O Ford Ka 2009 1.6 Flex é o primeiro modelo da atual série do sub-compacto no Brasil, que se encontra em sua segunda geração, maior, com mais espaço interno e acabamento simplificado em relação ao modelo vendido até 2008.
O Ford Ka 2009 foi oferecido exclusivamente na carroceria de com duas portas, sendo que a parte traseira é o grande destaque em termos de estilo: mais alta e menos abaulada, foi pensada no conforto do novo passageiro adicional e das bagagens, em um espaço anteriormente considerado desprezível na hora de adquirir um Ka.
A grande tampa do porta-malas facilita o acesso ao compartimento de bagagem. As lanternas são modernas e harmonizam-se com o recorte do vidro traseiro. O grande número de vincos também reforça o estilo adotado pela fabricante norte-americana.
A lateral do Ford Ka 2009 evidencia uma janela lateral com recortes arrojados e um desenho geral limpo.
A frente ostenta grandes faróis em formato triangular. A grade de três barras é originária da linha “kinetic” de design da Ford européia, que é adotada na maior parte dos veículos da empresa no Brasil. O pára-choque, com tomada de ar maior e de linhas retas, deixam o novo Ka parecido com o Fiesta e também com o EcoSport.
O interior do Ford Ka 2009 apresenta boa montagem de materais - em sua maioria plásticos, exceto nas portas, onde predomina a lataria. Lembra muito os modelos anteriores, mas o formato do volante e a parte superior direita, o novo Ka conta com estilo característico da nova linha: o formato dos difusores de ar e os botões ao lado do aparelho de som, como nos novos Fiesta e EcoSport.
O porta-luvas com tampa é o destaque interior deste sub-compacto, apesar de sua capacidade reduzida.
Sente-se falta de faróis de duplo refletor óptico e do termômetro no quadro de instrumentos.
As dimensões do Ford Ka 2009 1.6 Flex são as seguintes: comprimento de 3,83m, entre-eixos de 2,45m, altura 1,64m e 1,42m de largura. O porta-malas comporta 263 litros.
Comportamento dinâmico
O Ford Ka 2009 1.6 Flex destaca-se muito nesse quesito, apresentando um desempenho muito bom graças a potente motor de 110 cavalos capaz de acelerá-lo de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos, retomar velocidade de 80 a 120 km/h em 11,7 segundos e atingir uma velocidade máxima de 178 km/h.
Frenagem
Vindo a 100Km/h o Ka 2009 leva 40,2 metros para atingir a imobilidade.
Os dados de consumo de combustível são os seguintes:
Gasolina
- Ciclo urbano (cidade): 8,4 km/litro
- Ciclo rodoviário (estrada): 13,9 km/litro
Álcool
- Ciclo urbano (cidade): 7,1 km/litro
- Ciclo rodoviário (estrada): 10,2 km/litro
Conclusão
O Ford Ka 2009 1.6 Flex completo é encontrado (novembro de 2011) por preços na faixa de R$ 24.000 reais em revendedores multimarcas da Grande São Paulo.
Trata-se de uma opção interessante para o consumidor que precisa de um carro compacto, ágil e econômico, mas que não dispensa o ar-condicionado e a direção hidráulica.
Ficha Técnica - Ford Ka 1.6 Flex 2009
- Motor
- Combustível Flex
- Cilindrada: 1598 cm2
- Diâmtro x curso: 82,1 x 75,5 mm
- Comando de válculas: SOHC 8V
- Taxa de compressão: 12,3:1
- Torque 15,8 kgfm a 4250 rpm
- Potência 110 cv a 5500 rpm (102 cv com gasolina)
- Consumo Urbano 7 km/l
- Consumo Rodoviário 10 km/l
- Cilindrada 1598 cc
- Potência Específica 68,84 cv/litro
- Peso/Potência 8,57 kg/cv
- Porta-malas 263 litros
- Torque Específico 9,89 kgfm/litro
- Tanque 45 litros
- Relação Peso/Torque 59,68 kg/kgfm
- Tração Dianteira Câmbio Manual de 5 marchas
- Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson
- Traseira: Semi-independente com eixo de torção
- Rodas: 14 polegadas
- Pneus 175/65 R14
- Direção
- Pinhão e cremalheira
- Diâmetro de giro: 9,6m
- Dimensões
- Comprimento 3830 mm
- Largura 1640 mm
- Entreeixos 2450 mm
- Altura 1420 mm
- Gasolina 102 cv, 15 mkgf
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.