O VW Gol Power 1.6 2010 Flex é uma opção do mercado de automóveis usados que merece atenção do consumidor, não só porque se trata do carro mais vendido do mercado brasileiro - o que se reflete em uma alta liquidez de revenda e baixa desvalorização, mas também em função de suas qualidades técnicas, e também defeitos, como veremos a seguir.

Vw Gol Power 2010 1.6 Flex

O VW Gol Power 1.6 2010 Flex faz parte da quinta geração do compacto da Volkswagen do Brasil, que representou uma mudança fundamental na plataforma do Gol, quando foi lançada em 2008. Saiu o motor longitudinal e a plataforma antiga e que vinha sendo reformulada desde 1980, para um conjunto moderno, com motor na posição transversal, e baseada na plataforma do VW Polo, conhecida como PQ24.

Vw Gol Power 2010 1.6 Flex - traseira

Um dos parâmetros para se avaliar a qualidade construtiva de um carro é a qualidade do ferramental usado em sua fabricação. Quanto melhor o ferramental, maior qualidade tem a construção, e o encaixe das peças fica mais preciso. A título de ilustração, o Gol G4 (4ª geração) admitia um espaçamento entre as portas e para-lamas de 5 mmm, enquanto no VW Gol Power 1.6 2010 Flex esse valor caiu para 3,5mm.

Vw Gol Power 2010 1.6 Flex - lateral direita

Um valor menor significa maior precisão de montagem e, portanto, maior qualidade construtiva. De fato, o VW Gol Power 1.6 2010 Flex tem um padrão de construção similar ao verificado nos carros médios produzidos pela VW na Alemanha.

Vw Gol Power 2010 1.6 Flex - frente

A frente do VW Gol Power 1.6 2010 Flex é uma peça com design moderno e agressivo, inspirado no desenho do SUV médio da VW Tiguan. A traseira, por sua vez, traz inspiração do primeiro Gol lançado em 1980, influências estas que podem ser verificadas no formato da lanterna traseira, em uma clara referência ao primeiro Gol.

Vw Gol Power 2010 1.6 Flex - perfil lateral

A lateral é cortada por um friso lateral, outro aspecto que parece oriundo do VW Gol de 1980, com seu destacado friso. Esse vinco do VW Gol Power 1.6 2010 Flex apesar de introduzir alguma poluição visual, confere um ar de maior robustez ao carro. Efeito, entretanto, puramente estilístico.

Vw Gol Power 2010 1.6 Flex - frente dianteira

O VW Gol Power 1.6 2010 Flex tem um coeficiente de penetração aerodinâmica de 0,35. Quando menor esse número, melhor o desempenho do carro em termos dinâmicos, pois haverá menor resistência do ar ao deslocamento do carro. Ou seja, um carro com coeficiente aerodinâmico menor tende a gastar menos combustível e apresentar melhor desempenho.

Vw Gol Power 2010 1.6 Flex - frente

Em termos comparativos, o VW Gol de 4ª geração apresentava Cx de 0,4, enquanto Polo tem o indicador de 0,36. O Gol G5, portanto, ganha dos dois, o que é um sinal de modernidade da plataforma. Outro detalhe usado para melhorar esse número foram os revestimentos plásticos colocados no interior do para-lamas, que além de proteger a carroceria de pedriscos, ainda funciona como direcionador do ar.

Vw Gol Power 2010 1.6 Flex - farois

O VW Gol Power 1.6 2010 Flex, como dito acima, faz parte da plataforma PQ24 da VW, que inclui, ainda, o Polo e o Fox. Entretanto, como o Gol é direcionado a um segmento de preço inferior ao do Polo, algumas alterações tiveram que ser feitas para baratear a produção. A mais importante é o abandono da solda a laser, que permite um nível de rigidez torcional da carroceria maior.

Esse é um aspecto importante para quem vai comprar um carro usado, pois um carro projetado com maior rigidez torcional tende a se manter novo por mais tempo, com menos barulhos e peças soltas internamente. Nesse aspecto, apesar de o VW Gol Power 1.6 2010 Flex não ser tão bom quanto o Polo, ele ainda é muito superior à média do mercado. Ou seja, um VW Gol G5 usado é, em média, mais conservado, novo e com menos barulhos internos que um Fiat Palio ou um Ford Fiesta.

Motor - é preciso cuidado com motores VW 1.0 e 1.6 defeituosos

O motor do VW Gol Power 1.6 2010 Flex, como o próprio nome do carro diz, é uma unidade de quatro cilindros e 1.6L posicionada transversalmente. Denominado EA-111, esse motor 1.6 Flex apresenta coxins feitos de alumínio para reduzir a transmissão das vibrações para dentro do carro.

Entretanto, ao comprar um VW Gol Power 1.6 2010 Flex usado o consumidor precisa ficar muito atendo, pois os modelos desse ano sofrem com um problema crônico dos motores VW VHT 1.0 e 1.6. Algumas unidades de produção sairam com peças com tratamento térmico inadequado, o que provocada problemas sérios no motor, inclusive a explosão. A VW convocou um recall e rubstitui todos os motores defeituosos, ocorre que nem todos souberam do recall, ou mesmo levaram seus carros para troca de motor.

Sendo assim, caso o modelo seja 2010 e tenha motor 1.0 ou 1.6, é preciso verificar com cuidado se o carro fez todas as revisões em concessionária, para que seja mantida a garantia, e, em caso de problemas, o motor possa ser trocado pela VW sem custo para o consumidor.

De qualquer forma, estando o motor em boas condições, VW Gol Power 1.6 2010 Flex é um carro gostoso de dirigir, pois tem um comportamento dinâmico excelente, uma suspensão bem acertada, que é firme o suficiente para conferir estabilidade, e ao mesmo tempo macia para dar conforto aos passageiros.

O câmbio do VW Gol Power 1.6 2010 Flex beira a perfeição. A caixa manual MQ200 - a mesma do Polo - tem ótimas relações de marcha, e ainda tem trocas precisas e macias. Trata-se de uma das melhores caixas de transmissão manual do mercado.

Interior - acabamento preciso e de boa qualidade

O acabamento interno do VW Gol Power 1.6 2010 Flex em muitos aspectos lembra o do Polo. Evidentemente não estamos falando de um acabamento de luxo, mas mesmo assim o carro é muito bem construído internamente. Não há revestimentos emborrachados no painel, mas o encaixa das peças é de precisão, e o plástico usado é resistente a riscos e arranhões.

Vw Gol Power 2010 1.6 Flex - interior

O console central do painel do VW Gol Power 1.6 2010 Flex conta com controles giratórios do ar-condicionado, e que ao manuseá-los, transmitem uma agradável sensação de qualidade, pois são evidentes os pontos de seleção de velocidade e temperatura.

Vw Gol Power 2010 1.6 Flex - interior painel

A posição de dirigir do VW Gol Power 1.6 2010 Flex é bastante confortável, com pedais alinhados em relação ao eixo longitudinal do corpo do motorista (algo que não acontecia no Gol G4). Só esse detalhe torna a condução do Gol G5 muito mais prazerosa que o G4.

Vw Gol Power 2010 1.6 Flex - bancos

Além disso, o painel de instrumentos do VW Gol Power 1.6 2010 Flex traz velocímetro, conta-giros e os demais instrumentos em grafismo sóbrio e elegante, com excelente visualização. Os marcadores de temperatura do motor e o marcador de combustível tem excelente visualização.

Vw Gol Power 2010 1.6 Flex - painel de instrumentos

No centro do painel observa-se a tela do computador de bordo I-System, que tem diversas funcionalidades, como configuração dos vidros elétricos para baixar ou não os dois dedos para facilitar o travamento de portas, alertas para troca de óleo e revisões, além de consumo médio e instantâneo, velocidade média, entre outras funções.

Vw Gol Power 2010 1.6 Flex - controle do ar-condicionado

Entre os equipamentos presentes no VW Gol Power 1.6 2010 Flex temos o rádio com entrada USB ou conectividade para o Apple iPod, além de leitor de pen-drive ou de cartões SD e conectividade Bluetooth para permitir atender o telefone celular através do rádio.

Vw Gol Power 2010 1.6 Flex - revistimento interno

Desempenho

O VW Gol Power 1.6 2010 Flex usado mostra um excelente desempenho, decorrente de sua motor transversal VHT 1.6 Flex, com elevado torque, o que se reflete em respostas rápidas ao acelerador, tanto em aceleração quanto em retomadas de velocidade.

Vw Gol Power 2010 1.6 Flex - Teste Quatro-Rodas

Para esse bom desempenho contribui o câmbio de marchas bem escalonadas e de trocas macias e precisas, complementado pelas suspensões garantem boa estabilidade ao sedã, que além de deixá-lo com ótima estabilidade em curvas, ainda filtra as imperfeições do solo.

Desempenho e Consumo / GASOLINA (Dados da fábrica)

  • Velocidade máxima 190 km/h
  • Aceleração de 0 a 100 km/h 10,7 segundos
  • Consumo urbano 11,2 km/l
  • Consumo rodoviário 16,8 km/l

Desempenho e Consumo / ÁLCOOL (Dados da fábrica)

  • Velocidade máxima 192 km/h
  • Aceleração de 0 a 100 km/h 10,4 segundos
  • Consumo urbano 8,5 km/l
  • Consumo rodoviário 13,2 km/l

A direção hidráulica do VW Gol Power 1.6 2010 Flex usado apresenta um ótimo diâmetro de giro, excelente calibragem, o que se reflete em conforto e leveza em trânsito urbano, e precisão e segurança em na estrada.

Equipamentos

O VW Gol Power 1.6 2010 Flex vem equipado com pára-choques pintados na cor da carroceria, vidros verdes, pára-sóis com espelho, banco do motorista com ajuste de altura, controle interno dos retrovisores externos, imobilizador eletrônico de motor, desembaçador do vidro traseiro, abertura interna do porta-malas, porta-malas iluminado, chaves em estilo canivete, frisos decorativos e maçanetas na cor do carro.

Vw Gol Power 2010 1.6 Flex - farois translúcidos de dupla parábola

Além disso, este VW Gol Power 1.6 2010 Flex dispõe de aquecimento, banco traseiro bipartido, travamento elétrico das portas, vidros dianteiros/traseiros elétricos, ar-condicionado, retrovisores externos com comandos elétricos, direção hidráulica, alarme Keyless, abertura remota do porta-malas, coluna de direção regulável em altura e distância e brake-light.

Conclusão

O VW Gol Power 1.6 2010 Flex é uma ótima opção do mercado de automóveis semi-novos, com uma construção sólida e um interior bem acabado. Com estilo contemporâneo e elevada liquidez de mercado, o carro tem elevada qualidade construtiva, confortável, otimo desempenho, silencioso, confiável e baixo índice de desvalorização.

O consumidor, entretanto, precisa ficar atento ao calcanhar de aquiles do VW Gol Power 1.6 2010 Flex que é o motor, pois muitas unidades vendidas em 2010 vieram com problemas crônicos e que podem gerar problemas sérios e custos elevados ao consumidor, caso o carro não tenha tido o motor substiutído e as revisões não tenham sido feitas.





Ficha Técnica - VW Gol Power 1.6 2010 Flex


Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h10,1s (G) - 9,8s (A)
Velocidade máxima190km/h (G) / 192km/h (A)
Dimensões Principais
Distância entre eixos2.465 mm
Altura1.464 mm
Largura1.656 mm
Comprimento3.899 mm
Compartimento de carga/bagagens285 l (módulos VDA)
Direção
Tipo de direçãoHidráulica
Freios
TraseirosTambor
DianteirosDisco ventilado
Motor
Cilindrada1.598 cm³
Torque líquido máximo15,4kgfm (G) / 15,6kgfm (A) - 2.500rpm
Potência líquida máxima101cv (G) / 104cv (A) - 5.250rpm
Número de Passageiros
Número Máximo de Passageiros5
Pesos
Em ordem de marcha993 kg
Carga útil máxima440 kg
Rodas
Aros6j x 15
Pneus195/55 R15
Reservatório de Combustível
Capacidade55 litros
Transmissão
CâmbioManual de 5 velocidades

21 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. em aparencia ele é mais bonito que o meu 1.6 AP power g4 flex anda mais que essa linha do g5 anda,pois ja deixei muitos desses pra traz,pois esses mtores de São Carlos é uma porcaria,ja trabalhei em concessionaria e até hoje ainda a VW tra milhoes desses motores...só queria saber porque a VW tirou o AP 1.6,1.8 e 2.0 de linha,até hoje sao os melhoresmotores ja fabricado...se essa nva linha tivesse os motores AP com certeza a VW iria vender mais qua a Fiat.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renan, o AP é bom sim, mas não atinge o mínimo de emissão de poluentes e consumo necessário para poder ser vendido à partir de determinada data que não me lembro.

      Excluir
  2. em aparencia ele é mais bonito que o meu 1.6 AP power g4 flex anda mais que essa linha do g5 anda,pois ja deixei muitos desses pra traz,pois esses mtores de São Carlos é uma porcaria,ja trabalhei em concessionaria e até hoje ainda a VW tra milhoes desses motores...só queria saber porque a VW tirou o AP 1.6,1.8 e 2.0 de linha,até hoje sao os melhoresmotores ja fabricado...se essa nva linha tivesse os motores AP com certeza a VW iria vender mais qua a Fiat.

    ResponderExcluir
  3. Renan, seu comentário beira o ridículo, pois o motor dos G5 é muito melhor, basta atentar para o problema mencionado, mas em qualidade o G5 dá de 10 a 0 no seu G4, que aliás é um dos gols mais feios e mal acabados já fabricados.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!!!

    Estou comprando um Gol Power 1.6 2010 Flex, como posso saber ser esse carro foi trocado o motor e que não vai me da problema.

    O que devo Fazer?

    Desde já agradeço pela ajuda.

    Luis Campos

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, sou proprietário de um Gol Power 2009/2010 e gostaria de fazer as seguintes observações, visando melhorar a qualidade das informações divulgadas neste blog.
    Conforme informado na imprensa, o coeficiente aerodinâmico do Gol é cx=0,34;
    Segundo a VW, o fato do Gol G5 não ser produzido utilizando-se soldas a laser não indica uma rigidez torcional menor do que a do Polo ou do Fox.
    A segunda foto do interior (de cima para baixo) refere-se ao Gol Power modelo 2011;
    No Gol Power 2010, o I-System não configura sistema de alívio de pressão dos vidros (baixa dois dedos), pois esse veículo não possui esse recurso;
    A foto do farol na seção Equipamentos refere-se ao Voyage Comfortline, que não possui máscara negra ao contrário do Gol Power 2010, que é de série.
    Abraço.



    ResponderExcluir
  6. Quero saber qual lampada do farol de milha vem de fabrica? Amarela branca ou xênon?

    ResponderExcluir
  7. Este mesmo GOL Power, 2011, automático. É muito gastador na cidade?

    ResponderExcluir
  8. Senhores, o Gol Power 1.6 2011 automático é muito gastador na cidade?

    ResponderExcluir
  9. Tenho um G5 Power1.6 2011 carro excelente muita atencioso nas acelerações, e faz 13 km/litro na cidade e 16 na estrada com ar ligado toppppppp

    ResponderExcluir
  10. Tenho um G5 Power1.6 2011 carro excelente muita atencioso nas acelerações, e faz 13 km/litro na cidade e 16 na estrada com ar ligado toppppppp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao sei pq o meu ta fazendo uma media de 8 na cidade e 10 na br pq sera me da uma dica ai

      Excluir
  11. Bom dia
    Tenho um G5 tredent , o caso do motor do G5 power serve tbm pro meu gol G5 tredent?

    ResponderExcluir
  12. Tenho um G4 era muito beberão 5 na cidade na g.10.8 na BR fiz a limpeza na t.b.i e no sensor map coloquei velas recomendadas pela vw ficou ótimo cheguei a 9.6 cidade 14.9 asfalto

    ResponderExcluir
  13. Tenho um gol G5 Power 2009/2010
    Como saber se o motor tem esse problema? Pegue a pouco tempo
    Está com 107 mil km
    Fui viajar e gostei
    Motores silencioso
    Econômico pra caramba

    ResponderExcluir
  14. Adquirir um g5 2010 1.6 como faço para descobrir se este problema no motor foi substituído?

    ResponderExcluir
  15. Potente ele é só falta descobrir este problema

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem