A inadimplência das carteiras de crédito automotivo das principais instituições financeiras do Brasil disparou em outubro de 2011, o que deve levar a uma redução da oferta de financiamento para veículos automotores em 2012.
O índice de inadimplência das carteiras de pessoa física de veículos do sistema financeiro saiu de 2,6%, em janeiro, para bater 4,7%, em outubro - próximo dos níveis recordes de 2009. Os financiamentos que estão com parcelas atrasadas em entre 15 e 90 dias passaram de 7,9% em setembro para 8,6% em outubro, de acordo com os últimos dados do Banco Central.
No Banco Volkswagen, a inadimplência acima de 30 dias, que estava em 3,9% em setembro, pulou para 4,6%, em outubro.
A BV Financeira, por sua vez, respondendo à elevação da inadimplência tem adotado uma postura de maior rigor na concessão de crédito aos consumidores. o número de propostas de financiamento de veículo aprovadas pela BV Financeira caiu de 41% no terceiro trimestre de 2010 para 30% agora.
Esse quadro de inadimplência crescente nos financiamentos de veículos é resultado do aumento do endividamento da população somada a alta da inflação, dois fatores que corroem a renda dos consumidores, o que os obriga a interromper o pagamento de prestações do carro, e levando a esse crescimento ininterrupto da inadimplência de veículos.
Fonte: Valor Econômico
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.