O Citroën C4 Picasso 2011 é uma opção do mercado de semi-novos para um carro com proposta familiar, e que na versão 2011 traz alguns aperfeiçoamentos.
O carro que quando zero custa por volta de R$80.000 reais, pode ser adquirido no mercado de usados por menos de R$70.000 reais já com IPVA e licenciamento quitado, representando uma importante economia para o consumidor.
O modelo 2011 conta com algumas alterações estilísticas em relação aos modelos vendidos até 2010: novo logotipo Citroen estilizado, conjunto óptico transparente, LEDs nos para-choques, novas rodas e nova padronagem dos bancos.
Em termos de motorização a Citroën C4 Picasso 2011 mantém o quatro cilindros 2.0 movido exclusivamente a gasolina, que oferece 143 cavalos @ 6.000 rpm, e 20,3 kgfm de torque.
Interior
Um dos grandes destaques da C4 Picasso é a ampla área envidraçada e o parabrisa panorâmico que avança no teto, criando um interior arejado e amplo, com excelente visibilidade.
O painel conta com uma completa gama de instrumentos, ar-condicionado dual-zone, sistema de som com comandos no volante do tipo multi-funcional. Os revestimentos são de boa qualidade, sendo de série em tecido, podendo ser couro, opcionalmente.
Além disso, o interior da minivan recebe os passageiros com conforto e comodidade, e brinda o motorista com comandos de fácil localização e um painel ergonômico.
Como destaque apontamos o comando do ar-condicionado digital posicionado nas extremidades do painel e nas colunas de portas traseiras, facilitando em muito seu acionamento.
Como destaque apontamos o comando do ar-condicionado digital posicionado nas extremidades do painel e nas colunas de portas traseiras, facilitando em muito seu acionamento.
A posição de dirigir é boa e graças aos inúmeros ajustes adapta-se com facilidade a todos os biotipos. Como aspecto negativo registramos a largura insuficiente dos assentos dianteiros, que acabam por comprometer o apoio do corpo em curvas.
Comportamento dinâmico
Apesar da proposta familiar da C4 Picasso 2011, esta minivan não descuida da segurança dinâmica, sendo um carro que se mantém firme em curvas, sem alterações de trajetória mesmo quando o motorista abusa um pouco - o que não é nunca recomendável.
O câmbio automático pode ser acionando por intermédio de uma haste posicionada na coluna de direção, sendo que a comutação de marcas é feito em rotações moderadas, como convém ao perfil familiar do carro.
Quanto ao motor 2.0, ele não se apresenta como um primor de performance para um carro desse porte, porém atende ao consumidor típico deste tipo de minivan. O único senão é que em arrancadas e retomadas uma maior disposição do conjunto propulsor seria um elemento adicional de segurança.
Desempenho
Aceleração de 0-100 Km/h em 13,2 segundos
Retomada de 40 km/h a 80 km/h em 8,3 segundos
Retomada de 60 km/h a 100 km/h em 8,7 segundos
Consumo
Consumo médio urbano (cidade) 7,5 km/l de gasolina
Consumo médio rodoviário (estrada) 13,2 km/l de gasolina
Conclusão
O Citroen C4 Picasso 2011 usado é uma excelente opção do mercado de veículos semi-novos, tendo em vista que o carro pode ser adquirido com um desconto de mais de R$ 10.000 reais em relação ao veículo 0KM, e já com as despesas de licenciamento quitadas. Além disso, mantém a garantia de fábrica.
Trata-se, enfim, de uma opção familiar, com recursos de segurança dinâmica e adequada tanto ao uso urbano quanto em viagens mais longas.
Ficha Técnica - Citroën Grand C4 Picasso 2011
- Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, a gasolina, 16 válvulas, 1.997 cm³ de cilindrada
- Potência: 143 cv a 6.000 rpm
- Torque: 20,4 kgfm a 4.000 rpm
- Câmbio: automático de quatro velocidades
- Suspensão: dianteira McPherson com rodas independentes e braços inferiores triangulares; traseira de travessa deformável e amortecedores hidráulicos telescópicos
- Freios: a disco nas quatro rodas, com sistemas ABS (antitravamento), ESP (controle eletrônico de estabilidade), ASR (sistema antipatinagem) e AFU (auxílio à frenagem de urgência)
- Dimensões: 4,59 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,66 m de altura e 2,73 m de entreeixos
- Tanque: 60 litros
- Porta-malas: 208 a 1.951 litros (em função do posicionamento dos bancos)
13,2 na estrada? Só se for descendo uma serra. Não mente assim que perde a credibilidade.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.