Não é de hoje que a Peugeot deseja uma parte dos lucros do segmento de sedans médios brasileiros, e a sua última cartada para tentar se colocar de forma significativa nesse mercado é o Novo Peugeot 408 Sedan, lançado hoje, com preço incial de R$ 59.500 reais para a versão Allure com câmbio mecânico.
O carro sucede o 307 sedan no mercado brasileiro, modelo que não teve uma acolhida que se pode chamar de "calorosa" pelos consumidores, pois sempre foi considerado feio - sobretudo a traseira, obrigando a marca francesa a trabalhar com preços agressivos, tentando seduzir o consumidor com o "custo x benefício"
O novo 408 sedan tenta inverter essa equação, mas a disputa vai ser pesada: nos próximos meses teremos no Brasil, além dos tradicionais Corolla e Civic, Novo Hyundai Elantra 2011, Novo VW Jetta, Novo Chevrolet Cruze - todos eles com projetos mais modernos e linhas mais atualizadas que este Peugeot 408 lançado hoje.
Não resta dúvida que o Novo Peugeot 408 2012 é um avanço em relação ao seu predecessor, mas ao que parece o carro está chegando atrasado. Seria um sério concorrente para Corolla e Civic se tivesse sido lançado há dois anos atrás. Hoje, os consumidores estão à espera de modelos realmente atualizados, como Elantra e Cruze.
Sim, o 408 tem um acabamento de categoria superior. Segundo a Peugeot, tem boa dirigibilidade. O pacote de equipamentos é expressivo, a garantia é de três anos, mas o preço não é tão competitivo assim: R$ 59.500 para o 408 Allure sem câmbio automático? Esse preço deve baixar bastante quando o Elantra chegar ao mercado. Até a Peugeot não tem grandes expectativas para ele, tendo em vista que a estimativa de vendas entre 1.200 e 1.500 unidades / mês não é exatamente o que se pode chamar de best-seller. O Corolla já vende 3 vezes mais do que isso, e o Civic, pelo menos o dobro.
O Novo Peugeot 408 2012 é produzido na Argentina, que, todos sabemos atravessa sua eterna crise econômica, e o dinheiro deles vale a metade do nosso. Isso significa que o custo de produção do carro na Argentina deve ser bastante competitivo o que permitiria à Peugeot trabalhar com preços mais agressivos para o 408.
R$ 64.500 para um Allure automático? Que vem com o básico: direção hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, freios a disco nas quatro rodas com ABS, piloto automático (apenas na versão automática), som com conexão Bluetooth. Sim, esse preço terá que baixar e não vai demorar muito.
O 408 Feline também parece bastante sobre-precificado (caro). Ao preço de R$ 74.900 reais ele não traz nenhuma inovação importante. Sim, tem câmbio automático, bancos em couro e um motor 2.0 16 Flex com 151 cavalos quando abastecido com álcool, e 143 cavalos na gasolina. Em relação ao Allure, as pincipais diferenças são: mais dois air-bags traseiros, ESP (controle de estabilidade), teto-solar, rodas de 17", ar-condicionado dual-zone, alguns cromados a mais fora, e alguns apliques em alumínio dentro, para justificar o termo Feline, que se pretende esportivo.
Esportivo, mas com o mesmo motor que equipará inicialmente o caríssimo 408 Griffe, mas que no segundo semestre receberá um motor turbo 1.6 16V com 165 cavalos. Os diferenciais do Griffe: faróis bi-xenon direcionais, sistema de navegação com tela no painel central, sensor de estacionamento dianteiro e banco do motorista com ajuste elétrico. Nada de revolucionário, como podemos ver.
O Novo Peugeot 408 Griffe receberá o motor turbo na mesma época que é esperada a chegada de uma versão mais barata, equipada com um motor 1.6 aspirado flex, acompanhado, provavelmente de rodas com super-calotas e muitos equipamentos a menos para tentar vender mais com um preço menor - na faixa dos R$ 50.000 reais.
O Novo Peugeot 408 2012 tem linhas agradáveis, mas não inovadoras. A traseira mostra uma lanterna estreita, e o conjunto ficou interessante. O espaço interno é bom, graças às dimensões generosas do carro - 4,69 metros de comprimento e 2,71 m de entre-eixos (1 centímetro a mais que o Civic). O porta-malas não decepciona: 526 litros.
Conclusão
O Novo Peugeot 408 tem linhas agradáveis e um belo pacote de equipamentos. O preço, porém, está no nível dos seus concorrentes. Corolla e Civic transitam nessas faixas de preços há anos e oferecem basicamente os mesmos equipamentos. Pode-se dizer que o Novo 408 é um ótimo concorrente para os dois tradicionais sedans nipônicos do nosso mercado, mas certamente não será para o Novo Elantra, como também não será para o Chevrolet Cruze.
Volante muito fraco!!
ResponderExcluirLindo carro.....será vem com couro nos bancos e sensor de ré?
ResponderExcluirPor ele ser fabricado na Argentina é considerado ''carro importado"'?
ResponderExcluirque pergunta idiota. nao a argentina fica dentro do brasil daaaaaaaaaaaaaaaaaaaar
Excluirkkkkkkkkkkkkkkk Argentina é um estado Brasileiro Situado na PQP
ExcluirNão. Assim o Peugeot 408, até a versão Allure, pode ser comprado com isenção total de impostos IPI e ICMS, pois ele é fabricado na Argentina, e, portanto, não é considerado importado.
ResponderExcluirQuanto aos opcionais do 408 Allure são os seguintes:
Air bags frontais (motorista e passageiro)
Apoios de braço individuais nos bancos dianteiros
Ar-condicionado
Banco do motorista com regulagem de altura manual
Bluetooth "viva-voz para celular, acoplado ao som" e streaming
Coluna de direção com regulagem de altura e profundidade
Comando de rádio na coluna de direção
Computador de bordo
Direção eletro-hidráulica
Entrada USB para som
Faróis de neblina dianteiros
Freios ABS + AFU (auxílio a frenagem de urgência) + REF (repartidor eletrônico de frenagem)
Piloto automático e Regulador de velocidade
Rádio CD MP3 Player
Rodas de liga leve 16''
Vidros elétricos dianteiros e traseiros, seqüenciais e com sistema antiesmagamento
Volante revestido em couro
Os bancos de couro e o sensor de estacionamento apenas na versão Feline Automática, que tem preço de R$ 74, saindo, portando, da faixa de isenção total.
ResponderExcluirCom todo respeito ao jornalista da materia, mas acho que ele deveria conhecer o preço e os equipamentos dos concorrentes do 408, antes de fazer criticas ao carro. Corolla altis R$ 86.000.00, cruze ltz R$ 80.900,00, new civic R 87.000,00. Elantra 82.000.00. E ainda vou mais fundo Corolla nao tem gps, nao tem teto solar eletrico, nao tem sensor de estacionamento dianteiro. O cruze Ltz, nao tem banco eletrico, nao tem sensor de estaciomento na frente, nao tem teto solar. Civic e Corolla, nao vem com air bag de curtina. A versao inermediaria do civic, so vem com ar bag frontal.
ResponderExcluirConcordo plenamente com o anônimo que disse que vc provavelmente não conhece os concorrentes do 408 em termos de preço, pois saõ muito mais caros com os mesmos acessórios.O 408 é muito lindo e bem acabado e muito mais bonito pessoalmente que em fotos...
ResponderExcluirBom dia, Comprei um 408 fazem 2 semanas, o carro é sensacional... acabamento perfeito... muito forte com motor 2.0 16V 0 -> 100 km/h em 9 segundos... establidade e muito conforto.
ResponderExcluirVale muito a compra.
Abs.
Comprei um está semana e vou falar para vocês nem se compara aos concorrentes em todos os aspectos, assim sendo quem estiver pensando em comprar um vai na fé que o carro é fantastico.
ResponderExcluirAbs.....
o carro é sensacional, só não entendo pq. "dispencou" de preço. Tenho um e, estou muito satisfeito.
ResponderExcluirQue bom que caiu o preço, pois vou buscar o meu amanhã, estou babando só de pensar que aquele carrão vai esta na minha garagem... parabéns para nós que temos um 408.
ResponderExcluirEstou vendendo o meu, Griffe Cor Prata com 45.000Km, impecável, nunca teve retoques na pintura, sem mossas e todas as revisões feitas na peugeot no prazo.Preço R$ 60.000,00
ResponderExcluirJá faz 20 dias que comprei o 408 feline automático, é um carro fantástico, fico pensando no pacote de opcionais por um preço destes, custo benefício é impressionante, ainda bem que nem todos perceberam o 408, só assim ficou mais barato e pude comprar. No ítens segurança e conforto dá um show de bola é um explendor de carro, só faltam 20 dias para recebê-lo, já estou pensando no dia que entrar na minha garagem!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirPor que o anônimo quer vender seu 408 Griffe? problemas com o carro, ou pensa em investir com o dinheiro ou é mesmo quebradeira? seja sincero diga a verdade.
ResponderExcluirProvavelmente por já estar chegando perto dos 60mil km...
Excluirtenho um corolla 2013, mas o 408 tbm é um carrão! parabéns aos que optaram por este veículo! um amigo meu tem um, ano 2012. Excelente carro!
ResponderExcluirComprei um em Junho... O carro é FANTÁSTICO... O cambio apesar de 4 marchas não me deixa na mão... Não sei quem foi o pé de moça que diz que o AT faz 0-100 em 11,9... Fiz vários testes na estrada e sempre fico na casa dos 10-10,5...
ResponderExcluirEnfim... o carro é mto bom e paguei um preço que não compraria nem um Corolla pelado (para um sedã)... E o carro tem todos os opcionais na versãpo Allure... (ex.: piloto auto... ar digital e etc)
Valeu mto a pena...
TENHO UM 408 , É UM CARRÃO ! RECOMENDO SEM CONTAR QUE SEMPRE ADOREI A MARCA, TBM TENHO UM 307 MUITO TOP
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.