Lançado mundialmente em setembro de 2004, o BMW Série 1 recebeu um facelift em 2007 que o deixou com o visual que tem este BMW 120iA 2010. Trata-se de um legítimo BMW e o único modelo com tração traseira no segmento com hatchs compactos.

BMW 120iA 2010

O estilo do BMW 120i é marcado por um longo capô e um pára-brisa quase na vertical que entregam um visual subjetivamente musculoso e interessante. O carro não nega a estirpe alemã.

BMW 120iA 2010 - preta

A BMW 120iA 2010 tem uma linha de cintura acentuada que delineia os vincos das lanternas e da tampa traseira.

BMW 120iA 2010  teste quatro rodas

Na traseira fica embutido o logotipo da marca, que funciona também como maçaneta para a abertura da tampa do porta-malas.

BMW 120iA 2010 - lateral

Interior

O BMW 120i oferece uma posição de dirigir excelente. O volante esportivo tem ótima pega e, claro, ajusta-se tanto na inclinação (para cima e para baixo) quanto em profundidade (dentro e fora).

BMW 120iA 2010 - bancos dianteiros

O bancos são muito confortáveis, oferecendo suporte em curvas contornadas de forma mais apressada, e têm ajuste de altura.

BMW 120iA 2010 - interior

O layout de todos os controles e instrumentos beira a perfeição ergonômica - com a maioria das funções principais facilmente acessíveis. Os materiais usados, assim como o ajuste das peças e o acabamento é nada menos que impressionante.

BMW 120iA 2010 - console central

O acesso ao banco traseiro é facilitado por portas de abertura ampla. O porta-malas, com 330 litros de capacidade, pode carregar até 1.100 litros por rebatimento do banco traseiro, o qual pode ser dividido na proporção 60/40.

BMW 120iA 2010 - banco traseiro

O espaço interno do BMW 120i é relativamente apertado, sobretudo na parte de trás, onde a cabeça dos passageiros de estatura mais elevada toca o teto, assim como o espaço para as pernas não é o ideal. Essa característica não permite indicar este BMW para uma família.

BMW 120iA 2010 - interior

Nessa situação Mercedes Classe B ou até mesmo o Volkswagen Golf seriam melhores opções.

BMW 120iA Hatchback 2010

O motor do BMW 120i é um quatro cilindros com 150 cavalos de potência e 200Nm de torque. Para um motor naturalmente aspirado é surpreendentemente entusiasmado abaixo 1500rpm, mas que fica feliz mesmo em faixas de rotação próximas à faixa vermelha.

Comportamento dinâmico

Se você realmente gosta de dirigir e, ocasionalmente (ou regularmente), deseja que seu hatch faça as vezes de um carro esporte, então este BMW 120i lhe servirá muito bem. A direção é perfeita, sobretudo em estrada, e mais perfeita ainda se essa estrada for cheia de curvas.

BMW 120iA 2010 - grade dianteira

Em condução esportiva o handling da carroceria é baixo, com reduzida inclinação da carroceria em curvas, e o nível de aderência, elevado. Trata-se de um carro muito equilibrado, onde que as desvantagens da tração traseira em espaço interno retornam com juros e correção monetária em prazer ao dirigir.

BMW 120iA 2010 - hatch traseira

A principal característica do Série 1 está na tração traseira, que tem influência direta no comportamento neutro do carro nas curvas. Com o motor instalado na dianteira e a tração na traseira, o peso fica dividido 50% na frente e 50% na traseira - o que se reflete no equilíbrio do carro.

BMW 120iA 2010

Em modelos de tração dianteira, como o Audi A3, essa proporção fica em torno de 60% na frente e 40% atrás.

BMW 120iA 2010 Hatchback

A impressão de dirigir o BMW 120iA é de controle absoluto, graças à suspensão - independente do tipo multilink na dianteira e na traseira - oferece firmeza nas curvas, e conforto exigido nas cidades.

BMW 120iA 2010 - Hacth usada

Para motoristas menos experientes, qualquer exagero nas saídas de curva é amparado pelo controle de tração. Este carro não deixa dúvidas de que é um BMW.

BMW 120iA 2010 semi-nova à venda


Desempenho

Aceleração de 0 a 100 Km/h : 11,5s
Velocidade máxima: 197,8 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h em 5,8 s
Retomada de 80 a 120 km/h em 7,7 segundos

Consumo

Ciclo urbano (cidade): 8 km/l de gasolina
Ciclo rodoviário (estrada): 12,1 km/l de gasolina

Preço

Uma BMW 120i 2010, como o modelo testado, é encontrado no mercado de usados na faixa de preço em torno de R$ 81.000 reais. A cotação da Tabela Fipe para o BMW 120iA 2.0 16V 2012 é de R$ 89.178 reais, em dezembro de 2011.

BMW 120iA Hatch 2012


Conclusão

O BMW Serie 1 120i é um carro que alcança um equilíbrio ótimo entre praticidade e esportividade. Ele é suficientemente versátil para ser usados no dia à dia, com conforto e até economia, mas é suficientemente esportivo para empolgar quem gosta de pilotar de forma agressiva em estrada - situação na qual a tração traseira o deixa incrivelmente interessante de ser conduzido.

BMW 120iA 2010 - teste auto-esporte


Ficha Técnica - BMW 120i 2010

BMW 120iA semi nova preço


Motor
  • Dianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas
  • Cilindrada: 1995 cm3
  • Diâmetro x curso: 90 x 84 mm
  • Taxa de compressão: 10,5:1
  • Potência: 150 cv a 6200 rpm
  • Torque: 20,4 mkgf a 3600 rpm
Câmbio
  • Automático de 6 marchas, tração traseira;
  • Relações de marcha:
    • I. 4,35; 
    • II. 2,49; 
    • III. 1,66; 
    • IV. 1,24; 
    • V. 1,00; 
    • VI. 0,85; 
    • Ré 3,93;
    • Diferencial 3,38;
  • Rotação do motor a 100 km/h em D - 2500 rpm
Carroceria
  • Dimensões: 
    • Comprimento, 423 cm; 
    • largura, 174 cm; 
    • altura, 143 cm; 
    • entreeixos, 2,66 cm
    • Peso: 1350 kg
    • Peso/potência: 9,0 kg/cv
    • Peso/torque: 66,2 kg/mkgf
    • Volumes: 
      • Porta-malas, 330 l; 
      • tanque de combustível, 50 l
Suspensão
  • Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
  • Dianteira: Multilink, com braços de alumínio
  • Traseira: Multilink, com braços de alumínio
Freios
  • Discos ventilados nas 4 rodas, com ABS e EBD
Direção
  • Hidráulica, do tipo pinhão e cremalheira, 3 voltas entre batentes
Rodas e pneus
  • Liga leve, aro 17; 
  • Bridgestone Potenza 205/50 R17
Principais equipamentos de série
  • Ar-condicionado, 
  • ABS, 
  • direção hidráulica, 
  • controle de tração, 
  • duplo airbag, 
  • EBV, 
  • rádio com CD player e comandos no volante, 
  • vidros, travas e espelhos elétricos, 
  • Parktronic
Consumo (dados da fábrica)
  • Consumo médio (cidade/estrada) 13,2km/l
  • Tanque de Combustível (lts.) 53
Sistemas de segurança
  • Controle dinâmico de estabilidade DSC III
  • Airbags para motorista e passageiro frontal
  • Airbags laterais dianteiros
  • Airbags de cabeça dianteiros e traseiros
  • Faróis anti-neblina
  • Brake light com tecnologia brake force display
  • Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionamento
  • Cintos de segurança traseiros embutidos
  • Controle de frenagem em curvas CBC
  • Extintor suporte e capa
  • Função siga-me
  • Luz traseira anti-neblina
Design
  • Espelhos externos na cor do veículo aquecidos
  • Lanternas integradas no bloco dos faróis
  • Acabamento interno em alumínio glacier
  • Bancos esportivos dianteiros
  • Partes externas na cor do veículo.
  • Rodas de liga leve 16”estilo 360
Tecnologia
  • Sistema anti-furto c/controle remoto por ondas de rádio e alarme c/tecnologia EWS
  • Para-brisas com sombreado verde
  • Direção Servo-assistida
  • Discos de freio ventilados dianteiros e traseiros
  • Indicador de intervalos para manutenção programada
  • Kit de ferramentas completo
  • Tecnologia car e key memory
  • Tecnologia RFT
  • Caixa de câmbio automática de 6 marchas c/ Steptronic
Conforto
  • Coluna de direção c/ ajuste manual
  • Volantes esportivo em couro
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros
  • Tapetes em veludo
  • Pacote p/ fumantes
  • Porta copos dianteiro
  • Ajuste de altura e profundidade bcos dianteiros
  • Apoio de braço dianteiro central
  • Pacote de banco traseiro
  • Bancos traseiros bi-partidos 60/40
  • Preparação p/ CD changer
  • Teclas multi-funções
  • Escurecimento do espelho retrovisor interno
  • Radio BMW Professional c/ CD frontal
  • Ar condicionado

Vídeos







5 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. O carro possui rodas 16" originais e não 17" como informado! :]

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde ...!
    A bmw 120I ha diferença da bmw 120IA é só a traÇão traseira...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BMW 120iA o A é automatic no caso tem câmbio automático

      Excluir
  3. A acelaração é equivocada (é bem mais rápida)
    A velocidade final é equivocada (fica em torno dos 210km)
    E o consumo médio* nem se fala (se conseguir ficar em 10km/l pode se dar por feliz).

    Tenho há quase 3 anos uma, sei bem o que estou falando (peguei ela com pouco mais de 10 mil km , quase nova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade , fui fazer 0 a 100 na minha com passageiro e com gasolina comum , consegui em 9,3 segundos!!

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem