A lendária parceria entre a equipe inglesa de Fórmula 1 e os motores Renault, parceria responsável pelos títulos de Nigel Mansell (1992), Alain Prost (1993), Damon Hill (1996) e Jacques Villeneuve (1997), estará de volta à Fórmula 1 em 2012, com o anúncio de que a Renault Sport F1, divisão de F1™ da Renault, fornecerá motores V8 para a Williams durante as temporadas de 2012 e 2013, com possibilidade de prorrogação do contrato para depois de 2014, quando começarão a ser
usados os motores V6 turbo.

Williams-Renault Senna

Além dos campeonatos mundiais, os carros Williams associados aos motores Renault da década de 90 produziram algumas das cenas mais memoráveis da Fòrmula 1, como como a vitória de Nigel Mansell no Grande Prêmio da Inglaterra, em 1992, o quarto título mundial de Alain Prost e os clássicos duelos entre Damon Hill, Jacques Villeneuve e Michael Schumacher.

Williams-Renault Hill

O anúncio da parceria com a Williams faz com que a marca francesa passe a fornecer, a partir de 2012, motores para quatro fabricantes de Fórmula 1, entre os quais os atuais campeões mundiais Red Bull.

Williams-Renault 2012

Abaixo o vídeo do duelo entre Senna (McLaren-Honda) x Mansell (Williams-Renault) no GP de Mônaco de 1992.


Segue o Press Release oficial:

WILLIAMS RENAULT: A LEGENDÁRIA PARCERIA RELANÇADA PARA 2012

A Renault Sport F1 e a AT&T Williams anunciam uma parceria de longa duração para chassi e motor

A Renault Sport F1, divisão de F1™ da Renault, será fornecedora da equipe AT&T Williams dos seus blocos de motor V8, campeões mundiais, para as temporadas de 2012 e 2013. Além do fornecimento dos seus motores de Fórmula 1, a aliança formada novamente inclui várias outras oportunidades comerciais e de marketing, com a possibilidade de prorrogação após o lançamento, em 2014, do futuro motor V6 turbo, que são econômicos em termos de energia.

Esta parceria é uma excelente oportunidade, tanto para a Renault Sport F1 quanto para a AT&T Williams. A Aliança anglo-francesa original conheceu vários sucessos entre 1989 e 1997, tendo em seu currículo quatro títulos do Campeonato Mundial de Pilotos, cinco títulos do Mundial de Construtores e 63 vitórias em corridas. Ela também produziu as imagens mais provocadoras dos anos 90, incluindo a vitória de Nigel Mansell no Grande Prêmio da Inglaterra, em 1992, o quarto título mundial de Alain Prost e os clássicos duelos entre Damon Hill, Jacques Villeneuve e Michael Schumacher.

Bernard Rey, Presidente da Renault Sport F1, comentou: “A Renault continua na F1 para um sucesso rentável, e a parceria com a Williams tem um potencial real para completar os bons resultados que conquistamos nestes últimos anos, com nossas três outras equipes parceiras. Recentemente, a Williams tomou várias medidas coerentes, tanto comercial quanto tecnicamente, de forma a atualizar os seus processos operacionais; acreditamos que esta parceria representa uma nova etapa importante na aplicação de seu plano de austeridade. Ela confirma o quanto a equipe está determinada a obter resultados, o que corresponde perfeitamente aos nossos próprios objetivos.

A partir de 2012, o fato de trabalharmos com quatro parceiros nos coloca à frente das outras fabricantes de motores em termos de participação de mercado, mas, fora das pistas, isso também nos permitirá utilizar mais amplamente a F1 como uma estratégia de marketing para a marca Renault, a fim de trazer esta associação aos nossos fãs e clientes de todo o mundo.

É claro que também existe um grande orgulho por fazer reviver o nome Williams-Renault. Juntos, produzimos carros de corrida reconhecidos por sua inovação técnica, e isso continua sendo o período mais proveitoso da Renault na F1™ até hoje ia. É uma oportunidade extremamente grandiosa para as duas companhias, Renault e Williams.”


Frank Williams, chefe da escuderia AT&T Williams, completou: “Estamos muito satisfeitos e entusiasmados com a nossa nova parceria com a Renault. Isso alia a nossa equipe de F1™ com uma montadora de automóveis líder e completa nossa nova relação com a Jaguar. Aproveitamos para agradecer a Cosworth, que foi um parceiro fiel e confiável, tanto nas pistas como fora delas durante estes dois últimos anos, e estamos ansiosos para voltar a trabalhar com eles no futuro, em qualquer de nossas atividades.

Nossa relação anterior com a Renault foi uma das mais bem-sucedidas na história da Williams, mas não queremos nos voltar demais para o passado. Temos que olhar para o futuro e continuar a reconstruir nossa reputação nas pistas, que o anúncio de hoje certamente irá ajudar – tenho certeza disso.”


Sobre a parceria da Williams-Renault
A Williams e a Renault lançaram seu primeiro desafio conjunto em 1989, com o desenvolvimento pela Renault de um novíssimo motor V10 atmosférico de 3,5L, respeitando as novas regras de motorização. Durante seu primeiro ano de competição, a parceria ganhou duas corridas e assentou as bases para o carro do ano seguinte, o FW 14, que iria se tornar uma lenda da F1 como um dos maiores conjuntos de chassi e motor nunca antes produzidos. Tão bem-sucedido que três repetições do chassi foram realizadas, incluindo o FW14B, que dominou a F1 em 1992, vencendo 10 das 16 corridas e permitindo a Mansell levar o título de campeão já na metade da temporada, durante o Grande Prêmio da Hungria.

Foi o primeiro dos quatro títulos de pilotos da parceria, tendo os outros acontecido em 1993 (Prost), 1996 (Hill) e 1996 (Villeneuve), além de cinco títulos de construtores (1992, 1993, 1994, 1996 e 1997).

Fora da F1, a Williams e a Renault também trabalharam em conjunto em um projeto de carro de turismo, para o qual veículos Renault Laguna foram produzidos para participar do Campeonato Britânico da Categoria Turismo. Mais uma vez, o sucesso veio rapidamente e a parceria ficou com os três títulos de 1997: os troféus de pilotos, construtores e equipes. A parceria também desenvolveu e construiu o emblemático Renault Clio Williams, um dos compactos possantes mais apreciados de sua geração.


Sobre a Renault Sport F1
A Renault Sport F1 é a divisão de Fórmula 1 da Renault, que foi criada para supervisionar as atividades técnicas e esportivas na F1™. O centro de suas atividades localiza-se em Viry-Châtillon, tradicionalmente o centro técnico das atividades da Renault na F1™, que fica no sul de Paris. Os V8 RS27, assim como os futuros projetos de motores, são concebidos, desenvolvidos e testados em suas instalações ultramodernas. Nesta temporada, a Renault Sport F1 é o fornecedor de três equipes no Campeonato Mundial da FIA de Fórmula Um: Red Bull Racing, Lotus Renault GP e Team Lotus. Cada equipe recebe motores idênticos, que recebem manutenção de um grupo dedicado de seis especialistas em motores e técnicos por escuderia. Esta capacidade de se adaptar às exigências, culturas e ambientes de diferentes equipes parceiras foi um fator-chave para o sucesso dos motores Renault durante toda a história significativa da empresa na F1™. Até hoje, esta estratégia foi recompensada por nove títulos mundiais do Campeonato Mundial de Construtores e oito títulos do Campeonato de Pilotos.



Sobre a Williams Grand Prix Holdings PLC
A Williams Grand Prix Holdings PLC é a empresa holding do grupo de empresas Williams (abaixo, o “Grupo”), que inclui a Williams Grand Prix Engineering Limited e a Williams Hybrid Power Limited. O Grupo fundou o Williams Technology Centre, no Qatar, que é uma filial da Williams Grand Prix Engineering Limited.

O Grupo emprega aproximadamente 500 pessoas, através de todas as suas atividades. Hoje, os seus lucros são quase exclusivamente provenientes de sua Divisão Fórmula Um, incluindo o aporte de seus patrocinadores pagantes, assim como a parte da escuderia sobre os lucros provenientes de direitos comerciais na Fórmula Um. O objetivo do Grupo é se tornar uma escuderia da Fórmula Um capaz de vencer o Campeonato e uma empresa de tecnologia de classe mundial, gerando retornos estáveis sobre os investimentos para os acionistas através do ciclo econômico.


Williams Grand Prix Engineering Limited
Criada em 1977 por Frank Williams e Patrick Head, o foco da Williams Grand Prix Engineering Limited é o desenvolvimento e produção de carros de Fórmula Um, assim como a aplicação desta expertise através do compromisso da escuderia em cada temporada de Grande Prêmio. Como uma das escuderias líderes da F1, a empresa obteve 16 títulos no Campeonato Mundial FIA de Fórmula 1 durante os últimos trinta anos. Nove destes títulos foram obtidos no Campeonato de Construtores, junto com as empresas Cosworth, Honda e Renault. Os sete outros títulos foram obtidos no Campeonato dos Pilotos, com Alan Jones, Keke Rosberg, Nelson Piquet, Nigel Mansell, Alain Prost, Damon Hill e Jacques Villeneuve.

A escuderia AT&T Williams é uma das equipes de Fórmula 1 mais integradas verticalmente, com instalações de desenvolvimento e produção de primeira classe, localizadas em sua planta de 33 hectares em Oxfordshire, na Inglaterra.

A Williams Grand Prix Engineering Limited tem o objetivo de gerar lucros substanciais através da exploração de sua marca, propriedade intelectual e desenvolvimento rápido de competências em projetos não relacionados à Fórmula Um.


Williams Technology Centre, Qatar
Localizado no Parque Científico e Tecnológico do Qatar, o Williams Technology Centre desenvolve grandes volantes magnéticos em compósito (para utilização em trens ou aplicações estáticas, como a estabilização da placa de acumulador, em eletrônica), assim como aplicações comerciais da tecnologia do Grupo em termos de simulação para os esportes a motor.


Williams Hybrid Power Limited
A Williams Hybrid Power Limited é uma empresa especializada em volantes magnéticos em compósito, utilizados como periféricos de armazenagem de energia em aplicações de pequeno e médio porte, como automóveis, ônibus, bondes e metrô de superfície. Recentemente, a tecnologia Williams Hybrid Power contribuiu para a vitória da Porsche 911 GT3 T híbrida durante a corrida de endurance de 4 horas em Nurburgring.

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