Os governos do Brasil e da Argentina vão alterar o acordo bi-lateral para o setor automotivo e exigir que os carros produzidos no Brasil e na Argentina tenham maior conteúdo de peças nacionais. O acordo atual tem vigência até 2013, e o novo será mais rígido nesse aspecto.
Hoje, as montadoras podem incluir no cômputo do conteúdo nacional os valores pagos de salários a trabalhadores brasileiros, bem como as verbas de propaganda e marketing, algo que deve ser revisto no novo formato, visando maior conteúdo de peças e componentes.
O geral com as modificações é fazer com que as montadoras instaladas na Argentina e no Brasil aumentem o conteúdo regional e possam se transformar num pólo de exportação de peças para montadoras de outras partes do mundo. Segundo o governo brasileiro, o Brasil importa hoje mais do que US$ 22 bilhões em autopeças - algo que precisa ser revertido, para que as fábricas brasileiras de automóveis não sejam meras montadoras de peças.
As mudanças ainda não estão em vigor, e também não há prazos definidos, mas as modificações começam a ser discutidas entre os dois países imediatamente.
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