Que o design do Novo Palio 2012 é um sucesso de público e crítica restam poucas dúvidas. Esse estilo agradável apresentado pelo novo compacto italiano é resultado de um processo de desenvolvimento de cinco anos, onde trabalharam projetistas argentinos, brasileiros e italianos.
As linhas gerais do Novo Palio 2012 foram criadas por Rubén Wainberg, designer argentino que é o atual Chefe de Design da Abarth. Em entrevista ao Argentina Autoblog, o executivo mostrou-se satisfeito com o reconhecimento do público ao seu trabalho.
Segundo Wainberg, o o Novo Palio 2012 teve um desenvolvimento muito longo, de quase cinco anos, período no qual o projeto amadureceu bastante. O desenvolvimento inicial foi feito por uma equipe da Fiat, sendo que o executivo começou a trabalhar no projeto na fase 2.
Segundo o criador do Novo Palio, o carro é bonito de frente, de perfil, e também em perspectiva. Apesar de ser um carro pequeno, pensado para ter um preço competitivo, o desenho transmite três espíritos bem claros: esportividade, imponência e jovialidade. Com isso, o carro tende a agradar tanto famílias quanto os jovens.
Palio Sporting inspirado no Punto T-Jet
A versão esportiva do Novo Palio, a Sporting, foi desenhada com base no Punto T-Jet. Essas referências podem ser observadas nas rodas com bordas pretas, e também nos elementos aerodinâmicos, como os spoilers.
Ainda segundo o argentino, o Novo Palio foi projetado como um carro europeu, caracterizando-se como um típico automóvel italiano, como um irmão mais novo do Punto, e seria interessante se fosse vendido na Europa.
Palio Sporting: desenho esportivo, mas motor igual ao do Essence
Uma das críticas recorrentes das versões "esportivas" dos carros brasileiros é o fato de não disporem de diferenciações mecânicas em relação aos modelos convencionais. O Novo Palio Sporting é um exemplo, pois compartilha o conjunto mecânico da versão Essence, e incorporando uma decoração esportiva.
Isso ocorre, segundo Wainberg, por uma questão de racionalização de custos. Entretanto, segundo ele é possível apreciar parte do espírito esportivo através dos detalhes estilísticos e do interior diferenciado, mesmo sem alterações na suspensão ou no motor, que envolveria custos incompatíveis com o segmento ao qual o Palio é direcionado.
Fotos: [Divulgação FIAT]
Qual versão tem o melhor custo/beneficio?
ResponderExcluirJoão, veja o post sobre custo x benefício http://www.car.blog.br/2011/11/novo-palio-2012-versus-gol-polo-sandero.html
ResponderExcluirEntretanto, acredito que, se vc pretende uma versão com câmbio manual, o Attractive 1.4 é uma ótima opção. Mas se vc quer o automatizado, então aí temos que ir para o Essence 1.6 16V, que seria o de melhor relação custo x benefício.
[]s.
Só lembrando
ResponderExcluirLink para o post do Essence
Link para o post do Attractive
Obrigado pelos esclarecimentos.
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