A Chevrolet Montana 2008 1.4 Flex Conquest, apesar de já ter sido substituída em 2010 pela Nova Montana 2011 baseada na plataforma do Agile (e não na do Corsa como este modelo 2008), dispõe de um desenho interessante e que se destaca frente às suas concorrentes em preço, como Fiat Strada, Volkswagen Saveiro e Ford Currier.
A versão Conquest, porém, vem equipada com calotas (no lugar das rodas de liga leve reservadas à versão Sport), molduras nos pára-lamas e pára-choques escuros, que podem não se destacar pela beleza, mas são bastante práticos em pequenas raspadas em garagens, que não deixam marcas tão visíveis quando nos para-choques pintados.
O interior da Chevrolet Montana 2008 1.4 Flex Conquest é bem acabado e silencioso, com um painel que, apesar de não ser o mais bonito e sofisticado entre os concorrentes, mostra uma preocupação com a ergonomia e oferece acessebilidade adequada aos principais comandos. O conceito de cabine estendida “Max Cab” da carroceria permite oferece conforto aos ocupantes e espaço para comodação de bagagens de mãos na parte posterior dos bancos.
Outro aspecto interessante da Chevrolet Montana 2008 1.4 Flex Conquest usada é que por não ser um carro tão visado, apresenta o menor preço de seguro entre suas concorrentes, além de baixa desvalorização no mercado de usados - fruto de sua elevada liquidez.
A capacidade de carga é o grande diferencial da Chevrolet Montana 2008 1.4 Flex Conquest, pois mesmo esta versão com motor 1.4L Econo.Flex é capaz de transportar até 730kg, distribuídos em um volume de até 1.143 litros, o que é bastante interessante, tendo em vista que a maioria consumidores de pick-up´s leves não usar o carro para transporte de carga, mas sempre exige um bom volume, ponto que a Montana se destaca.
Motor
A Chevrolet Montana 2008 1.4 Flex Conquest vem equipada com um propulsor Chevrolet quatro cilindros de 1.4L Econo.Flex com potência máxima de 105 cavalos @ 6.000 RPM, quando abastecido com álcool, e torque máximo de 13,4 kgfm a 2.800 rpm - valores respeitáveis para a sua cilindrada. Esse motor, aliás, foi o responsável por multiplicar por três as vendas da Montana em 2008, em função do preço mais baixo que a Chevrolet pode aplicar ao carro. É importante ressaltar que apesar dos valores bons para sua cilindrada, em retomadas o motor pequeno deixa a desejar, exigindo cuidado do motorista nesse tipo de manobra.
O comportamento dinâmico da Montana Conquest 1.4 Flex 2008 usada tem um apelo ligeiramente esportivo, com uma direção direta e precisa e câmbio com engates justos - que alguns diriam "duros". O volante elevado torna a posição de dirigir agradável, sobretudo pela performance em curvas, decorrente da suspensão bem acertada - independente do tipo McPherson na frente e eixo de torção com molas helicoidais na traseira.
Desempenho
A Chevrolet Montana 2008 1.4 Flex Conquest acelera de 0 a 100Km/h em 12,3 segundos para atingir uma velocidade máxima de 175 km/h - valores informados pela fábrica quando abastecida com álcool.
Consumo de combustível
Ciclo urbano (cidade): 12 km/ l de gasolina e 8,5 km/l de álcool
Ciclo rodoviário (estrada): 16 km/l de gasolina e 11 km/l de álcool
Em termos de equipamentos de série a Chevrolet Montana 2008 1.4 Flex Conquest é bastante limitada, oferecendo comando interno dos retrovisores externos, trava na tampa da caçamba, tampa traseira com chave, sistema de advertência para faróis ligados, imobilizador e pedais desarmáveis e conta-giros no painel.
Entre os itens opcionais (presentes neste modelo avaliado) temos direção hidráulica, ar-condicionado, preparação para som, janela traseira corrediça e vidros, travas e retrovisores elétricos. A Chevrolet Montana 2008 1.4 Flex Conquest completa apresenta uma gama de equipamentos de conforto interessante.
Entre os problemas crônicos da Chevrolet Montana 2008 1.4 Flex Conquest, não há nada muito grave, mas o ruído interno é um pouco excessivo, sobretudo em função de estalos oriundos do revestimento do teto, bem perto do ouvido do motorista - incoveniente relatado por vários proprietários do carro.
Aspectos a serem observados na compra de usados
Como todo carro usado, a Chevrolet Montana 2008 1.4 Flex Conquest exige cuidados do consumidor. No caso de pick-up´s leves, é importante observar se o carro foi usado para trabalhos pesados, que podem comprometer o conjunto de suspensão, freios e embreagem.
Além disso, modelos 2008 devem apresentar uma quilometragem rodada não superior a 36.000Km (média de 12.000Km / ano). Além disso, o consumidor deve dar preferência para adquirir um usado de revendedores estabelecidos, pois assim contará com garantia legal de motor e cãmbio, período no qual pode-se avaliar o carro com calma.
Conclusão
A Chevrolet Montana 2008 1.4 Flex Conquest é uma das melhores opções no segmento de picl-up´s leves usadas e seminovas. Com preço na faixa de R$ 27.000 (janeiro de 2011) para o modelo completo (ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico) e o desempenho melhor que suas concorrentes, ela acaba por se configurar em uma solução de elevado custo x benefício para o consumidor.
Ficha Técnica Chevrolet Montana 2008 1.4 Flex Conquest
Motor
- Posição dianteiro, transversal
- Cilindros 4 em linha
- Cilindrada 1389 cm3
- Diâmetro x curso 77,6 x 73,4 mm
- Comando fixo, SOHC 8V
- Taxa de compressão 12,4:1
- GASOLINA Potência 99 cv a 6000 rpm Torque 13,2 kgfm a 2800 rpm
- ÁLCOOL Potência 105 cv a 6000 rpm Torque 13,4 kgfm a 2800 rpm
Transmissão
- Tipo manual de 5 marchas
- 1ª 3,73
- 2ª 1,96
- 3ª 1,32
- 4ª 0,95
- 5ª 0,76
- Ré 3,31
- Diferencial 4,19
DIREÇÃO
- Diâmetro de giro 10,75 m
- Número de voltas 4
EIXO DIANTEIRO
- Suspensão independente, McPherson
- Freios disco ventilado
- Diâmetro e Espessura 260 x 24 mm
- Rodas Aro 14 polegadas
- Pneus n/d 175/70 R14
EIXO TRASEIRO
- Suspensão semi-independente, eixo de torção
- Freios tambor
- Diâmetro e Espessura 230 x 40 mm
- Rodas Aro 14 polegadas
- Pneus n/d 175/70 R14
Capacidades
- Peso em ordem de marcha 1078 kg
- Carga útil 722 kg
- Tanque de combustível 56 litros
- Caçamba 1143 litros
Dimensões
EXTERNAS
- Comprimento 4,422 m
- Largura 1,646 m
- Altura 1,418 m
- Entre eixos 2,714 m
- Bitola dianteira 1,417 m
- Bitola traseira 1,44 m
- Altura do solo 0,153 m
Muito linda... amei!
ResponderExcluirDo jeito que eu quero
tenho uma e não tenho do que reclamar.
ResponderExcluirEm Maio de 2010 comprei minha Montana 1.4 flex para "substituir" minha Ranger CS 2007, precisava de um utilitário bom para a cidade e mais econômico também, não senti diferença na capacidade da caçamba e nem tampouco no desempenho, o fato de ser flex ajudou muito na economia de combustível, já que viajava quase todo dia. A única coisa chata era a visibilidade traseira nas manobras, mas que resolvi instalando um sensor de ré. Carro de qualidade.
ResponderExcluirO consumo é muito alto
ResponderExcluirA minha faz 16 km com gasolina, por litro
ExcluirAndando na estrada a 80/90 ph
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.