O que acontece quando você pega a parte traseira de um VW Golf geração VI e estica alguns centímetros para trás? Você tem um Jetta Variant 2011, que, ao contrário do que o nome pode sugerir, não tem nada a ver com o Novo Jetta 2011 que foi lançado no Brasil. O Jetta Variant deriva da plataforma do Golf MkVI europeu.
Apesar de ser um station wageon as dimensões do Jetta Variant 2011 não diferem muito do hatch. Obviamente, há um aumento no comprimento de 44 centímetros, mas todas as outras medidas continuam exatamente as mesmas, incluindo a distância entre eixos.
A parte da frente é que a que mostra as principais diferenças em relação ao Jetta Sedan 2011, apesar de ambos os carros seguitem o padrão de estilo VW atual com um plástico preto e grade aberta baixa de entrada de ar no pára-choque, mas o formato da Variant é mais arredonado.
O estilo da traseira mostra lanternas traseiras com formato um tanto quanto desajeitado, e uma porta traseira de ampla abertura, que quando levantada cria uma abertura de carregamento generosa.
O VW Jetta Variant 2011 está disponível no Brasil em versão única, que incorpora rodas de 17 polegadas, e um interior bastante luxuoso e sofisticado, com plásticos de toque suave integrados a elementos em alumínio e detalhes cromados sutis para criar uma excelente qualidade.
O volante revestido de couro de espessura e grandes instrumentos de fácil leitura ajudar a tornar a condução uma experiência prazerosa.
O painel de controle central é completo e com boa visualização permitindo ao motorista dispor de todas as informações necessárias à boa condução. Os bancos são revestidos em couro e com espuma de conformação firme, o que favorece o conforto em longas viagens.
A lista de equipamentos é longa, e podemos destacar: aparelho de som CD, ar condicionado digital, vidros elétricos, luzes diurnas, espelhos aquecidos, travas elétrica com controle remoto, sistema de alarme, teto-solar panorâmico.
O compartimento de bagagem da Jetta Variant 2011 comporta 505 litros, mas pode chegar até 1550 litros com os bancos traseiros dobrados. Com o banco traseiro rebatido há uma área de carga 1.7m longa e contínua plana para encosto do motorista, perfeito para artigos mais longos. Há também espaço de armazenamento adicional sob o piso de carga e nos painéis laterais. Como item de conveniência adicional vem uma rede de particionamento e tomada de 12 volts.
O motor disponível no Brasil é cinco cilindros de 2.5L e 170 cavalos, associado a um caixa de câmbio automática Tiptronic de 6 velocidades, que opera as trocas de marchas de forma rápida e sem esforço. Há um modo para uma condução mais esportiva com opção de mudança sequencial.
Velocidade máxima 205 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 8,9 segundos
Consumo urbano 8,4 km/l
Consumo rodoviário 9,8 km/l
O que nós gostamos:
- Excelente economia de combustível
- Área de carga grande e conveniente
- Ótimo câmbio Tiptronic 6 marchas
- Estilo da traseira
- Assentos duros
- Apenas um nível de acabamento disponível no Brasil
Conclusão
A Jetta Variant 2011 é uma opção do mercado de station wagons para aqueles que precisam de espaço para a família e viagens no final de semana, mas que não abdicam de um carro com comportamento esportivo. Se você gosta de pilotar, então a Jetta Variant 2011 irá satisfazer-lhe.
O preço da Jetta Variant 2011 está ao redort de R$ 85.000 reais o modelo 0KM. Entretanto, é possível encontrar modelos semi-novos, com baixa quilometragem e excelente estado de conservação em revendedoras multimarcas estabelecidas da Grande São Paulo, como o Phenom Veículos, onde esse carro pode ser adquirido por um preço significativamente inferior, para o mesmo benefício ao consumidor.
Ficha Técnica - Jetta Variant 2011
Motor
Posição dianteiro, transversal
Cilindros 5 em linha
Cilindrada 2480 cm3
Diâmetro x curso x mm
Comando fixo, SOHC 20V
Taxa de compressão 10:1
GASOLINA
Potência 170 cv a 5000 rpm
Torque 24,5 kgfm a 4250 rpm
Transmissão
Câmbio : Tipo automático seq. de 6 marchas
1ª 4,044
2ª 2,371
3ª 1,556
4ª 1,159
5ª 0,852
6ª 0,672
Ré 3,193
Diferencial 3,683
Carroceria
DIREÇÃO
Diâmetro de giro 10,9 m
Número de voltas
EIXO DIANTEIRO
Suspensão independente, McPherson
Freios disco ventilado
Diâmetro e Espessura x mm
Rodas Aro 17 polegadas
Pneus n/d 225/45 R17
EIXO TRASEIRO
Suspensão independente, 4-link
Freios disco sólido
Diâmetro e Espessura x mm
Rodas Aro 17 polegadas
Pneus n/d 225/45 R17
Capacidades
Peso em ordem de marcha 1466 kg
Carga útil 583 kg
Tanque de combustível 55 litros
Porta-malas 505 litros
Dimensões
EXTERNAS
Comprimento 4,534 m
Largura 1,781 m
Altura 1,467 m
Entre eixos 2,578 m
Bitola dianteira 1,535 m
Bitola traseira 1,508 m
Altura do solo m
INTERNAS
Comprimento do cockpit 1,52 m
Largura do cockpit dianteiro 1,4 m
Largura do cockpit traseiro 1,36 m
Altura do assento dianteiro 0,97 m
Altura do assento traseiro 0,9 m
Espaço para pernas dianteiro 1,03 m
Espaço para pernas traseiro 0,67 m
Vídeo avaliações do Novo Jetta Variant 2011
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.