O Gol 2011 Trend 1.0 Básico é um dos carros mais baratos do mercado brasileiro, e exatamente por isso, um dos mais vendidos também. Entretanto, por ser básico, ele não dispõem de equipamentos hoje considerados básicos, como direção hidráulica ou ar-condicionado.
Um modelo como este testado, que incorpora como opcional apenas a pintura metálica, tem preço inicial sugerido de R$ 31,420 reais, segundo a página oficial do Gol G5 no site da Volkswagen do Brasil. Trata-se de um preço elevado para um carro que oferece tão pouco conforto.
A falta do ar-condicionado no Gol 2011 Trend Básico é, além de um elemento de desconforto, uma questão de segurança para quem mora em grandes cidades.
Em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte ou Brasília, um carro sem ar-condicionado exige que o motorista ande com as janelas abertas, tornando-o alvo fácil para assaltos que acontecem no trânsito.
Nesse sentido, se você mora em um local em que a maior parte do ano o clima é quente e o trânsito caótico, então não recomendamos a compra de um carro como este testado sem ar-condicionado. Entretanto, caso você resida em uma das bucólicas e organizadas cidades do interior do Sul do Brasil, então a ausência do ar-condicionado não será tão sentida, tendo em vista que o clima nessas regiões não exige o ar.
A ausência da direção hidráulica também não é algo que comprometa. Em nosso teste, a direção mecânica do Gol não se mostrou excessivamente pesada em condução normal, porém quando o carro está parado ou em manobras de estacionamento o esforço para virar o volante é bastante elevado.
Interior
O acabamento interno do Gol 2011 Trend Básico surpreende positivamente por se tratar de um carro básico. Não, os materiais usados não são de luxo ou sofisticados.
Ao contrário, o painel é moldado em plástico rígido e os bancos são revestidos em tecido simples. Simples, sem luxo, porém com qualidade construtiva.
É agradável de ver como a Volkswagen capricha no acabamento de seu carro mais barato. O painel tem peças exemplarmente encaixadas.
Os bancos tem uma estrutura agradável - nem muito macia e nem muito dura - com um revestimento que, apesar de não ser de luxo, aparenta-se de boa qualidade e durável.
Gol 1.0 Trend ou Uno Vivace 1.0?
O Gol 2011 Trend Básico transpira qualidade construtiva tanto no interior quanto no exterior. Algo muito diferente do observado, por exemplo, em seu concorrente direto, o Uno Vivace 1.0. Tivemos a oportunidade de fazer um test-drive com um Uno Vivace 2011 Básico, e pode-se dizer que o acabamento e qualidade construtiva do VW Gol está anos luz à frente do Fiat Uno.
Além disso, a posição de dirigir do Gol é confortável e agradável, com todos os instrumentos bem posicionados em um painel que se não é sofisticado, é ao menos funcional. Qualidades estas não verificadas no Uno Vivace 1.0, pois o modelo italiano tem um volante com um posicionamento muito elevado e que encobre a visão de metade do painel de instrumentos.
Outro ponto crítico do Uno 1.0 Vivace é que o volante muito elevado cansa muito facilmente o motorista, que não tem como apoiar os braços. Além disso, o acabamento interno do Uno Vivace 1.0 é sofrível, com materiais que evidenciam sua baixa qualidade, assim como deficiências construtivas.
Entre um Gol 1.0 Básico Trend e um Uno 1.0 Vivace Básico, a melhor opção é o Gol, sem dúvida alguma, por ser um carro melhor construído, com melhor acabamento interno e externo, além de mais confortável e que oferece maior prazer ao dirigir.
Estilo
O visual do Gol 2011 Trend básico já é conhecido dos brasileiros desde 2008, quando o modelo atual foi lançado. Trata-se de um visual conservador, sem grandes ousadias estilísticas e que, por isso, não envelhece e ainda agrada.
Além disso, como é um estilo que se mantém contemporâneo por mais tempo, isso se reflete em menor desvalorização do carro no mercado de usados, o que faz seu proprietário perder menos dinheiro que outros carros da mesma categoria.
É importante considerar que o Gol irá sofrer uma reestilização ainda em 2012, que dará ao carro novos faróis, grade e para-choque dianteiro, além de nova lanterna traseira. Em termos estruturais, porém, o carro permanecerá o mesmo.
O motor do Gol 2011 Trend Básico é o tradicional VW 1.0 VHC, que se mostra suficiente para levar um carro sem equipamentos como ar-condicionado ou direção hidráulica, sendo bastante solícito tanto em cidade quanto em estrada, onde consegue se manter sem problemas velocidade de cruzeiro em torno dos 120 KM/h.
Equipamentos de série: apoios de cabeça traseiros, banco do motorista com regulagem de altura, cintos de segurança automáticos de três pontos, chave do motorista com sistema imobilizer, iluminação noturna azul e vermelha do painel, revestimentos de portas em tecido, super-calotas e tomada de 12 V.
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h 13,5s (G) - 13s (A)
Velocidade máxima 165km/h (G) / 165,4km/h (A)
- Consumo de combustível - Dados da Volkswagen
- Ciclo urbano (cidade) : 14, Km/l de gasolina, 12,3 Km/l de álcool
- Ciclo rodoviário (estrada): 17,8 Km/l de gasolina, 15,6 Km/l de álcool
- Consumo de combustível - Gol G5 1.0 2011 - Dados do Inmetro
- Ciclo urbano (cidade): 10,4 Km/l de gasolina, 7,4 Km/L de álcool
- Ciclo rodoviário (estrada): 14,1 Km/l de gasolina, 9,5 Km/l de álcool
Preços
Com mencionamos acima, o Gol 1.0 Trend Básico tem preço sugerido de R$ 30.380 reais. Já um modelo usado, 2011, básico, é encontrado no mercado de usados (novembro de 2011) por preços ao redor de R$ 26.000 reais, o que representa uma desvalorização média de 15% sobre o preço do novo.
Conclusão
Com o preço que se paga em um Volkswagen Gol G5 2011 Trend 1.0 básico compra-se, na China, dois sedãs médios de médio luxo, como o Baojun 630, ou um Corolla 2011. Ou seja, não é possível se dizer que se trata de uma boa relação custo x benefício, pois os preços dos carros no Brasil são um verdadeiro assalto ao consumidor.
O modelo básico, sem ar-condicionado ou direção hidráulica, não é recomendável para consumidores de grandes centros urbanos, por questões de segurança. Nesses casos é mais recomendável optar por um Gol G5 equipado com ar e direção.
Ficha Técnica - Volkswagen Gol G5 2011 Trend Básico
- Dimensões Principais
- Distância entre eixos 2.465 mm
- Altura 1.464 mm
- Largura 1.656 mm
- Comprimento 3.899 mm
- Compartimento de carga/bagagens 285 l (módulos VDA)
- Direção
- Tipo de direção Mecânica
- Freios
- Traseiros Tambor
- Dianteiros Disco ventilado
- Motor
- Cilindrada 999 cm³
- Torque líquido máximo 9,7kgfm (G) / 10,6kgfm (A) - 3.850rpm
- Potência líquida máxima 72cv (G) / 76cv (A) - 5.250rpm
- Número de Passageiros
- Número Máximo de Passageiros 5
- Pesos
- Em ordem de marcha 947 kg
- Carga útil máxima 440 kg
- Rodas
- Aros 6j x 14
- Pneus 175/70 R14
- Reservatório de Combustível - Capacidade 55 litros
- Transmissão
- Câmbio Manual de 5 velocidades
legal a materia!
ResponderExcluirlendo esses e outros artigos fico mto preocupada pois acabei de fechar negócio com exatamente, 1.0 básico, e agora fazer o quê?
ResponderExcluirEu tentaria trocar por um com ar, direção e trio elétrico. É outro carro.
ResponderExcluirtenho. so que o meu veio com direção hidraulica, vidros eletricos dianteiros e travas, ar condicionado. com relação ao consumo. com alcool no perimetro urbano ele fez 8,58.
ResponderExcluirEssa porcaria de carro ainda recebe elogios!!!! Gente, é muito mais fácil assumir que são todos um desrespeito ao povo brasileiro!!
ResponderExcluirCONFIÁVEL, mas com mais de 100mil motores com problemas. Ê confiança heim. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirfechei num completo e agora me preocupei ...
ResponderExcluircomprei um mandei colocar direção não tenho que reclamar já que uso o meu só para trabalhar economia muito boa!!!
ResponderExcluirTenho um 2011 básico tem vidros travas e alarme, mais nao tem direção nem ar.quanto vc pagou pra colocar direção? Em qual cidade?
Excluirpara trabalhar esta ótimo pois o consumo me surpreendeu pois tenho um polo 1.6 que faz 10km com litro
ResponderExcluirEu vou paga um gol g5 básico compensa compra o carro
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.