2. Ok, obrigado! O Del Rey é um clássico brasileiro. Parabéns pelo seu ghia 1990 - um dos melhores!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ola, vendo um DEL REY EXTRA ano 1989, cor “Ouro” , IMPECÁVEL,CARRO DE COLECIONADOR,ÚNICO DONO, 26MIL KMS ORIGINAIS, TODO SELADO, CARRO TODO ORIGINAL, SÓ COLOCAR A PLACA PRETA, COPIA DE CHAVE, MANUAL E ETC.. Fone p contato : (84) 9920-0053 ou email para ver as fotos só pedir : assisjr_milan@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, com certeza as melhores fotos que já vi numa matéria sobre o Dey Rey, além do texto também ser legal.
    Já vi outras matérias boas sobre o Del Reyzão por aí, mas os caras não põem fotos decentes do interior... acabam matando a matéria. O grande trunfo do Del Rey era o requinte do interior.

    ResponderExcluir
  5. esse sim é um calssico o antigo ford fusion, rss... um carro de garra, olha essas fotos munca vi em tao bom estado, muito bonito ainda deu pra ver outros carros no fundo antigao.. amo ver carros assim

    ResponderExcluir
  6. esse carro anda mais, pois o meu tio tinha um cht e colocava 160km ph, meu irmão tinha um corceu II também colocava, esse ap da uns 170kmph

    ResponderExcluir
  7. pessoal o del rey é demais um excelente carro, tenho um del rey guia 89 1.6 e um mané bateu com uma moto na traseira dele e quebrou o friso de alumínio do porta malas preciso saber a onde encontrar um friso desses pra comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 89 todos os Ghia eram 1.8.

      Excluir
    2. Retiro o que eu disse, realmente ainda havia 1.6CHT em 89.

      Excluir
  8. Parabéns à Equipe do Car.Blog por mais esta matéria, como se vê pelos comentários, só quem teve um sabe da qualidade deste automóvel. Tive 3 modelos: Prata 2 portas 1982, Guia 2 portas 1986 e GLX também 2 portas 1989, este último ainda com motor CHT. Bom lembrar que ele concorria com Monza e Santana, mas oferecia requinte e conforto por um preço menor. Seu ponto fraco realmente era o desempenho, mas quando embalado mantinha a velocidade alta (130/140 kms p/hora) e o motorista sentia o carro na mão, de forma firme e estável, transmitindo confiança ao condutor.

    ResponderExcluir
  9. parabens pela materia ! o del rey merece todas as honrarias ! eu tenho uma belina ghia 1.8 1990 gasolina cinza londres toda original e funcionando tudo ! era de um senhor aqui de BH inclusive possui manual do proprietario e chave reserva ! eu so tenho 25 anos e sou apaixonado por esses modelos ! parabens mais uma vez !

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, tenho um del rey que estou arrumando e estou tendo dificuldades em conseguir algumas peças, como o farol de milha e o espoler dianteiro, alguém conhece um fornecedor ou algum lugar que encontre essas peças, grato

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, tenho um del rey que estou arrumando e estou tendo dificuldades em conseguir algumas peças, como o farol de milha e o espoler dianteiro, alguém conhece um fornecedor ou algum lugar que encontre essas peças, grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. www.jocar.com.br - te garanto que la deve ter os produtos que precisa

      Excluir
  12. Tenho um Del Rey Ghia 89/90, e quando ligo o ar ou ventilador dele, o ar sai somente no desembaçador, alguém sabe me explicar pq acontece isso?

    ResponderExcluir
  13. Vendo uma Belina Del Rey Ghia, 1989, com apenas e inacreditáveis 8.400 Km's originais, por R$ 60.000,00.
    Oportunidade única.

    ResponderExcluir
  14. Ótima Matéria, tenho um Del Rey GL1.8 1990, super economico e confortável.. é um excelente carro.

    ResponderExcluir
  15. Parabens pela reportagem. Realmente a linha Del Rey foi icone de conforto e requinte nos anos 80 e inicio dos anos 90. Sou proprietario de alguns carros antigos(Opala Diplomata 91, Gol GTi 95, Fiorino 147 88) e a poucos meses incrementei minha humilde colecao com um Del Rey 1.8 Guia 1990, completasso e impecavel. Um verdadeiro CARRÃO.

    ResponderExcluir
  16. Excelente reportagem. Tenho alguns carros antigos(Opala Diplomata 91, Gol GTi 95, Fiorino 147 88) a recentemente incrementei minha coleção com um Del Rey 1.8 Guia 90, completasso e impecavel. Um verdadeiro icone de conforto e requinte nos anos 80 e 90. Um verdadeiro CARRÃO.

    ResponderExcluir
  17. eu tenho um Del Rey GL 1988 LANÇADO DIA 23/06/1988 MOTOR CHT 1,6 CARRO SEM PODRE., ESTOU PEDINDO 10,000,00 MIL REAIS ., CURIOSO ENRE EM CONTATO POR MENSAGEM WHATZAPP 045 9992-1429 SOU GIOVANNI

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem