O Gol Ecomotion 2011 foi lançado pela Volkswagen em 2010 para impor competição com a Fiat no ranking de carros que consomem menos combustível no Brasil, segmento dominado pela Fiat com o Fiat Uno Mille Economy.

Volkswagen Gol Ecomotion 2011 consumo - traseira

Não resta dúvida que as alterações feitas pela VW no Volkswagen Gol Ecomotion 2011 melhoraram bastante seus índices de consumo, sobretudo quando comparados com os números do Gol G4 sem o kit Ecomotion. Entretanto, como veremos a seguir, o projeto antigo do Gol G4 cobra seu preço em termos de consumo de combustível.


Consumo Volkswagen Gol Ecomotion 2011 - interior

Os dados de consumo de combustível aferidos pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO, entretanto, mostram que o Volkswagen Gol Ecomotion 2011 ainda fica atrás, no ranking de consumo de combustível, não só do Fiat Uno Mille Economy 2011 como de outros carros, como o Novo Fiat Uno Vivace 2012..

consumo Gol Ecomotion 2011

Um dos destaques do Gol Ecomotion 2011 foi no consumo de álcool em ciclo urbano (estrada), onde ele conseguiu ficar em 3º lugar no ranking, atrás apenas do Uno Mille Economy 2011 2 Portas e 4 Portas.  Os dados de consumo de combustível para o Volkswagen Gol Ecomotion 2011 são os seguintes:

Ciclo Urbano (Cidade) - Consumo Álcool - 8,4 Km/l
Ciclo Urbano (Cidade) - Consumo Gasolina - 12,0 Km/l
Ciclo Rodoviário (Estrada) - Consumo Álcool - 9,8 Km/l
Ciclo Rodoviário (Estrada) - Consumo Gasolina - 14,1 Km/l

Os dados de consumo de combustível aferidos pelo INMETRO são para as versões do Vw Gol Ecomotion com direção mecânica e desprovido de ar-condicionado, e as aferições foram feitas com base na norma  NBR 7024, porém com ajustes para que os números encontrados sejam próximos dos obtidos pelos consumidores em situações normais..

VW Gol Ecomotion 2011 - comparativo de consumo

Os gráficos abaixo mostram um comparativo de consumo de combustível do Volkswagen Gol Ecomotion 2011 frente a seus principais competidores no ranking de economia de combustível entre carros disponíveis oficialmente no Brasil, sejam eles produzidos aqui ou importados, como o caso do Kia Picanto, que é importado, não dispõe de motor flex (o Novo Kia Picanto 2012, que chega no segundo semestre, terá motor flex), mas mesmo com ar e direção foi mais econômico que o Gol Ecomotion.

Gol Ecomotion 2011 - consumo cidade - alcool
Comparativo de Consumo de Combustível - Carros Populares (motor 1.0L) - Volkswagen Gol Ecomotion 2011 - Ciclo urbano (cidade) - Álcool

No gráfico acima, o detaque foi o Renault Clio Campus, que foi mais econômico que o Gol Ecomotion, porém é mais equipado.
Gol Ecomotion 2011 - consumo cidade - gasolina
Comparativo de Consumo de Combustível - Carros Populares (motor 1.0L) - Volkswagen Gol Ecomotion 2011 - Ciclo urbano (cidade) - Gasolina

Novamente o Gol Ecomotion mostra suas limitações de projeto antigo, e que faz ele ficar atrás de muitos carros nacionais e importados, mais equipados e mais modernos que ele, como o Kia PIcanto, Novo Uno Vivace 1.0, e Palio Fire Economy.
Gol Ecomotion 2011 - consumo estrada - alcool
Comparativo de Consumo de Combustível - Carros Populares (motor 1.0L) - Volkswagen Gol Ecomotion 2011 - Ciclo rodoviário (estrada) - Álcool


Nesta situação de consumo em estrada com álcool parece ser o melhor cenário para o Gol G4 Ecomotion, tendo em vista que ele ficou atrás apenas do Fiat Uno Mille Economy. Mas a diferença à favor do carro da Fiat foi bem grande - quase de 1Km/l (9,8 Km/l do VW contra 10,7 do Fiat Mille Economy).
Gol Ecomotion 2011 - consumo estrada - gasolina


Comparativo de Consumo de Combustível - Carros Populares (motor 1.0L) - Volkswagen Gol Ecomotion 2011 - Ciclo rodoviário (estrada) - Gasolina


O consumo de combustível do Volkswagen Gol Ecomotion 2011 é notadamente melhor que o seu irmão G4, porém o projeto antigo do Gol, o peso maior quando comparado ao Uno Economy o colocam em posição de desvantagem no ranking.

O que chama a atenção do gráfico são os dados relativos ao Kia Picanto, que mesmo equipado com ar-condicionado, direção hidráulica e câmbio automático, logrou médias de consumo superiores aos do Gol. Sim, ele - o Gol Ecomotion - é econômico, mas não é o mais econômico, segundo  INMETRO.

Para informações sobre preços e itens opcionais e de série do Vokswagen Gol Ecomotion G4, assim com para ter acesso ao Configurador da VW para carros novos, acesse o site da VW aqui.

Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem